Marketing local, reputação digital e automação impulsionarão crescimento de empresas em 2025
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Estratégias de branding, inteligência artificial e gestão de avaliações se consolidam como pilares para atrair clientes e maximizar resultados no próximo ano
Em um cenário onde a transformação digital redefine as estratégias de negócios, o marketing local, a gestão de reputação online e inovações em branding emergem como pilares fundamentais para 2025, tendo em vista que 94% das empresas reconhecem a importância do marketing digital para seu crescimento, segundo a pesquisa Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil, de 2023.
Com a digitalização acelerada do consumidor, a necessidade de estratégias eficazes nunca foi tão urgente. De acordo com a pesquisa, 50,9% das empresas destinam de 1% a 2% do faturamento ao marketing digital, enquanto 17,5% investem de 3% a 4%. Dados da Gartner reforçam esse ponto, mostrando que o investimento em marketing cresceu de 6,4% em 2021 para 9,5% em 2022.
Marketing Local no foco de conversões
A conectividade e a busca por conveniência tornaram as estratégias de marketing local indispensáveis. De acordo com Santiago Edo, cofundador e CEO da Harmo, empresa de tecnologia líder em gestão de Google Perfil de Empresas no Brasil, os consumidores continuarão priorizando as empresas mais bem avaliadas pelos seus clientes durante a jornada de compra. Este comportamento, somado ao crescimento das buscas por negócios locais, destaca a importância de gerenciar corretamente os perfis das suas lojas no Google Perfil de Empresas, ferramenta criada pelo Google para ajudar as empresas a atraírem mais clientes.
Para se destacar nos resultados de buscas locais e atrair mais clientes, as empresas precisam priorizar a gestão da reputação online das suas lojas antes de investir em mídia paga. “A loja que ganha o clique do ‘pedido de rota’ não é a que aparece no topo, patrocinada, é a que possui a melhor reputação, ou seja, aquela que tem nota alta, muita quantidade de avaliações e todas respondidas de forma personalizada. Uma vez que a loja conquiste uma alta reputação, daí sim, investir em mídia paga passa a fazer muito sentido. Mídia é visibilidade. Reputação é conversão”, afirma Santiago.
Além disso, a análise das avaliações com suporte da inteligência artificial possibilita identificar padrões e áreas críticas de melhoria, ajudando empresas a ajustar suas operações e elevar a satisfação do cliente.
“Para competir em um mercado cada vez mais digital, a recomendação é focar em três estratégias principais: priorizar a gestão de reputação online no Google, incorporar IA para analisar os feedbacks em grande escala e usar o Google Perfil de Empresas corretamente, como ferramenta de atração e aquisição de clientes e não como um canal de relacionamento”, explica o CEO da Harmo. “Com essas ações, as empresas vão melhorar aquilo que mais importa para elas: aumentar as vendas e diminuir o custo de aquisição de novos clientes.”
Crescente demanda nas áreas de social media, audiovisual e branding
De acordo com Fabio Duran, CEO da 8D Hubify, esse contexto destaca a crescente demanda por áreas como social media, produção audiovisual e branding, especialmente na gestão de perfis de C-level, as pessoas muitas vezes preferem seguir o CEO ou CMO da empresa do que a página da própria empresa. “Além disso, o uso de canais conversacionais, como o WhatsApp, se destaca como uma estratégia eficaz para geração de leads e atendimento ao cliente, refletindo o aumento da presença de usuários nessa plataforma”, ressalta Duran.
Projeções para o setor indicam que, após um ano desafiador em 2024, espera-se um crescimento robusto em 2025, com estimativas superiores a 25% para empresas focadas em grandes contas. “Novas oportunidades de negócio estão surgindo, especialmente na estruturação e análise de dados, uma vez que as empresas buscam cada vez mais eficiência nas operações. Outro aspecto em destaque é a aplicação de inteligência artificial em marketing e vendas, com um movimento crescente em direção à implementação prática dessas tecnologias”, explica o CEO da 8D Hubify.
Em relação à otimização do Retorno sobre Investimento (ROI), Fabio Duran sugere que as empresas considerem a ampliação de sua participação de mercado como uma estratégia central. “É preciso ter uma expertise para auxiliar as organizações na formulação e implementação de táticas que fortalecem sua posição no mercado”, destaca.
Compreender o conceito de Market Share é crucial para as empresas que buscam otimizar suas estratégias de marketing. De acordo com Duran, essa métrica reflete a participação de vendas de uma empresa em relação ao total do mercado. Estudos indicam que um aumento de 10 pontos percentuais no Market Share pode resultar em um incremento de aproximadamente 5 pontos no ROI.
“É preciso que as empresas estejam atentas às transformações no marketing digital, reconhecendo que a eficiência e a inovação são fundamentais para o sucesso. É preciso ter em mente que, o futuro do marketing requer não apenas um aumento nos investimentos, mas uma abordagem mais estratégica e inteligente na alocação de recursos. Na 8D Hubify, estamos dedicados a explorar novas oportunidades, como a estruturação de dados e a aplicação de inteligência artificial, para ajudar nossos clientes a se destacarem em um mercado cada vez mais competitivo”, afirma Fabio Duran.
No trade marketing, automação e uso de IA
Com o volume crescente de dados disponíveis no trade marketing, a automação e o uso de inteligência artificial estão se tornando indispensáveis para otimizar operações e aumentar a eficiência. A automação permite que processos repetitivos e manuais sejam realizados com maior precisão e em menor tempo, liberando as equipes para focarem em atividades estratégicas. Já a IA oferece a capacidade de analisar grandes volumes de dados e gerar insights que guiam as tomadas de decisão com base em dados concretos.
Paulo H. Mueller, da Involves, empresa de tecnologia especializada em trade marketing, aponta algumas tendências de automação e uso de inteligência artificial que devem se popularizar ainda mais ao longo do próximo ano:
- Reconhecimento por imagem: uma aplicação crescente da IA é o reconhecimento por imagem, utilizado para monitorar a disposição dos produtos nas prateleiras, verificar a conformidade com os planogramas e identificar falhas de execução. Isso elimina a necessidade de auditorias manuais e fornece dados em tempo real sobre o PDV.
- Automação da reposição de estoques: o uso de IA para prever demandas e automatizar a reposição de estoques com base em padrões de venda e consumo é uma tendência em expansão. Isso garante que os produtos estejam sempre disponíveis no ponto de venda e evita rupturas que prejudicam a experiência de compra.
- Análise preditiva: a análise preditiva pode, por exemplo, identificar padrões de compras regionais e sazonais, permitindo às marcas ajustar suas promoções e campanhas com mais precisão.
- Automatização de auditorias de campo: ferramentas que utilizam IA para realizar auditorias de campo automatizadas garantem que as empresas mantenham um alto nível de compliance com as estratégias de planograma, preços e promoção, sem a necessidade de deslocamento constante de equipes.
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