Brasil,

Da OpenAI à Dynadok: o poder da IA no setor da saúde

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Anne Morais
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros

IA da OpenAI acerta 82% da prova de residência na Faculdade de Medicina da USP e, nova no mercado, Dynadok fornece IA para validação documental com análise até 95% mais ágil do que a humana

O uso de ferramentas de Inteligência Artificial (IA) no setor da saúde é um mercado em plena expansão. Mais do que aprimorar diagnósticos, agilizando processos e otimizando a gestão hospitalar e de planos de saúde. O avanço impressiona: o último modelo de IA da OpenAI, nomeado o1, acertou 82% da prova de residência na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), um dos exames mais exigentes do país.

No cenário global, a pesquisa State of AI, da McKinsey, mostra que o uso de IA generativa por empresas de todos os setores praticamente dobrou. Em 2023, 33% dos entrevistados disseram que suas empresas já utilizavam essa tecnologia em ao menos uma função; em 2024, esse número saltou para 65%.

A Dynadok está entre as startups que estão aproveitando o potencial da IA para desenvolver setores cruciais da economia, como a saúde. Nova no mercado, a startup criou uma tecnologia própria de validação documental por IA, que agiliza processos, reduz custos e elimina erros manuais, impactando diretamente na produtividade das empresas.

Nos convênios médicos, a IA da Dynadok é aplicada na análise de documentos de reembolso de consultas, na validação da documentação necessária para a alteração de planos de saúde e na admissão de novos clientes, processos tradicionalmente burocráticos e demorados. Já em hospitais, a tecnologia se destaca, por exemplo, na avaliação de documentos pré-cirúrgicos, reduzindo o tempo de processamento, especialmente nos hospitais que têm convênio com o Sistema Único de Saúde (SUS), onde a validação manual de documentos pode ser exaustiva.

A tecnologia da Dynadok é capaz de reduzir em 95% o tempo gasto nas análises documentais. Em empresas que já utilizam a IA da startup, a produtividade aumentou em até 30%. "O trabalho que antes demorava horas ou dias agora é feito em segundos”, diz o CEO da Dynadok, Willian Valadão. “Na área da saúde, a agilidade promovida pela IA é crucial. Reduzir a burocracia contribui para salvar vidas”, ressalta.

Isso é possível porque a startup utiliza uma abordagem mais sofisticada de IA, o Intelligent Document Processing (IDP). "Enquanto a maioria das empresas, no Brasil e no mundo, ainda utilizam RPA [Robotic Process Automation] para a validação de documentos, nossa solução vai além, entregando uma automação mais inteligente e rápida", afirma o executivo. A IA tem o potencial de mudar completamente a forma como a saúde é administrada.

Sobre a Dynadok – Fundada em 2024, a Dynadok é uma startup de validação documental por Inteligência Artificial. Com tecnologia própria que agiliza processos, reduz custos e elimina os erros manuais na análise de documentos. Disponível para todos os setores da economia, além do segmento da saúde, a startup também já conquistou clientes na educação, construção civil e mineração.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar