Dezembro no e-commerce: como o varejo online se prepara para o consumo de fim de ano
Imagem de Arthur Hidden no Freepik
Crédito: Freepik
Após a Black Friday, o comércio eletrônico brasileiro entra em dezembro com grandes expectativas. Apesar de muitas compras serem antecipadas em novembro, o último mês do ano e do Natal, ainda é um dos mais importantes para o varejo. Segundo Hygor Roque, Diretor de Marcas e Parcerias da Uappi, empresa especializada em e-commerce, dezembro costuma atrair consumidores que se planejam menos, e isso cria uma nova dinâmica para o mercado online.
Eletrônicos, produtos voltados para bem-estar e artigos de decoração para o lar seguem em alta. De acordo com pesquisa da WGSN Mindset, 41,1% dos consumidores entrevistados planejam comprar no Natal. O estudo revela, ainda, que para 59,7%, a intenção de comprar no final do ano é se presentear, já 58,3% pretendem presentear amigos e familiares. Outro dado relevante é o valor do ticket médio, que fica em torno de R$ 250 reais.
Entrega rápida é a palavra-chave
Para quem deixou as compras para a última hora, a agilidade na entrega será decisiva. “Entrega rápida e logística eficiente são os diferenciais das marcas que querem protagonizar o consumo em dezembro. Conveniência e boas ofertas continuam sendo os pilares das vendas online”, explica Hygor. Nesse contexto, os marketplaces despontam como líderes no volume de vendas, graças à velocidade na entrega e às promoções agressivas, que garantem as melhores ofertas por menores preços.
Foco em fidelidade e relacionamento
Além dos marketplaces, as marcas que investem em canais próprios também ganham espaço ao apostarem em estratégias que fortalecem a relação com os consumidores. “Programas de fidelidade, cashback e outras vantagens são diferenciais que não apenas impulsionam as vendas de fim de ano, mas também constroem uma base de clientes fiéis e recorrentes”, aponta Hygor.
Planejamento é essencial para o sucesso
Após o pico de vendas da Black Friday, a reposição de estoques e o planejamento cuidadoso são fundamentais para aproveitar as oportunidades de dezembro. “Ter uma boa reposição de estoque e planejamento de compras será essencial para as marcas aproveitarem”, destaca Hygor. Além disso, o ticket médio das compras neste período tende a ser maior, o que, junto com margens melhores de lucro, torna o mês especialmente atrativo para o varejo.
Desafios e oportunidades
O setor enfrenta desafios macroeconômicos que afetam o consumo, mas as marcas que apostarem em comunicação eficiente podem se destacar. “Ofertas irresistíveis e o senso de oportunidade são fundamentais. As marcas que conseguirem entregar isso terão grande vantagem em relação às que ainda apostam em uma comunicação mais tradicional”, reforça o executivo.
Com a injeção de recursos extras na economia, como o 13º salário, dezembro mantém seu papel para um mês de consumo, mesmo após a Black Friday. Para o consumidor, o período oferece não apenas boas promoções de Natal, mas também a oportunidade de comprar com maior conveniência e rapidez. Já para as marcas, é o momento de encerrar o ano com resultados sólidos, mostrando que a preparação e a atenção às tendências do mercado são as chaves para o sucesso no comércio eletrônico.
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