Site e redes sociais das marcas são principais fontes de pesquisa de ofertas na Black Friday

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Richard Selestrino

Foto: Divulgação LWSA Foto: Divulgação LWSA

Pesquisa mostra que 6 em cada 10 brasileiro monitora os perfis das marcas para pesquisar preços e 65% são influenciados por anúncios de internet

A Pesquisa de Intenção de Compras para Black Friday 2024, realizada por Tray, Vindi, Bling e Melhor Envio, marcas da LWSA, que o investimento em marca e marketing é importante para as empresas terem um bom desempenho nas vendas. Para 65% dos consumidores, os anúncios de internet, seguidos de redes sociais (59%) e influenciadores digitais (19%) influenciam em seu desejo de compra.

O levantamento mostra que para 57% dos entrevistados os sites e redes sociais das empresas são a principal forma de se informar sobre os descontos. Os perfis focados em promoções e descontos das redes sociais (24%), e-mails promocionais (37 %), sites de comparação de preços (25%), canais e/ou grupos no WhatsApp focados em descontos (20%), influenciadores digitais (18%) e informativos das lojas/marcas no WhatsApp (17%) são outros meios de pesquisa de promoções utilizados pelos consumidores.

“Neste período pré-Black Friday, conhecer os hábitos do consumidor e onde estão as fontes em que ele confia para decidir a compra é um grande diferencial para os lojistas. E a grande novidade que chama a atenção neste ano em relação ao anterior é a consolidação dos canais de ofertas nos aplicativos de mensagens, como o WhatsApp e Telegram. Isso mostra que em pouco tempo essa opção já figura na preferência do brasileiro, inclusive superando outras bem estabelecidas, como os influenciadores, por exemplo”, disse Marcelo Navarini, diretor do Bling.

A maior parte dos consumidores (75%) disse que pretende fazer compras para a Black Friday em marketplaces, seguido por sites próprios das marcas. Os principais motivos apontados para a intenção de compra ser feita nos marketplaces foram o frete grátis (59%), melhores preços (55%) e possibilidade de comprar diferentes itens na mesma loja (38%).

Para 60%, frete é fator decisório de compra

Com a Black Friday já presente há anos no calendário do varejo brasileiro, a pesquisa da LWSA aponta um amadurecimento no comportamento de consumo. Quase 60% dos entrevistados afirmam que o valor do frete é um fator muito importante e decisivo para as compras online. Quase 40% dos entrevistados não estariam dispostos a pagar um valor de envio mais caro para receber o seu produto com mais rapidez.

Entre os pontos listados na pesquisa sobre o que faria o consumidor desistir de comprar mesmo diante de uma boa oferta na Black Friday foram citados como principais critérios:

Taxas de frete (57%)
Preços mais altos do que em períodos sem oferta (50%)
Não confiar na loja (45%)
Nota baixa em sites de reputação (43%)
Avaliações ruins nas redes sociais (42%)
O desconto/oferta não ser atrativo o bastante para a Black Friday (40%)

"Com a consolidação da Black Friday no Brasil, os consumidores passaram a analisar de forma cada vez mais criteriosa as ofertas para o período, buscando comparar preços, conhecer a reputação da empresa em sites de venda, entre outros pontos antes de decidir pela compra. Isso ressalta a importância do lojista destacar claramente os diferenciais e benefícios que oferece, garantindo uma comunicação eficaz das vantagens associadas à compra para seu cliente. Além disso, a data demonstra a necessidade dos lojistas cultivarem bom relacionamento com seus clientes e boas avaliações ao longo do ano para que as suas ofertas sejam potencializadas pelo respeito adquirido pela sua marca." analisa Thiago Mazeto, diretor da Tray.

Outros destaques da pesquisa

Aumento na intenção de compra: 96% dos consumidores planejam fazer compras online na Black Friday 2024. Deles, 87% realizaram compras no mesmo período em 2023.

Gastos:

54% esperam gastar mais de R$1.000,00 nas compras da Black Friday 2024.
58% consideram a possibilidade de parcelamento como um fator decisivo na compra.
44% se planeja financeiramente para Black Friday

Formas de Pagamento

75% dos consumidores preferem pagar com cartão de crédito.
81% planejam usar o cartão de crédito para compras online e 75% para compras em lojas físicas.

“Na Black Friday, o parcelamento no cartão de crédito é preferido por consumidores devido à possibilidade de diluir pagamentos sem comprometer o orçamento, além de maximizar benefícios como milhas e cashback. A confiança no cartão de crédito e a popularidade crescente do PIX, que oferece conveniência e gratificação instantânea, são fatores que destacam um consumidor que busca flexibilidade e controle financeiro. Do lado dos lojistas, essas modalidades aumentam o ticket médio, eliminam objeções de compra e garantem liquidez imediata, especialmente útil em períodos de alta demanda”, avalia Monisi Costa, diretora de Payments da Vindi.

Categorias de Produtos mais desejadas

51% planejam comprar eletrônicos
46% pretendem comprar roupas
45% querem comprar eletrodomésticos

Fatores que influenciam o desejo da compra

65% citaram anúncios de internet
59% as redes sociais
19% os influenciadores digitais

Fatores de Desistência de Compra

57% desistiram da compra devido às taxas de frete.
50% não comprariam se os preços fossem mais altos do que em períodos sem oferta

“Durante a Black Friday 2024, oferecer frete grátis para produtos específicos ou para compras acima de um determinado valor cria um incentivo irresistível para que os consumidores finalizem suas compras, aumentando o valor do carrinho. Destacar a rapidez da entrega como um diferencial competitivo, promovendo prazos de entrega curtos e cumprindo-os de forma consistente, é importante porque vai fazer aquele cliente criar uma impressão positiva e ficar propenso a comprar novamente na mesma loja”, afirma Vanessa Bianculli, gerente de marketing do Melhor Envio.

*Para o estudo, a Opinion Box entrevistou 3087 consumidores, com idade acima de 16 anos de todo o Brasil e de todas as classes sociais, entre 12 e 23 de setembro de 2024. A margem de erro da pesquisa é de 1,7 pontos percentuais.

Sobre a LWSA

A LWSA é um ecossistema de marcas integradas que oferece soluções digitais completas e modulares para empresas de todos os tamanhos. Nós fornecemos um amplo portfólio de produtos e serviços que auxiliam empreendedores desde o início de sua presença online até o aprimoramento do relacionamento com os clientes. Além disso, oferecemos soluções nas áreas de Commerce, Gestão e ERP, Serviços Financeiros e Presença Digital, tudo de forma integrada. Nosso foco é fornecer resultados mensuráveis e promover o crescimento sustentável para nossos clientes. Com uma equipe altamente capacitada e uma abordagem personalizada, estamos comprometidos em trazer a melhor solução para atender às necessidades exclusivas de cada negócio. Para mais informações, acesse.