Porto amplia investimentos e fortalece expansão de serviços em Minas Gerais

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  /Cqcs/ Ítalo Menezes

Dados recentes do Índice Neurotech de Demanda por Seguros (INDS) relatam que em outubro de 2023, a procura por Seguro de veículos cresceu 22,33% em Minas Gerais em relação ao mesmo período de 2022. Os números revelaram que a capital mineira ficou à frente de grandes polos nacionais como São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. Tendo em vista o evidente crescimento do mercado, a Porto, em 2024, intensificou suas atividades na região, colocando o estado como prioridade em uma estratégia de regionalização além do eixo Rio-São Paulo. O reforço da presença da seguradora no estado inclui melhorias de atendimento, coberturas, benefícios e contribuição para o desenvolvimento sociocultural.

Em entrevista ao Cqcs, o Diretor Comercial Regional Minas Gerais e Centro-Oeste da Porto, Wesley Andrade, destacou que a estratégia de expansão desenvolvida para a região de Minas Gerais alia-se ao fato do estado ser uma das grandes potências nacionais, com a segunda maior população do país, número exponencial de residencial a ser seguida, bem como maior frota de veículos além do eixo Rio-São Paulo. “É um território promissor para o nosso negócio. Nesse movimento de expandir para além do eixo-Rio-São Paulo, Minas é uma região prioritária e a Porto tem investido bastante em aprimoramento, capacitação e ampliação da rede de serviços. Tanto a rede de prestadores de guinchos como a residencial foram fortalecidas. Hoje, conseguimos atender mais de 500 cidades em Minas com o padrão de atendimento Porto”, disse.

Para o próximo ciclo, a Porto tem como uma das ações dentro da sua estratégia de expansão em Minas Gerais, abrir mais 10 centros automotivos, juntando aos 26 que já existem na região. Para Wesley Andrade, essa iniciativa é mais um movimento da companhia para melhorar o atendimento e a percepção do valor do produto no extenso território mineiro.

Ciente de sua responsabilidade social e com o objetivo de ficar cada vez mais próxima do público mineiro, no último mês de agosto, a Porto tornou-se uma das novas patrocinadoras do BeFly, umas das principais casas de espetáculos de Belo Horizonte. A iniciativa reforça apoio da companhia a arte e ao esporte, tendo em vista que já apoia o Minas Tênis Clube, o Praia Clube e a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. “A Porto mostra o quanto quer estar próxima dos clientes e corretores em Minas Gerais. Essas parcerias geram satisfação e boas experiências para os nossos clientes, que passam a ter contato com a nossa marca. O cliente tem acesso a uma série de benefícios usando o cartão Porto Bank, desconto na compra de ingressos, em alimentos, bebidas e estacionamentos parceiros. Já para nossos Corretores, eles podem participar de nossas campanhas de vendas, como por exemplo, a Fecha com a Porto, que proporcionam experiências diversas, inclusive, no camarote da Porto. A Porto tem a missão de ser cada vez mais um Porto Seguro para as pessoas e para os seus sonhos”, concluiu.

Com mais de 20 anos de experiência no mercado de seguros, recém chegado a Porto, o Gerente Sucursal Minas Gerais, Bruno Leão, pontua que os primeiros desafios da companhia na região estão diretamente ligados à pluralidade do estado. “Temos pelo menos cinco ou seis regiões no estado, com culturas diferentes, climas diferentes e até mesmo a nossa estratégia passará por uma assertiva distribuição de portfólios de produtos diferentes para cada região. Temos cinco Minas em uma e acredito que essa seja a grande magia de Minas Gerais. Nosso principal objetivo é conseguir diferenciar e fazer um trabalho adequado em cada praça, entender essas diferenças e levar a melhor solução para os clientes. Iniciamos o ano aumentando o nosso time comercial porque queremos estar mais perto e levar melhores experiências para clientes e corretores”, disse.

O processo de expansão da Porto já é reconhecido pelos consumidores mineiros. No mês de junho, a companhia foi premiada na categoria “Liderança” durante a 29ª edição do Prêmio Top of Mind de Minas Gerais. Realizada pela revista Mercado Comum, a premiação identifica grandes marcas no estado, em 36 segmentos. Para Bruno Leão, este foi um grande reconhecimento do trabalho desenvolvido e também um incentivo para a continuidade do mesmo. “O desafio agora é manter e dar continuidade ao trabalho com esse mesmo padrão de atendimento que é oferecido em São Paulo. Temos como meta não deixar as oportunidades passarem. O estado é grande, muito extenso, poder estar 24 horas em todos os cantos de Minas é gratificante. É bom saber que os mineiros nos reconhecem com essa liderança”, pontuou.

Bruno Leão lembra ainda a importância do Corretor na estratégia de expansão, entendendo as necessidades e os objetivos dos segurados para oferecer as melhores soluções de proteção. “Tenho certeza que todo esse projeto, por melhor que tenha sido estruturado, só vai funcionar se o corretor estiver com a gente. O corretor é fundamental, peça única e chave nesse processo. Ele leva para todos os cantos de todas as cidades, a cultura do seguro, os benefícios e as soluções para todos os sonhos. É o profissional que tem o melhor relacionamento com os seus clientes. Só será possível seguir com o nosso trabalho ouvindo os corretores, aprendendo com eles e levando essas soluções que para eles fazem sentido. O corretor é fundamental e necessário nesse processo”, concluiu.