Porto atinge R$ 9 bilhões em receita no segundo trimestre do ano

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  /Cqcs/Manuella Cavalcanti

A Porto divulgou, nesta terça-feira (13), os resultados do segundo trimestre de 2024, que apontaram aumento de receitas nas quatro verticais de negócios, em comparação com o mesmo período do ano passado. A companhia também registrou crescimento de 13,6% da receita total, atingindo R$ 9 bilhões, enquanto a receita acumulada do primeiro semestre alcançou 17,6 bilhões, um aumento de 13,9% em relação ao mesmo período do ano anterior. Além disso, fechou o período com 17,7 milhões de clientes.

O lucro líquido do trimestre foi de R$ 584 milhões, com impacto de R$ 87,2 milhões relacionados às enchentes no Rio Grande do Sul e de R$ 19,4 milhões referentes ao efeito da rolagem de títulos de renda fixa. Sem estes eventos, o lucro líquido da companhia teria sido 690,6 milhões. No primeiro semestre, o lucro líquido superou R$ 1,2 bilhão, aumento de 21,3% em comparação com o primeiro semestre do ano passado, mesmo considerando os impactos das enchentes no período. Estes resultados levaram a um ROAE de 18,5% no segundo trimestre de 2024 e de 19,5% no primeiro semestre de 2024.

O retorno das aplicações financeiras (excluindo previdência e rolagem de títulos) geridas pela tesouraria da Porto foi de R$ 224,7 milhões no segundo trimestre, o que apontou uma rentabilidade de 69,3% do CDI, impactada pelo desempenho em renda fixa indexados à inflação e pré- fixados (MTM), renda variável e multimercados. Em relação ao mesmo período do ano passado, o resultado financeiro foi 48,3% menor, atingindo R$ 167 milhões.

O índice de eficiência operacional, que leva em consideração a soma das despesas administrativas em relação à receita total, alcançou 11,7% no segundo trimestre deste ano, registrando aumento de 0,3 pontos percentuais, quando comparado com o mesmo período de 2023. No acumulado do primeiro semestre, o índice de eficiência foi de 11,6%, apresentando uma melhora de 0,5 p.p. em detrimento ao primeiro semestre de 2023, decorrente dos ganhos de produtividade observados no período.

Presença digital

A Porto registrou 65 milhões de interações e atendimentos digitais no segundo trimestre do ano. 56% dos acionamentos para serviços de carro ou residência foram feitos por meio do App Porto e do Whatsapp. Além disso, a companhia alcançou a marca de 3,4 milhões de usuários no App.

Porto Seguro

A vertical de Seguro da companhia registrou a expansão de 3,6% das receitas trimestrais, que representa R$ 5,2 bilhões, quando comparada com o mesmo período do ano passado, que foram alavancadas pelo aumento de 12,6% nos prêmios dos seguros Patrimoniais e de 5,9% nos prêmios do Vida. No ramo Auto, os prêmios cresceram 0,7%, enquanto os itens emitidos mantiveram a trajetória de crescimento através do aumento de 1,85%, conforme comparado com o segundo trimestre de 2023.

Esta evolução permitiu a manutenção de um resultado equilibrado, dado que a tabela FIPE, um dos principais componentes de custo para os sinistros, decresceu 4,9% nos últimos 12 meses, levando em consideração a cesta ponderada de veículos segurados da Porto.

O Índice Combinado da unidade de negócio de Seguro foi de 90,5%, aumento de 3,5 pontos percentuais quando comparado com o segundo trimestre de 2023, impactado principalmente pelos efeitos das enchentes no Rio Grande do Sul, resultando numa sinistralidade de 52,5% no segundo trimestre deste ano, aumento de 3,2 pontos percentuais em comparação com o mesmo período do ano anterior. Excluindo os impactos das enchentes, o Índice Combinado trimestral seria de 87%, estável em comparação ao segundo trimestre de 2023 e a sinistralidade seria de 48,8%, uma redução de 0,5 pontos percentuais em comparação com o ano anterior.

