Brasil,

Empreendedorismo Feminino: desafios e oportunidades em um cenário predominantemente Masculino

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Felipe Ruffino
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros

Talita Watanabe reflete sobre os desafios enfrentados pelas mulheres no empreendedorismo e a importância de seu papel em um ambiente ainda dominado por homens, além de compartilhar suas experiências em situações contratadas, onde é preciso se posicionar para garantir o respeito

O empreendedorismo feminino tem se destacado como uma força crescente no mercado, com mulheres liderando negócios inovadores e transformando setores tradicionais dominados por homens. No entanto, o caminho para o sucesso empreendedor ainda apresenta desafios importantes, como a dupla jornada de trabalho, o preconceito enraizado e a necessidade constante de afirmação

Para muitas mulheres, equilibrar as responsabilidades pessoais, familiares e profissionais exige uma habilidade excepcional de gestão de tempo e resiliência. Segundo Talita Watanabe, empresária e referência no setor, essa luta diária é desafiadora, mas também uma oportunidade para fortalecer a presença feminina no mundo dos negócios. "Ser mulher em um ambiente que muitas vezes concentra uma maioria masculina não é fácil. A cobrança é maior e, muitas vezes, precisamos provar que somos capazes duas vezes mais. Porém, é justamente nessa jornada que encontramos nossa força e mostramos que não temos só a capacidade, mas o diferencial de pensar soluções inovadoras", afirma Talita.

Além disso, em setores onde os homens ocupam todos os níveis hierárquicos e operacionais, Talita ressalta que, muitas vezes, é preciso se posicionar corretamente para ser respeitada. "Em vários momentos, me deparei com situações em que o respeito parecia opcional apenas por ser mulher. Preciso me importar de forma assertiva para garantir meu espaço e fazer valer minha voz em negociações e acordos, o que não deveria ser necessário, mas é uma realidade que enfrentamos", compartilha.

Em um mercado em que os homens ainda ocupam a maior parte das cargas de liderança, o crescimento das mulheres como protagonistas no empreendedorismo desafia estereótipos e abre caminho para a diversidade. Talita acredita que essa presença é crucial não apenas para inspirar outras mulheres, mas para moldar um ambiente corporativo mais inclusivo e equitativo. “O empreendedorismo feminino traz uma nova visão ao mercado. Nós, mulheres, temos a capacidade de criar negócios sustentáveis e colaborativos, e isso transforma positivamente o ambiente ao nosso redor”, acrescenta.

O cenário atual ainda é marcado por dificuldades no acesso ao crédito, falta de representação e redes de apoio para mulheres empreendedoras. Mesmo assim, histórias de sucesso como a de Talita Watanabe mostram que, apesar dos desafios, a presença feminina no empreendedorismo é uma força em crescimento, que redefine o futuro dos negócios e incentiva mais mulheres a ocuparem seu espaço.

A luta pela igualdade no ambiente de negócios é um processo contínuo, mas com a determinação e resiliência das mulheres, o cenário está mudando, abrindo novas oportunidades para as próximas gerações de empreendedores.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar