M-commerce: expressividade do mercado demanda especialização e análise preditiva de dados

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Letícia Cardoso de Souza

Flávio Levi, Diretor de Vendas da Adjust para a América Latina Flávio Levi, Diretor de Vendas da Adjust para a América Latina

Flávio Levi, Diretor de Vendas da Adjust para a América Latina

As compras online dominam o varejo e já deixaram de ser uma tendência. Tornou-se uma realidade palpável o fato de que, dos gastos com e-commerce, uma boa parte é feita por aplicativos de m-commerce. Acompanho de perto todos os anos o relatório Mobile App Trends, da Adjust, que reforça esse ponto. Em 2023, houve um crescimento de 43% em instalações de apps de e-commerce no mundo, 12% na América Latina. Me chama a atenção, inclusive, que a região latino-americana foi a única no período que registrou um acréscimo no tempo de uso dos apps de compras, passando de 8,4 para 8,6 minutos.

Isso mostra que o mercado competitivo do m-commerce está passando por uma aceleração no Brasil, tornando-se uma fonte inesgotável de informações para delinear e aprimorar as estratégias dos profissionais de marketing de aplicativos.

Datas comemorativas, como o Amazon Prime Day - realizado em julho - trazem ainda mais ensinamentos primorosos, pois são épocas em que o uso dos aplicativos se intensifica, revelando informações importantes sobre o comportamento dos consumidores com relação às marcas e suas tendências de consumo.

No Amazon Prime Day de 2024, por exemplo, o número de instalações de apps de marketplaces aumentou 18% no Brasil e 7% globalmente, se comparado ao mesmo período do ano anterior. Já quando o assunto são as sessões - ou seja, o período em que o usuário interage com o app - cresceram 25% e 7%, respectivamente. Os dados do Brasil são particularmente impressionantes se equiparados às informações globais.

É somente fazendo sua análise que se nota o quanto existe um potencial enorme no mercado do país, indicando que os consumidores brasileiros aproveitam eventos de grande porte, para instalarem novos aplicativos, comparando preços com os de outros apps de comércio eletrônico. Este exemplo evidencia o poder da análise de dados em tempo real para impulsionar o sucesso do m-commerce.

Para tirar insights como estes de uma temporada de compras e estar preparado para novos grandes eventos, como Black Friday, Cyber Monday, Dia das Crianças e Natal, os profissionais de marketing de aplicativos precisam estar atentos ao que há de mais inovador em termos de inteligência de dados e planejamento de ações. Boas práticas como planejar com antecedência as ações para uma data comemorativa e diversificar gastos com publicidade para garantir tanto brand awareness como retenção e, portanto, atingir seu público em diferentes etapas do funil de vendas, são algumas das maneiras de refinar a estratégia mobile.

A preparação é vital para estes momentos. Por isso, é importante também contar com parceiros de mensuração mobile (os MMPs) e utilizar ferramentas de automação de campanhas que possam extrair inteligência de dados e auxiliar na análise de métricas, como: custo por instalação, custo por anúncio, duração de sessão, custo por aquisição de usuários, entre outras informações minuciosas. Estes dados tornam o marketing de aplicativos uma verdadeira ciência preditiva. E, mais que isso, auxiliam as equipes a ajustarem suas estratégias em tempo real, adaptando-se a tendências e, muitas vezes, dando a possibilidade de modificar detalhes das estratégias minuto a minuto nas semanas ou dias que precedem o evento.

Em resumo, a análise de dados e o acompanhamento de tendências são fundamentais para o sucesso neste mercado tão competitivo. À medida que há um crescimento expressivo do comércio mobile, os profissionais de marketing devem investir na preparação meticulosa e na utilização de ferramentas avançadas de mensuração e automação. Para mim, é só assim que conseguirão se adaptar às mudanças necessárias para alcançar seus objetivos no dinâmico cenário do m-commerce.

Sobre a Adjust

A Adjust, empresa da AppLovin (NASDAQ: APP), é a plataforma de analytics utilizada por profissionais de marketing em todo o mundo para mensurar e crescer seus aplicativos em diferentes meios: dispositivos móveis, CTV e muito mais. A Adjust trabalha com empresas em todas as etapas de sua jornada mobile, desde marcas digitais até empresas tradicionais que estão lançando seu primeiro app. As poderosas soluções de medição e análise da Adjust fornecem visibilidade, insights e ferramentas essenciais que geram melhores resultados.