Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Confira quais tipos de seguros devem se destacar em cada região do país no próximo ano

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mariana Okita
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Seguro residencial é um dos destaques para 2025. Seguro residencial é um dos destaques para 2025.

Crédito: Freepik

De Norte a Sul do país, seguros ganham destaque de acordo com a necessidade da região e crescimento notado em 2024

Em 2024 o setor segurador demonstrou perseverança e deslanchou em crescimento em todos os produtos. O destaque maior segundo dados da CNseg divulgados no final de novembro no relatório de Conjunto nº 112 foi o seguro de Vida, carro-chefe do grupo de Seguros de Pessoas. O produto apresentou o maior valor nominal da série histórica, marcando um desempenho recorde que, somente em setembro, arrecadou R$ 3 bilhões, um crescimento de 12,7% em relação ao mesmo mês de 2023. ”O seguro de Vida oferece proteção financeira às famílias em caso de falecimento da figura provedora, garantindo suporte para despesas imediatas, como contas médicas e funerais, além de assegurar o padrão de vida dos dependentes. Além disso, é uma ferramenta valiosa de planejamento financeiro, permitindo a continuidade de projetos pessoais ou familiares”, relata Oliveira.

Mas e para 2025, o que esperar? Especialistas e diretores da maior rede de corretoras de seguros do país, Lojacorr, destacam o que cada região do país trará neste cenário promissor:

Região SP Centro Norte (SP-MS-MT-RO-AC)

Segundo André Moreno, diretor Regional SP Centro Norte da Lojacorr, a economia dos estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, também em Rondônia, são fortemente impactadas pelo agronegócio. O diretor explica que há um cenário de recuperação das commodities. “De um lado é bom para o produtor rural, para o agronegócio, por outro lado há uma redução dos subsídios por parte do governo para esse segmento e temos um cenário de taxa de juros elevadas, o que dificulta a obtenção de crédito”, fala. A expectativa, de acordo com ele, é de que haja recuperação na contratação do seguro da lavoura, seguro agro e seguros de equipamentos agrícolas. “Esperamos uma reação, uma retomada de tudo aquilo que envolve o ecossistema do agronegócio”, aponta.

Já quanto aos demais ramos, principalmente no estado de São Paulo, André Moreno fala ainda que é importante observar que o ticket médio, com destaque o seguro automóvel, que é o seguro mais comercializado, parou de cair. “Então isso ajuda o mercado a apresentar um crescimento um pouco mais consistente e torna o desafio de crescimento um pouco menos difícil”, fala.

De modo geral, ele aponta que em 2025 o mercado irá se recuperar no ticket médio e aproveitando melhor as oportunidades de cross-sell, ampliando a proteção aos segurados com mais produtos. “Para o mesmo cliente, o corretor entra com um papel fundamental de oferecer uma proteção mais abrangente, buscando essa fidelização, essa proteção mais ampla e esse crescimento de rentabilidade por parte dos nossos corretores”, fala. O diretor segue otimista para o próximo ano, e para todos os outros anos, pois o mercado de seguros sempre cresce acima do PIB, e da inflação, independentemente de fatores macroeconômicos, sejam eles positivos ou negativos.

Região Sul

Para o especialista Luiz Ernani Lepchak, diretor Regional Sul da Lojacorr, a região possui desafios em função das questões climáticas e dos avanços tecnológicos. “O mercado como um todo terá que passar por uma adaptação. Por um lado tem o desafio das questões climáticas, mesmo hoje tendo condições de prever situações como a do Rio Grande do Sul, muitas vezes as cidades não estão com infraestrutura preparada e acontecem essas catástrofes. Por outro lado tem as ferramentas tecnológicas que precisarão ser aplicadas”, fala.

Segundo ele, o corretor precisará usar a tecnologia, a inovação a seu favor, mas sempre com a interferência humana. “O físico aliado ao digital, chamado de ´figital’, seguirá como tendência e será primordial para esse profissional se destacar”, explica. Quanto aos ramos, o seguro residencial é um produto que permanecerá, já que hoje, por exemplo, somente na Lojacorr, mais de 70% desse produto é da região Sul.

Há também um crescimento no seguro saúde, seguro de vida e seguro odontológico. “Há esse olhar mais atento aos cuidados da saúde e da preocupação da população”, fala ele. O seguro automóvel também é uma tendência, pois ele explica que o segurado busca uma cobertura para aquele bem que está financiado ou tem consórcio, ou mesmo como proteção de seu patrimônio. E outro produto que o especialista destaca para a região Sul em 2025 é o seguro de viagem. “É um seguro ainda pouco difundido mas em função da retomada das viagens da população como um todo, não só viagens nacionais mas também as viagens internacionais, a importância do seguro de viagem ganhou destaque”, explica.

Centro – Sudeste (MG | ES | RJ | GO | DF)

Assim como a Região Sul, na região do Centro Sudeste seguirá com a tendência do seguro residencial. “Em nossa região a tendência é o aumento das vendas desse tipo de seguro, impulsionado por eventos extremos climáticos, desastres naturais, que têm se tornado cada vez mais comuns”, explica Antonio Carlos Fois, diretor Regional Centro – Sudeste da Lojacorr.

Outros produtos em destaque são o seguro saúde e o seguro de vida. “Eles já cresceram muito neste ano. A pandemia reforçou a relevância desses seguros e, desde então, houve um aumento significativo na comercialização dos mesmos”, fala ele.

Norte e Nordeste

No Norte e Nordeste do país, o carro chefe continuará sendo o seguro automóvel. “É uma tendência natural a aquisição desse produto para a população”, aponta Eucrésio Neto, diretor regional Norte e Nordeste da Lojacorr.

Segundo ele, outros produtos que vêm crescendo bastante são: seguros empresarial, seguro condomínio, seguro risco diversos, multirisco rural, seguro de responsabilidade civil, seguro residencial, seguro garantia, seguro saúde, seguro de vida e seguro viagem. “Há uma abrangência, porque houve um aumento dos diferentes produtos e haverá uma procura maior para 2025”, aponta.

Sobre a Lojacorr: A Lojacorr é a maior rede de Corretoras de Seguros do Brasil. O seu modelo de negócios disruptivo conecta corretoras de seguros a mais de 40 companhias seguradoras por meio de sua plataforma digital, oferecendo acesso a um amplo portfólio de produtos e soluções, suporte operacional, comercial e estratégico. Entre as soluções, a Lojacorr oferece acesso a seguros de diversos ramos, campanhas, formação, sistema de gestão, central de negócios, acesso via multicálculo, eventos exclusivos, aprendizagem prática com auxílio de Unidades, Assessoria Backoffice, Assessoria Jurídica, entre outras. Fundada em 1996, a empresa se dedica a oferecer os melhores recursos em distribuição de seguros e produtos financeiros às corretoras e clientes. Presente nos 26 Estados e no Distrito Federal, por meio de 61 Unidades, a Lojacorr possui cerca de 500 mil segurados, assistidos por mais de 6 mil profissionais em suas corretoras de seguros, que atuam em mais de 4.500 municípios. Tendo como sede em São Paulo (SP) e sede administrativa em São José dos Pinhais (PR), a empresa conta também com 300 colaboradores (sede e unidades). A Lojacorr está entre as empresas emergentes do Sul e é certificada pelo Great Place to Work.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar