Tendências para o setor de seguros e garantias locatícias
Rafael Nader, VP de Imóveis do Grupo OLX, no Conecta Imobi 2024 (Crédito Divulgação Conecta Imobi)
Os seguros e garantias locatícias – que garantem o pagamento do aluguel ao dono do imóvel em caso de inadimplência – vêm crescendo no Brasil, mas ainda têm muito espaço para deslanchar. Segundo especialistas desse mercado, reunidos durante o Conecta Imobi 2024, maior ponto de encontro do setor imobiliário da América Latina, realizado em São Paulo, esse tipo de garantia profissional para aluguéis representa apenas cerca de 10% do mercado de locação no Brasil. A grande maioria dos contratos firmados ou não dispõem de garantia nenhuma, ou são feitos com base na figura do fiador ou de depósito caução, disse Rafael Nader, VP de Imóveis do Grupo OLX, mediador do debate sobre o tema.
Para que o mercado cresça mais rapidamente, é necessário descomplicar o segmento, tornando-o menos burocrático, e investir em qualificação dos corretores, afirmou Carlos de Souza, superintendente executivo da BrasilCap, líder nacional no nicho de garantia locatícia. “Precisamos agregar valor em forma de maior conhecimento e treinamentos de corretores e parceiros, pois muitos desconhecem totalmente esse mercado”, disse.
Além de investir em formação, o mercado deve, do lado das seguradoras, diversificar a oferta de produtos e serviços, de preferência tendo em mente a grande variedade de perfis de clientes. Segundo Adriano Arruda, diretor de Riscos Financeiros e Produtos de Crédito da Porto, o mercado de garantia locatícia é enorme e tem demanda por ideias das imobiliárias, que conhecem melhor a necessidade do cliente. “Há muito espaço para inventarmos coisas novas, produtos e serviços.”
Daniel Ricci, head of Business Development da Creditas, também destacou a importância do papel das imobiliárias como parceiras do setor de crédito e de garantia locatícia. “Além disso, elas têm um papel crescente nos processos de cadastro do cliente, no ‘screening’ (monitoramento) do perfil do locatário e para evitar fraudadores”, disse Ricci.
A tecnologia também é aliada dos diferentes atores no impulso de crescimento dessa indústria. Segundo dados da Superintendência de Seguros Privados (Susep), o seguro fiança locatícia cresceu, de janeiro a abril de 2024, 27,7%, quando comparado ao mesmo período de 2023. Para Priscila McKenzie, gerente executiva comercial da Too Seguros, o uso crescente de ciência de dados no segmento tem resultado em modelagens mais acuradas de produtos e serviços, identificando perfis específicos de clientes e parceiros. “A jornada fica cada vez mais fluída e eficaz”, afirmou.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário