Interações inusitadas: IA corrige Salmo e conquista o coração de cliente

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mind Marklab

Empresas podem alcançar 96% em índice de satisfação do cliente por meio de atendimentos online hiperpersonalizados, segundo WeClever

Uma cliente, durante uma interação com a assistente virtual, nota a naturalidade das respostas e grande simpatia. Ao final do atendimento, a IA agradeceu e desejou um dia de boas energias, acompanhada de um emoji de coração. Em resposta, a cliente: “Para que estou me apaixonando! Na verdade, preciso de mais uma coisa, seu número. Brincadeira, vou te deixar trabalhar em paz”. Em seguida, a assistente respondeu: “haha, entendi a brincadeira! Infelizmente, como assistente virtual, não tenho um número de telefone pessoal. Mas estou aqui para ajudar com suas dúvidas e necessidades da sua conta bancária. Se precisar, é só chamar”. E finalizou com um emoji sorrindo.

O exemplo real citado acima é um dos casos inusitados que a WeClever registra com frequência em sua base de clientes que utilizam a IA Conversacional. Para Ana Abreu, COO da WeClever, as histórias diferenciadas que coletam na startup ilustram como a IA pode participar de conversas significativas e até criar conexões emocionais com os clientes. “Segundo dados internos, nossas interações personalizadas e naturais alcançam uma média de satisfação do cliente em 96% - enquanto a média de mercado é de 70% -, mostrando que a tecnologia, quando bem utilizada, pode proporcionar uma experiência positiva e memorável”, explica.

Em outra ocasião, um consumidor que possivelmente colocou na lista de transmissão o contato do atendimento ao cliente da empresa que buscou auxílio em algum momento, passou a mandar mensagens Bíblicas com frequência. Em uma dessas interações, recitou o seguinte Salmo: “Há um só Senhor. Uma só fé, um só batismo. Salmo 09”. A IA, programada para entender e corrigir citações textuais, educadamente, respondeu “Peço desculpas, mas a passagem que você mencionou não responde ao Salmo 9. No entanto, a mensagem transmitida é sobre a importância de ter um só Senhor, uma só fé, um só batismo. Se você tiver alguma dúvida ou precisar de assistência relacionada ao empréstimo, estou aqui para ajudar”.

“Essas interações mostram a importância de acompanhar e auditar os atendimentos realizados pela IA. As correções e as respostas devem ser monitoradas para garantir que a assistência virtual esteja oferecendo informações precisas e mantendo a ética em suas interações. A tecnologia é alimentada por meio das informações recebidas e treinada para aplicar a melhor solução ao cliente, gerando uma verdadeira experiência”, ressalta Ana.

A WeClever recentemente lançou uma atualização que interpreta imagens enviadas pelos clientes durante as conversas com os agentes conversacionais. Para o cliente da startup, isso significa um aumento na eficiência e na precisão do atendimento, automatizando processos e reduzindo o tempo de resposta. Já para o cliente final, a interação será mais ágil e personalizada, resultando em uma experiência muito mais positiva.

A evolução da inteligência artificial tem um impacto profundo na experiência do cliente. Sistemas avançados estão se tornando mais capazes de entender e responder a emoções e contextos, criando interações mais humanas. Em um mundo cada vez mais digital, essas histórias destacam como a tecnologia pode ser utilizada não apenas para resolver problemas de atendimento para empresas e reverter em novas vendas, por exemplo, mas para recuperar momentos humanizados de conexão.