Brasil,

Segurança em alto-mar: o papel do seguro na história de 71 anos da Petrobras

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  CNseg | Notícias do Seguro
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros

A Petrobras foi fundada em 3 de outubro de 1953, como resultado do movimento nacionalista que culminou na campanha “O Petróleo é Nosso”.

Sob a liderança do presidente Getúlio Vargas, a empresa foi criada com o objetivo de desenvolver a indústria petrolífera brasileira e garantir a autossuficiência energética do país.

Nos primeiros anos, a Petrobras focou na exploração terrestre, principalmente no Recôncavo Baiano. Com a descoberta do campo de Garoupa na década de 1970, tornou-se líder em exploração em águas profundas.

Nos anos 2000, a descoberta do pré-sal colocou a Petrobras na vanguarda mundial em tecnologia de exploração em águas ultra profundas.

A importância do seguro na exploração de petróleo em alto-mar

O seguro para plataformas de petróleo é um componente essencial para as operações seguras e eficientes da Petrobras, cobrindo uma ampla gama de riscos que podem impactar as atividades em alto-mar. Isso inclui desde danos físicos às instalações até interrupções nas operações e responsabilidades ambientais. Dada a complexidade e os riscos associados à exploração em alto-mar, como tempestades, incêndios, explosões e derramamentos de óleo, essas plataformas precisam estar protegidas por apólices robustas.

Uma das primeiras apólices de seguro para plataformas de petróleo data de 1987, um período em que a exploração offshore estava ganhando força. Esse seguro protege não apenas os ativos físicos da Petrobras, mas também assegura a continuidade operacional e minimiza os impactos financeiros em caso de incidentes graves.

Apólice de Seguro para Plataforma de Petróleo de 1987, Arquivo Nacional.

Seguro como parte da gestão de riscos na indústria de petróleo e gás

Na indústria de petróleo e gás, a gestão de riscos é crucial, e o seguro para plataformas desempenha um papel central nesse processo. Além de proteger a empresa contra perdas financeiras significativas, o seguro é frequentemente um requisito regulamentar em muitos países, garantindo que as operações sejam realizadas com responsabilidade e em conformidade com os padrões de segurança internacionais.

Nestes 71 anos, a Petrobras consolidou sua posição como uma gigante do setor energético, demonstrando seu compromisso com a segurança operacional e a gestão responsável de riscos. Esse compromisso se reflete na importância que a empresa dá ao seguro para suas operações. Assim, a Petrobras continua moldando o futuro da energia, contribuindo para o crescimento econômico do Brasil e para a segurança energética global.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar