Fusões e Aquisições movimentam mercado de seguros (Destaque)
Adam Patterson (Economista e sócio da Redirection International) - Divulgação
Nos últimos dois anos foram registradas pelo menos 44 transações de M&A envolvendo seguradoras e corretoras de seguro no país, segundo levantamento da Redirection International
O mercado brasileiro de seguros tem experimentado um aumento significativo nas atividades de fusões e aquisições (M&A) nos últimos anos, impulsionado principalmente pelo crescimento robusto do setor. Entre janeiro de 2023 e novembro de 2024 foram registradas pelo menos 44 transações de M&A no país, segundo levantamento da Redirection International, especializada em assessoria de fusões e aquisições. Os dados levam em consideração as operações anunciadas ao mercado e que envolveram players estratégicos e financeiros, nacionais e internacionais, com produtos tradicionais e soluções digitais para o setor.
Segundo o levantamento, os principais fatores que estimulam o ambiente de negócios no segmento são o avanço tecnológico, as mudanças regulatórias e um ambiente econômico dinâmico. “Nos últimos anos, o setor de seguros no Brasil tem registrado uma busca constante por crescimento sustentável, inovação e consolidação, com destaque para a integração vertical e a formação de parcerias estratégicas. A atividade de fusões e aquisições, aliada ao aumento da demanda por soluções de seguros especializadas, continuará a ser um motor importante para a transformação do setor”, destaca o economista Adam Patterson, sócio da Redirection International e um dos responsáveis pelo estudo.
Ele lembra que a demanda crescente nos segmentos de seguros de saúde, de vida e patrimoniais, além do aumento dos investimentos em soluções tecnológicas, tem alavancado o mercado de seguros no Brasil, que fechou o primeiro semestre de 2024 com crescimento de 15,3% e arrecadação em torno de R$ 209 bilhões, segundo informações da Superintendência de Seguros Privados (Susep). Além disso, uma proporção significativa da população brasileira ainda não tem produtos de seguro, com somente 17% da população possuindo seguro residencial, por exemplo, segundo a Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg).
Quanto à atividade de M&A, o levantamento da Redirection International aponta que os players do setor estão cada vez mais focados em estratégias de consolidação, com grandes corretoras e seguradoras buscando negócios para construir plataformas de serviços mais abrangentes e ampliar sua cobertura geográfica.
Entre as transações de M&A recentes registradas no país está a aquisição, anunciada no início de dezembro, da APR Seguros pela MDS Brasil que, em maio, já havia adquirido a D’Or Consultoria, corretora de seguros da Rede D’Or. “Globalmente, perto de dois terços dos executivos de seguradoras têm apetite por fusões e aquisições de acordo com dados da KPMG. Neste sentido, o mercado também observa um aumento de operações envolvendo players internacionais no mercado brasileiro”, afirma Adam Patterson.
Outro fator que impulsiona as atividades de M&A no setor, segundo o levantamento, é digitalização e a busca por soluções mais eficientes e personalizadas. “O surgimento das insurtechs - startups voltadas ao mercado de seguros - mudaram a forma como as seguradoras interagem com os clientes, levando as empresas tradicionais a buscarem soluções inovadoras por meio de aquisições. Ao mesmo tempo, as mudanças regulatórias focadas em aumentar a concorrência têm sido fundamentais, permitindo que empresas menores surjam e criando oportunidades de consolidação e escala”, ressalta Adam Patterson. “As fusões e aquisições, especialmente com foco na diversificação de portfólio, expansão em novos segmentos, venda de ativos não ‘core’ – como por exemplo da Dasa e Caixa Econômica - devem seguir em alta em 2025, à medida que o setor realiza a integração de transações passadas, avalia o cenário para novos movimentos e se prepara para enfrentar novos desafios e aproveitar as oportunidades no mercado”, complementa.
Sobre a Redirection International
A Redirection é especializada em assessoria de Fusões & Aquisições para empresas locais e internacionais, em transações de middle market. Possui uma grande experiência em transações cross-border, com equipe atuante diretamente no Brasil, América Latina, Estados Unidos e Reino Unido. É membro da ACG e, também, desenvolve uma rede de parceiros selecionados em todos os principais setores de negócios e regiões do mundo.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário