Brasil,

O papel dos homens no avanço da equidade de gênero nas empresas

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Lucas Lourenço
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros

Mayra Santana Silva, Gerente Executiva de Recursos Humanos da Volkswagen Financial Services Brasil Mayra Santana Silva, Gerente Executiva de Recursos Humanos da Volkswagen Financial Services Brasil

Por Mayra Santana Silva, Gerente Executiva de Recursos Humanos da Volkswagen Financial Services Brasil*

O Brasil é o décimo país com mais mulheres em cargos de liderança (37%), de acordo com a mais recente edição da pesquisa “Women in Business: caminhos para a equidade”, produzida pela consultoria Grant Thornton. O estudo, que há duas décadas monitora e mede anualmente a proporção de líderes femininas em empresas de 28 países, revelou ainda que apenas 8% das corporações brasileiras ouvidas não contam com nenhuma mulher em cargos de alta gestão, ao passo que 23% dos cargos de CEO em companhias nacionais de médio porte já são ocupados por profissionais do sexo feminino.

Se, à primeira vista, o panorama apresentado pela pesquisa parece bastante animador, uma análise mais aprofundada do tema nos mostra que ainda há muito a ser feito quando o assunto é equidade de gênero no mundo corporativo. É bem verdade que muitos avanços e conquistas foram registrados nos últimos anos. Prova disso é que, se em 2004 a proporção de mulheres em cargos de liderança ao redor do mundo era de 19,4%, vinte anos depois essa marca subiu para 33,5%. Um crescimento significativo, mas ainda inconsistente e “decepcionantemente lento”, nas palavras do relatório da Grant Thornton.

De acordo com a pesquisa, caso esse ritmo seja mantido, as empresas não alcançarão a equidade entre líderes homens e mulheres até o ano de 2053. Um cenário semelhante foi identificado pelo estudo “Women in Work Index 2024”, da PwC, segundo o qual levaria mais de meio século para eliminar o atual abismo salarial de gênero registrado nos países-membros da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Como se vê, é preciso que as organizações estejam engajadas em acelerar esse avanço rumo à equidade. E a participação ativa dos homens é essencial para o bom andamento desse processo. Afinal, é urgente que as lideranças masculinas não só assumam a responsabilidade por essa mudança, mas também sirvam de exemplo para os demais colaboradores, a partir de decisões e atitudes que fomentem uma cultura organizacional pautada pelo pertencimento e focada no engajamento e na participação das equipes para apoiar essa transformação.

Para que os homens se tornem não apenas aliados, mas embaixadores de causas como a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres, é necessário estimular a empatia desse público pelas colegas do sexo feminino, a partir da compreensão de que a realidade enfrentada por elas é, em muitos aspectos, diferente da deles.

Nesse sentido, é fundamental o rompimento com preconceitos e estereótipos nas mais diversas situações, seja em uma sala de reuniões, em uma entrevista de recrutamento ou durante uma sessão do comitê executivo da empresa.

Uma postura importante a ser adotada nesse processo é a escuta ativa. Essa atitude é uma grande aliada de uma cultura de inclusão, uma vez que permite o contato direto com as histórias, experiências e pontos de vista que as mulheres têm a oferecer e compartilhar, e que podem vir a ser contemplados nos processos de tomada de decisão da empresa.

Além dessa abertura à escuta, é preciso demonstrar interesse genuíno e oferecer espaço para que as profissionais exponham suas opiniões, anseios e expectativas. Esse tipo de postura gera um movimento de transformação, uma vez que incentiva o diálogo sobre a importância e os benefícios trazidos pela perspectiva feminina, bem como sobre sua capacidade de produzir um ambiente de participação paritária, favorecendo a geração de novos negócios e de uma mudança efetiva na cultura da organização.

Outro ponto relevante é reconhecer e celebrar os sucessos alcançados pelas mulheres, dando a elas o devido crédito – inclusive financeiro – e ressaltando, sempre que possível, a importância da equidade na obtenção de bons resultados. Esse tipo de atitude permite que os próprios homens se tornem mais autoconscientes a respeito das vantagens concedidas a profissionais do sexo masculino e, a partir dessa reflexão, contribuam para que todos possam obter esses mesmos benefícios de maneira equânime.

Em suma, é urgente que as empresas se convençam de que a diversidade de gênero no ambiente corporativo se trata, de fato, de um ganha-ganha para todas e todos. Não se trata de eliminar as vozes e contribuições de um grupo em detrimento de outro, mas sim de somá-las, em prol do bem-estar coletivo. Afinal, para além das vantagens econômicas, promover uma cultura inclusiva, capaz de estimular e permitir que mais mulheres acessem todos os níveis da hierarquia, leva a menores taxas de evasão, a uma maior produtividade e a um maior engajamento da força de trabalho.

Tudo isso é essencial, já que pessoas competentes e motivadas impulsionam melhorias que alcançam desde o desempenho financeiro e a inovação da corporação até sua capacidade de atração e retenção de talentos, bem como a eficácia das próprias decisões tomadas pela alta liderança. Essa transformação, no entanto, só pode acontecer se os homens estiverem verdadeiramente capacitados e comprometidos em liderar o tema da equidade gênero, chamando para si a responsabilidade por operar essa mudança.

Ao aderir de maneira efetiva a perspectiva de gênero em suas políticas e ações de diversidade e inclusão, as empresas estão contribuindo para que todo seu público interno – e não apenas o feminino – tenha uma percepção mais clara do perfil igualitário da gestão e do seu comprometimento com uma agenda pautada pela equidade. Uma liderança que valoriza a pluralidade favorece um ambiente corporativo mais inovador e eficiente. E, enquanto os homens ainda forem maioria nos cargos decisórios, é dever deles promover uma cultura que beneficie o coletivo e o negócio, abrindo espaço para que outros grupos também acessem essas posições de poder.

*Mayra Santana Silva é Gerente Executiva de Recursos Humanos da Volkswagen Financial Services Brasil. Psicóloga de formação e pós-graduada em Gestão de Pessoas e Administração de Empresas, tem mais de 15 anos de experiência generalista na área, com passagem por grandes corporações multinacionais, como HSBC, Renault e Nissan.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar