Brasil,

A I.A vai matar carreiras e criar outras, resta saber quantas, questiona especialista

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Kaique Lima
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Para Pedro Nazareth, diretor de novos negócios do GetNinjas, as inteligências artificiais generativas ainda estão em sua ‘infância’, mas vão revolucionar a vida humana no futuro

As inteligências artificiais generativas (I.As) vieram para ficar e estão destinadas a mudar o mercado de trabalho como conhecemos, assim como a forma que fazemos negócios. Carreiras que outrora eram consideradas tradicionais deixarão de existir, assim como outras nascerão. Hoje, contudo, temos mais perguntas do que respostas, porque a revolução da I.A, uma vez que essa tecnologia ainda está no que podemos chamar de sua “primeira infância". Essas são as considerações de Pedro Nazareth, diretor de novos negócios do maior marketplace de serviços da América Latina, o GetNinjas, durante a Feira do Empreendedor do Sebrae, no último dia 14 de outubro, no Expo São Paulo.

O executivo foi um dos palestrantes do evento, onde falou por mais de 40 minutos sobre a importância do uso da tecnologia para alavancar os negócios. Neste tempo, Nazareth discorreu sobre o panorama atual da tecnologia, seus potenciais impactos nos diferentes setores da economia e nos modelos de negócios tradicionais, as métricas para mensuração do desenvolvimento de negócios e os desafios atuais trazidos pelas novas plataformas.

Pedro Nazareth defendeu que, embora o potencial das I.As seja de revolucionar o mundo, assim como ocorreu com a eletricidade. Para defender seu ponto, o executivo deu um exemplo de uma tecnologia que nós já vimos avançar: a computação em nuvem. “Ninguém mais anda com pen-drive no bolso ou usa HDs físicos para armazenar arquivos, está tudo na nuvem”, explicou. “Há 10 anos atrás isso seria impensável, mas naturalmente foi mudando e hoje está tudo na nuvem”, completou.

Blockchain, IoT, 5G, Big Data e Analytics

As inteligências artificiais generativas, como ChatGPT, da Open AI, Copilot, da Microsoft, e Gemini, do Google, são sistemas de aprendizado de máquina e automação inteligente, capazes de transformar processos e tomadas de decisão. Embora elas sejam vistas como as protagonistas da revolução digital que veremos nos negócios do futuro, esse processo contará com ajuda de outros atores, como blockchain, 5G, internet das coisas (IoT, na sigla em inglês), sistemas capazes de analisar grande volume de análise de dados (Big Data) e a nossa velha conhecida computação em nuvem, que não podem ser considerados meros coadjuvantes nesse processo.

Quando falamos de pequenos e médios negócios, a computação em nuvem permite acesso a uma infraestrutura de softwares acessíveis que podem ser contratados sob demanda, proporcionando ao empreendedor uma estrutura escalável e de baixo custo. O IoT (Internet das Coisas) também desempenha um papel crucial na captura de dados em tempo real para pequenos negócios.

Um exemplo simples de uso são sensores instalados em estoque conectados via IoT, que podem monitorar em tempo real a quantidade de produtos disponíveis, sincronizando automaticamente as vendas realizadas tanto na loja física quanto nos marketplaces online. Isso evita problemas de estoque, como vender um produto que já acabou, e melhora a experiência do cliente ao garantir atualizações precisas de disponibilidade. Além disso, a análise desses dados pode otimizar o gerenciamento de inventário, ajudando o empreendedor a planejar melhor suas reposições e a prever a demanda por produtos com base em tendências de vendas.

A análise de grande volume de dados, ou big data, ajuda a gerar insights que podem dar suporte na tomada de decisões estratégicas, da mesma forma que os sistemas de aprendizado de máquina e automação inteligente, que são as bases para os sistemas de inteligência artificial generativa.

O papel da tecnologia na jornada de compras

Pedro Nazareth trouxe dados relevantes sobre o panorama atual da tecnologia no Brasil. O país, por exemplo, é líder mundial no uso do WhatsApp, segundo dados do Panorama Mobile Time, e, diferente do que ocorre em outros mercados, a plataforma da Meta é usada no Brasil para geração de leads, atendimento pós-venda, sendo a maneira preferencial dos clientes para serem contatados. “Na Europa ou nos Estados Unidos, se você manda um e-mail ou um SMS para um cliente, a taxa de resposta é muito mais alta. Aqui, se tentar qualquer coisa diferente do WhatsApp tem uma taxa de retorno muito baixa, explicou o executivo.

O aplicativo de mensagens mais popular do Brasil pode ser incrementado pelas novas tecnologias, como ferramentas de chatbots para automatizar atendimentos. “Hoje, com um investimento mensal relativamente baixo, você coloca uma ferramenta de chatbot para atender via WhatsApp, isso agiliza o que é mais simples de resolver, fideliza o cliente e permite personalizar seu serviço com base em dados das interações dos clientes com o robô”.

Outro ponto importante apresentado por Nazareth foi a importância regional do Brasil no comércio eletrônico. Atualmente, nós somos o maior mercado da América Latina para o e-commerce, com 85% dos brasileiros já tendo comprado pela internet pelo menos uma vez. Segundo dados da consultoria McKinsey, esse processo foi amplamente acelerado pela pandemia da Covid-19, que teve seu auge entre o fim do primeiro semestre de 2020 e o segundo semestre de 2021. Neste período, o processo de adoção da tecnologia para compras foi acelerado em pelo menos sete anos.

Nazareth também destacou que a adoção de novas tecnologias, como é o caso do blockchain, pode dar mais praticidade, segurança e credibilidade aos meios de pagamento. As redes sociais, por sua vez, têm uma importância cada vez maior, atuando como plataformas multilaterais de negócios, ferramentas multi-canal de comunicação e veículos de divulgação de produtos e serviços, ou seja, meios para novos negócios e fidelização de clientes. "Estamos em um momento em que o empreendedorismo digital não é mais uma opção, mas uma necessidade para aqueles que desejam se manter competitivos e relevantes, independente do tamanho e da área em que esse empreendedor atue", concluiu Nazareth.

Sobre o GetNinjas

Disponível nas plataformas digitais - Android, iOS e web, o GetNinjas é um aplicativo de serviços que conecta profissionais a potenciais clientes em todo o Brasil, listado no Novo Mercado da B3 (NINJ3). A companhia foi listada no ranking 1000 Maiores Empresas do Brasil pela IstoÉ Dinheiro em 2022 e venceu o Prêmio Consumidor Moderno, no segmento Serviços de Tecnologia 2022 e 2023. Além disso, foi listada no ranking inédito Negócios em Expansão da revista Exame e reeleita Top10 em Economia Colaborativa pelo iBest 2022. Em 2021, a empresa foi listada pela Exame Maiores e Melhores 2021 no Setor de Tecnologia, venceu o Prêmio Reclame AQUI na categoria Classificados - Serviços Gerais por dois anos consecutivos (2021/2022) e foi eleita Top3 do iBest 2021. Possui mais de 500 tipos de serviços disponíveis em todo o território brasileiro, que são realizados por 5,1 milhões de profissionais cadastrados em diversas áreas, como reformas, assistência técnica, moda e beleza, serviços domésticos, aulas e eventos, que atendem de forma presencial e remota. O GetNinjas foi fundado em 2011 e tem como CEO Leonardo Meneses à frente das operações.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar