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O que esperar da tecnologia no varejo

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O que esperar da tecnologia no varejo

Por Otavio Argenton

O varejo brasileiro está em ritmo de crescimento este ano, segundo dados da Pesquisa Mensal do Comércio, realizada pelo IBGE. Mas apesar do aumento no volume de vendas, marcas e empresas enfrentam o significativo desafio de se mostrar relevante no mercado. Isso é reflexo de uma concorrência cada vez mais acirrada e também da mudança no comportamento dos consumidores, agora, atraídos por experiências cada vez mais personalizadas, além dos diversos canais de atendimento, online ou offline.

Quem se destaca neste cenário, por sua vez, são as empresas que aliam a personalização com a eficiência, e, diante disto, a tecnologia no varejo torna-se a grande chave para acompanhar a evolução do comportamento de compra dos consumidores e se destacar diante os concorrentes.

Tecnologia no varejo na prática

Soluções em nuvem agregam benefícios que são essenciais para o comércio, como a flexibilidade e a escalabilidade necessárias para que as empresas tenham a possibilidade de ajustar a sua operação de acordo com a demanda de mercado. Por exemplo, em determinados períodos do ano, é esperado que as vendas tenham um aumento exponencial em curtos períodos de tempo – como é o caso da Black Friday. Nesse sentido, a alocação em nuvem é uma solução apropriada para comportar tamanha demanda, sem a necessidade de grandes mudanças na infraestrutura de TI.

Além disso, as tecnologias em alta, como a Inteligência Artificial (IA), Internet das Coisas (IoT) e Data Analytics, também apoiam na construção de um processo de compra aliado aos desejos e comportamentos do consumidor.

Aqui, as possibilidades se estendem para a criação de lojas inteligentes, em que o consumidor interage de maneira mais autônoma, e também sistemas de realidade aumentada, em que é possível visualizar o produto no ambiente final. Para se ter uma ideia, a tecnologia já tem permitido visualizar como um móvel vai ficar na sala de estar sem mesmo sair dela, apenas apontando a câmera do celular para o local.

Não menos importante, a automação também transforma os processos internos, desde o controle de estoque, até a customização do atendimento.

Personalização: a chave para a conexão com o consumidor

A personalização da experiência do cliente por meio da tecnologia é feita pela análise dos dados coletados, que exige uma infraestrutura de TI desenvolvida de maneira integrada e consistente.

Tendo em vista que ela é essencial para a construção de um relacionamento duradouro com os consumidores, o atendimento omnichannel, que integra diferentes canais de comunicação, é uma estratégia bastante adotada atualmente. No entanto, é preciso saber como filtrar e cruzar essas informações, para que a análise dos dados seja eficiente e os custos otimizados.

Com os dados bem estruturados, as possibilidades são ampliadas. Programas de fidelidade que recompensam os consumidores de forma inteligente, recomendações que fazem mais sentido para cada perfil de cliente, facilitação do processo de compra e descontos personalizados, são apenas alguns exemplos.

O futuro do varejo é tecnológico. Por isso, é importante entender o que é preciso ser feito hoje, para que o seu negócio alcance seu pleno potencial. Contar com especialistas nesse processo é essencial, uma vez que a evolução tecnológica é uma jornada com início, mas sem fim. Portanto, escolha parceiros em que você confie, pense alto, mas tenha os pés no chão, pois cada passo é determinante nesta caminhada.

Otavio Argenton é Country Manager da SoftwareOne Brasil, provedora global e líder em soluções de ponta-a-ponta para softwares e tecnologia de nuvem.


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