4 especialistas dão dicas para atrair e reter talentos em 2025
Estratégias focadas na identificação, contratação e manutenção de profissionais qualificados podem ser o caminho
Manter bons profissionais em uma equipe é tão importante quanto atraí-los. Enquanto a retenção foca em ações para engajar e preservar os talentos dentro da organização, evitando a rotatividade e perda de conhecimento, a atração refere-se às ações tomadas pela empresa visando chamar a atenção de pessoas qualificadas para as vagas.
Um levantamento realizado pela WeWork, em parceria com a Page Outsourcing, em 2023, revelou que para 95% dos colaboradores a flexibilidade é um fator decisivo ao aceitar uma proposta de emprego. Além disso, 78% dos entrevistados afirmaram que considerariam trocar de trabalho com base nesse aspecto, o que destaca a importância de fatores além do salário nas organizações. Pensando nisso, quatro executivos elencaram dicas para tornar o seu negócio mais atraente, mantendo uma equipe engajada, qualificada e produtiva. Confira:
Maximize os talentos dos colaboradores
Para Ricardo Rocha, CEO e cofundador da acaso, startup global com foco em futuro do trabalho, implementar e experimentar soluções para maximizar o potencial dos talentos pode ser um caminho para atraí-los e desenvolvê-los. “Acredito em habilidades, não em cargos. O futuro do trabalho pede que tenhamos um olhar mais humanizado para além de cargos, colocando os indivíduos em posições onde eles possam entregar o seu máximo potencial. Por isso, a importância, por exemplo, de um sistema operacional dentro de uma organização que identifique esses pontos”, explica o executivo.
Ofereça benefícios personalizados para os colaboradores
Segundo Carlos Zuccolo, Head da Hyper Island, consultoria global especializada em jornadas de aprendizado e transformação, a próxima geração de talentos não será conquistada apenas com salários altos ou valores bem alinhados. “Em 2025, será necessário tratar os profissionais como consumidores de experiências — isso significa criar jornadas de trabalho tão envolventes quanto as que encontramos em aplicativos de entretenimento ou plataformas de lifestyle. Micro benefícios customizados, reconhecimento em tempo real e ambientes que estimulam a criatividade e a autonomia serão o novo normal para quem quer liderar na retenção de talentos”.
Reconheça e valorize a parentalidade
Para Susana Zaman, co-fundadora da Maternidade nas Empresas, consultoria especializada em equidade de gênero pela valorização da parentalidade no ambiente corporativo, implementar práticas que promovam o acolhimento das figuras parentais e a equidade é o primeiro passo para impulsionar os resultados do negócio. “A parentalidade é uma experiência transformadora, que exige resiliência, capacidade de priorização, gestão de tempo, empatia, inteligência emocional, entre outras habilidades que são essenciais no ambiente de trabalho. Por isso, quando reconhecida e valorizada, não apenas beneficia o profissional, mas também cria equipes mais colaborativas e eficazes. Neste sentido, as empresas têm a oportunidade de transformar a sociedade, atrair e reter talentos, além de impulsionar resultados e crescimento para todos os envolvidos”, afirma.
Revisite os projetos de atração e retenção
Vitória Christo, Head de People & Culture da ilegra, empresa global de estratégia, inovação e tecnologia, acredita que é preciso investir constantemente em ações voltadas à atração de novos talentos, sem descuidar dos profissionais que já foram atraídos. “A ilegra faz parte de um setor desafiador e competitivo, que é o de tecnologia, e com frequência está revisitando seus projetos de atração e retenção. Algumas dicas que deram certo: investir na marca empregadora, mostrar com clareza os seus diferenciais diante do mercado e, por fim, o cuidado ao bem estar do colaborador e o trabalho remoto”, finaliza.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>