No Auto, a sinistralidade foi de 59,0%, aumento de 4,7 pontos percentuais em relação ano passado e teria sido de 54,6%, aumento de 0,3 pontos percentuais, se excluídos os efeitos climáticos no sul do país.

Porto Saúde

A vertical de saúde da companhia expandiu em 50,2% no segundo trimestre de 2024, quando comparado com o mesmo período do ano anterior, atingindo R$ 1,6 bilhão no trimestre, alavancadas pela continuidade do crescimento significativo, cerca de 53,8%, nos prêmios do Seguro Saúde, com incremento de 144 mil vidas (+31,3% vs. 2T23), totalizando 606 mil beneficiários no período.

O Índice Combinado da Porto Saúde melhorou em 3,5 pontos percentuais, alcançando 96,2% no trimestre, decorrente principalmente da redução da sinistralidade em 3,2 pontos percentuais em comparação ao 2T23, atingindo 79,4% no período, que contribuiu para o aumento de 169,9% no resultado recorrente ao trimestre da unidade de negócio.

Os ganhos com os novos produtos, o avanço na verticalização virtual, as adequações tarifárias e as ações para redução de fraudes colaboraram para a melhora da sinistralidade, mesmo diante do aumento nos sinistros relacionados com doenças respiratórias e dengue.

Porto Bank

Na Porto Bank, as receitas totais cresceram 23,5%, superando R$ 1,4 bilhão, impulsionadas principalmente pela elevação de 39,3% nas receitas do Consórcio, em linha com a estratégia de diversificação de receitas.

No Cartão de Crédito, o volume total transacionado cresceu 14,5%, atingindo R$ 14,1 bilhões. A inadimplência das operações de crédito acima de 90 dias encerrou o trimestre em 6,4%, uma redução de 1,1 pontos percentuais e permanecendo 1 ponto percentual abaixo da média de mercado, reflexo da efetividade das políticas atuais e foco para produtos de crédito em clientes com relacionamento.

Porto Serviço

A nova unidade de negócio alcançou uma receita de R$ 635,9 milhões e realizou 1,3 milhão de serviços no trimestre. As receitas obtidas além do ecossistema Porto representaram 23,5% do faturamento do trimestre, decorrente do foco na ampliação de vendas nos segmentos B2C e B2B2C, e nas parcerias estratégicas. O lucro trimestral da vertical foi de R$ 48,3 milhões, resultando numa margem EBITDA de 19,7% e num ROAE de 22,0% no período.

Novas iniciativas da companhia

A companhia segue avançando em iniciativas, como a revisão do portfólio de seguros auto a fim de aperfeiçoar a personalização das ofertas. Durante o segundo trimestre de 2024, a Porto também anunciou lançamentos de produtos.

A Porto Saúde lançou o Porto Bairro, solução que oferece Seguro Saúde para dez bairros de São Paulo por meio de planos microregionais, hospitais e laboratórios de referência com custo acessível e atendimento de qualidade.

A Porto Bank, por sua vez, apresentou a isenção de IOF para compras internacionais no Cartão de Crédito, como oportunidade de buscar maior relevância no volume transacionado e na principalidade nos clientes de média e alta renda.

Além disso, houve a distribuição da nova interface do App Porto com o objetivo de fortalecer a interação do cliente com todo o ecossistema da empresa, incentivando o autosserviço, cross-sell e up-sell.

Reconhecimentos

A seguradora cresceu 14% em valor de marca no ranking das “Marcas Brasileiras Mais Valiosas” da Interbrand, atingindo R$ 1,1 bilhão, e se manteve na 16ª posição pelo segundo ano consecutivo.

Com índices de NPS (Net Promoter Score) de 81 pontos no seguro Auto, de 80 pontos no seguro Residência e 71 pontos do Cartão de Crédito Porto Bank, a Porto tem sido reconhecida pelos clientes.