Parentalidade atípica: a importância do Seguro de Vida para proteger o futuro das famílias

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  /Cqcs/Manuella Cavalcanti

Ser pai ou mãe é uma tarefa desafiadora. Quando se trata de uma parentalidade atípica, que se refere aos pais de crianças com algum tipo de demanda particular, a dedicação exigida é ainda maior. Isso porque, além dos cuidados comuns, é preciso ajustar a rotina e as tarefas diárias para atender às necessidades da criança.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem cerca de 18,6 milhões de pessoas de 2 anos ou mais com algum tipo de deficiência, representando 8,9% da população dessa faixa etária. Desses mais de 18 milhões, cerca de 2 milhões foram diagnosticadas com autismo.

Necessitando de suporte adicional, em termos de cuidados, educação e adaptação do ambiente para atender às necessidades específicas das crianças, muitos desafios podem surgir. A dificuldade financeira é uma delas, pois os custos extras com tratamentos, terapias e adaptações costumam pesar no orçamento da família e exigir um planejamento cauteloso.

Neste cenário, contar com um Seguro de Vida é de grande importância para auxiliar nos custos em caso de imprevistos, bem como para oferecer proteção financeira à família. Com uma apólice adequada, os pais podem ter mais segurança e tranquilidade, sabendo que terão suporte para enfrentar despesas inesperadas e garantir um futuro mais estável para os filhos.

Rafael Cló, CEO e cofundador da Azos Seguros, afirmou que o Seguro de Vida se tornou uma ferramenta para que pais garantam acesso a tratamentos e terapias aos filhos, conforme ocorra alguma fatalidade e os responsáveis fiquem doentes ou precisem parar de trabalhar temporariamente.

“Entender a importância de um seguro de vida adequado é essencial para garantir que os pais possam enfrentar os desafios financeiros e emocionais que acompanham a criação de uma criança atípica. Quando se é pai, já existe uma preocupação com os filhos, mas quando se trata de filhos que provavelmente irão depender financeiramente dos pais “para sempre”, essa preocupação é ainda maior”, explicou. De acordo com Cló, o objetivo é garantir que a família tenha o suporte necessário, para o presente e futuro, oferecendo alívio financeiro quando mais precisarem.

A demanda por seguros de vida mais adaptados vem em uma crescente, e o mercado oferece opções mais flexíveis e personalizadas. A expectativa, para um futuro próximo, é de que surjam mais inovações e políticas públicas que ofereçam suporte adicional, facilitando o acesso a esses seguros e ajudando as famílias a enfrentar os desafios com mais segurança e tranquilidade.

Para Cló, o Mercado de Seguro deve se ajustar para apoiar melhor estas famílias: “A inclusão é um passo importante para garantir que todos tenham a proteção financeira que precisam”. O executivo ainda espera que, no futuro, haja mais opções acessíveis e adaptadas, para que possam enfrentar os desafios com mais segurança e tranquilidade.