O papel do corretor de seguros com a transformação digital e o Open Insurance

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Cristiane Pinheiro

O papel do corretor de seguros com a transformação digital e o Open Insurance

por Por André Costa, CEO da Touareg Seguros

No dia 12 de outubro, celebrou-se o Dia do Corretor de Seguros no Brasil, uma data instituída para homenagear e reconhecer a importância desses profissionais na sociedade. A escolha da data tem uma conexão histórica com a regulamentação da profissão, consolidada pela Lei 4.594, de 29 de dezembro de 1964, que formalizou o Corretor como o intermediário especializado que orienta os consumidores na escolha das melhores apólices.

Com a regulamentação, o Corretor de Seguros passou a ser um pilar essencial para proteger pessoas, famílias e empresas contra riscos e incertezas, sendo o ponto de confiança em momentos decisivos. O Dia do Corretor de Seguros valoriza essa categoria e reforça o compromisso desses profissionais em oferecer consultoria de qualidade, assistência personalizada e segurança para os segurados. No cenário atual, em que os imprevistos surgem a qualquer momento, a presença do Corretor é ainda mais fundamental, oferecendo conhecimento técnico e experiência para ajudar os clientes a tomarem decisões conscientes.

Com a chegada do Open Insurance (OPI), parte do movimento mais amplo de abertura de dados no setor financeiro, o papel do Corretor de Seguros enfrenta novos desafios, mas também oportunidades únicas. O OPI permite que os consumidores compartilhem suas informações com diferentes empresas, ampliando o acesso a ofertas de seguros e facilitando a comparação entre produtos. Isso empodera o cliente, que passa a ter maior autonomia para buscar as melhores condições.

Nesse novo cenário, o Corretor de Seguros tem a chance de evoluir de intermediário para consultor estratégico, utilizando a ampla gama de dados disponíveis para oferecer soluções ainda mais personalizadas e assertivas. A transformação digital amplia o mercado, mas também demanda que o Corretor incorpore novas ferramentas tecnológicas e um atendimento mais ágil para se manter competitivo em um ambiente cada vez mais automatizado.

Com a digitalização, insurtechs e plataformas online estão revolucionando o mercado de Seguros, oferecendo rapidez e conveniência aos clientes. Esse novo formato de contratação desafia o modelo tradicional, exigindo que os corretores se adaptem a essa nova realidade. Contudo, a tecnologia não substitui o fator humano — a capacidade de construir relacionamentos de confiança, de entender profundamente as necessidades de cada cliente e de estar presente nos momentos críticos, como em sinistros.

Ainda que o Open Insurance amplie a competitividade, o Corretor que conseguir se diferenciar pelo atendimento humanizado, utilizando a tecnologia como aliada, continuará relevante. Em um mundo com tantas opções e incertezas, o conhecimento especializado do Corretor é o que garante que o cliente tome as melhores decisões, escolhendo uma cobertura que verdadeiramente atenda suas necessidades.

Um dos maiores benefícios de contratar um Corretor de Seguros é o acesso ao conhecimento especializado. O mercado de Seguros é vasto e complexo, e entender as particularidades de cada apólice pode ser desafiador para quem não é familiarizado com o setor. O Corretor, além de capacitado e certificado, atua como um Consultor para identificar as melhores opções, ajustadas ao perfil e às necessidades do cliente.

Além disso, o Corretor realiza uma análise detalhada dos riscos envolvidos, sugerindo coberturas que protejam de forma completa, evitando a contratação de serviços insuficientes ou desnecessários. Isso traz ao cliente uma solução sob medida, personalizada para garantir a proteção ideal, sem desperdícios.

Outro ponto relevante é a praticidade que o Corretor oferece. O profissional facilita o processo de comparação entre apólices e seguradoras, economizando tempo e energia do cliente, que não precisa fazer essa pesquisa sozinho. O Corretor também cuida de todo o trâmite burocrático de forma clara e ágil, eliminando incertezas e dúvidas que muitas vezes desmotivam as pessoas a adquirirem um Seguro.

Além disso, o papel do Corretor se destaca no momento mais crítico: quando o segurado precisa acionar a apólice. Nesses momentos, como acidentes ou emergências, o Corretor não apenas orienta o cliente, mas também garante o cumprimento dos acordos feitos com a seguradora, oferecendo suporte fundamental em momentos de estresse.

Em um mundo cada vez mais digital, a figura do Corretor de Seguros permanece insubstituível, mesmo com o avanço das insurtechs e plataformas online. No entanto, para manter sua relevância, o Corretor precisa incorporar ferramentas digitais em sua rotina de trabalho. O uso de tecnologia para análise de dados, gestão de riscos e personalização de ofertas é essencial para atender às demandas de um cliente mais conectado e exigente.

O Open Insurance também abre portas para que o corretor se posicione como um consultor especializado, oferecendo um serviço mais completo e focado nas necessidades individuais dos clientes. A capacidade de entender as vulnerabilidades e desejos de cada segurado, aliada ao uso inteligente dos dados, será o diferencial de quem prosperará no futuro do mercado de seguros.

A data de 12 de outubro, além de ser uma celebração da profissão, também serve como um lembrete da importância contínua dos corretores na vida das pessoas. Em um cenário em que a tecnologia desempenha um papel cada vez maior, a presença humana que o Corretor oferece continua sendo vital para garantir que o cliente esteja verdadeiramente protegido, entendendo e confiando no produto que adquiriu.

Em resumo, o Corretor de Seguros desempenha um papel insubstituível na proteção do patrimônio, da saúde e da tranquilidade de seus clientes. Seja na escolha das melhores apólices ou na assistência durante um sinistro, contar com o conhecimento e a consultoria de um Corretor é uma escolha inteligente e responsável, especialmente em tempos de mudanças aceleradas e complexidade crescente no mercado de seguros.

Sobre a Touareg

Fundada em 2011, a Touareg Corretora, referência no mercado de Seguros e de Franquias no País, conta com um quadro de profissionais com vasta experiência. Essa expertise direciona o escopo de atuação para conciliar tecnologia com assertividade e conhecimento humano para entender situações, personalizar ofertas e fidelizar o cliente.

Para ampliar o alcance e a excelência dos produtos oferecidos e serviços prestados, a Touareg, desde 2018, capacita os seus franqueados e pretende ultrapassar a marca de 350 Franquias até dezembro de 2024.

Para isso, disponibiliza treinamentos e suporte aos parceiros de negócios, franqueados e clientes. Em 2023, a Touareg alcançou R$ 42 milhões em prêmios de seguros, representando um crescimento anual de 130% contra 13% do setor de Franchising.

Os números e avanços relatados nesse texto conferiram, à Touareg Corretora, premiações de desempenho junto à Seguradoras como, por exemplo: a Bradesco Seguros, Porto Seguro, Allianz Seguros, Pottencial Seguradora, Tokio Marine Seguradora e Mapfre Seguradora.