Programa Minha Casa Minha Vida impulsiona seguro garantia

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Marcela Matos

Empreendedores podem contratar o seguro com agilidade, a baixo custo, sem impactar fluxo de caixa ou balanço patrimonial

O segundo trimestre deste ano foi um período recorde para o mercado imobiliário. Segundo estimativas da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), houve aumento de 17,9% nas vendas de imóveis residenciais entre abril e junho de 2024 frente ao mesmo período do ano passado. O segmento de maior destaque foi o programa habitacional Minha Casa Minha Vida (MCMV), que avançou 46% em vendas em 12 meses. Para ter acesso ao financiamento junto à Caixa Econômica Federal é preciso comprovar a saúde financeira da empresa e a contratação do seguro garantia é uma exigência legal. Com o mercado aquecido, a procura por esta modalidade de seguro vem crescendo na VOKAN Seguros.

Este seguro proporciona uma garantia para o órgão ou banco financiador da obra, cobrindo os custos caso algum imprevisto contratual aconteça, sendo possível, inclusive, a contratação de um construtor substituto para dar continuidade ao empreendimento. “A liberação de financiamento é condicionada à contratação do seguro garantia, que assegura a conclusão de projetos, além de oferecer segurança financeira e redução de custos”, afirma a head de linhas financeiras da VOKAN, Tatiana Macedo.

A contratação do seguro não é benéfica somente para o segurado, mas traz vantagens para o empreendedor, pois não impacta o balanço patrimonial, não afeta o crédito bancário para financiamentos, não compromete o fluxo de caixa da empresa contratante, além de ter baixo custo e contar com agilidade na contratação.

O Programa MCMV completou 15 anos no Brasil e, para ser elegível para o financiamento nas faixas 1 e 2, o imóvel na área urbana deve ter o valor máximo de R$ 264 mil. Já para a Faixa 3, o valor da unidade deve ser de, no máximo, R$ 350 mil.

“O mercado está aquecido e há uma demanda crescente por esta modalidade, pois o seguro garantia representa uma alternativa economicamente mais vantajosa, ao mesmo tempo em que também proporciona uma maior confiança do adquirente de imóveis comercializados na planta, ou seja, é a solução com melhor custo-benefício para o empreendedor”, afirma Tatiana.

SOBRE A VOKAN

A VOKAN nasceu em 2013 como uma corretora boutique e é especializada nos seguintes segmentos de seguros: aeronáutico, náutico, agrícola e linhas financeiras. A corretora tem como lema estar sempre próxima dos seus clientes, realizando uma consultoria completa de riscos nos segmentos em que atua. Atualmente possui mais de 3000 clientes na carteira, quatro filiais próprias e diversos representantes espalhados pelo país. Mais informações www.vokan.com.br