Tecnologia cresce como diferencial na experiência do colaborador
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Crédito: Freepik
Especialista explica o papel da automação para um processo de admissão eficiente e estratégico para diminuir a rotatividade das empresas
Segundo um estudo do LinkedIn, 76% dos recrutadores acreditam que a IA tem um papel significativo na contratação, mostrando como a tecnologia se mantém cada vez mais presente dentro das empresas no momento de integrar um novo colaborador. Junto a isso, 70% dos candidatos julgam a qualidade do processo de seleção com base na comunicação recebida durante as etapas do recrutamento, conforme dados da Glassdoor.
Neste cenário corporativo tecnológico atual, garantir uma experiência positiva para os funcionários é essencial para atrair e reter talentos, uma vez que a tecnologia desempenha um papel fundamental nas etapas iniciais da jornada do colaborador, como contratação e gestão de documentos trabalhistas. Para Marcelo Araújo, diretor comercial da Dochr, software de RH da eBox Digital, empresa especializada em gestão e proteção de documentos físicos e digitais, esses processos simplificados e automatizados impactam diretamente a satisfação dos profissionais e ajudam a reduzir a rotatividade.
“A digitalização permite que empresas conduzam processos de admissão de forma rápida e segura. Plataformas de gestão automatizam desde a análise de documentos até a assinatura digital de contratos, reduzindo o tempo necessário para formalizar novas contratações. Tal ponto elimina burocracias, promove uma experiência inicial positiva e transmite profissionalismo”, explica o diretor.
De acordo com Marcelo, o colaborador precisa de acesso contínuo e facilitado a documentos como holerites, declarações e comprovantes de renda ao longo de sua trajetória profissional, e ter sistemas integrados de gestão de pessoas permite que esses arquivos sejam consultados e baixados a qualquer momento. Com essa economia, reduz-se a dependência de recursos humanos que podem se dedicar a atividades mais estratégicas dentro da empresa, melhorando, inclusive, a percepção de organização e transparência da companhia.
“Tecnologias de vídeo-assinatura e assinatura digital, por exemplo, também otimizam a emissão e validação de documentos legais, entrando no quesito de segurança jurídica e fornecendo mais agilidade. Os processos automatizados podem ser feitos em questão de minutos, melhorando muito a eficiência administrativa”, complementa Araújo.
Quando se trata da experiência do colaborador, empresas que investem em soluções tecnológicas fortalecem a relação de confiança, gerando motivação diária, conforme o especialista da eBox. Como resultado, a satisfação e engajamento da equipe crescem, enquanto a rotatividade tende a diminuir.
“Estamos falando mais do que simplificar a burocracia e sim de ter uma aliada estratégica na construção de um ambiente mais acolhedor e produtivo, capaz de reter talentos e impulsionar o sucesso organizacional. Já passou da hora de ver como essas inovações fazem a diferença e colocam as empresas à frente no mercado, preparadas para as demandas que se transformam diariamente”, finaliza Marcelo.
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