Brasil,

Presentes para o Dia dos Pais: quais são os golpes mais comuns e como se proteger?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Weslley Morais
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Imagem de Motaz Tawfik por Pixabay Imagem de Motaz Tawfik por Pixabay

E-commerce deve ter um aumento de 4,7% nas vendas para a data comemorativa e criminosos aproveitam

O próximo domingo (11) marca a comemoração do Dia dos Pais, entre as datas comerciais com maior volume de compras. Com um aumento projetado de 4,7% nas vendas no comércio em relação ao ano passado, conforme dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), há uma expectativa de maior atividade por parte dos criminosos. Para evitar que brasileiros sejam vítimas, a Clear IT, empresa de proteção de dados e cibersegurança, reuniu algumas dicas de alerta para evitar ser vítima de criminosos que usam a data como chamariz para golpes e fraudes.

“Em datas como essa, as vítimas vão desde quem pesquisa com antecedência em busca de promoções, às pessoas que compram de última hora e se deixam levar pela pressa”, afirma Paulo Teixeira, CTO da Clear IT.

O CTO, que possui mais de 15 anos de experiência em TI, aponta que alguns casos de golpes aparecem com mais frequência em datas comemorativas. Saiba quais são:

1. Phishing por e-mail

Phishing é uma técnica de fraude eletrônica em que criminosos enviam e-mails que parecem ser de empresas legítimas, como lojas de varejo online, bancos ou serviços de entrega. Durante os períodos de celebrações, é comum que os consumidores recebam esses e-mails com ofertas "incríveis", links para falsos rastreamentos de pedidos ou solicitações de atualização de informações pessoais.

2. Sites de compras falsos

Golpistas frequentemente criam réplicas de sites conhecidos ou desenvolvem novos sites que parecem legítimos. Esses sites geralmente coletam dados de pagamento e informações pessoais sem enviar qualquer produto.

“Para se prevenir, é essencial verificar a URL do site, procurar a presença de um certificado SSL (https://), ler avaliações de outros consumidores e, principalmente, desconfiar de preços muito abaixo do normal”, destaca Paulo.

3. Anúncios em redes sociais

Criminosos utilizam plataformas de redes sociais para postar anúncios, muitas vezes patrocinados, que direcionam os usuários para sites maliciosos. Para se proteger, Paulo orienta que os usuários cliquem apenas em anúncios de vendedores verificados e verifiquem os comentários e feedbacks dos anúncios.

Como se prevenir

Segundo Paulo, as ações maliciosas que exploram datas comemorativas não costumam ser muito sofisticadas. Isso significa que cuidados básicos continuam sendo suficientes para a prevenção do problema. “Os ataques de phishing e outros golpes cibernéticos podem parecer sofisticados, mas muitas vezes são baseados em truques simples que aproveitam a falta de atenção do consumidor que clica em diversos links sem perceber”, afirma o CTO.

Além disso, os especialistas indicam que os consumidores desconfiem de mensagens com tom alarmista, pois elas tentam induzir o usuário a agir com pressa e, assim, não pensar muito no que está fazendo. Como, "... são as últimas unidades" ou "o estoque está acabando", o ser humano é inclinado a uma resposta rápida em um momento ou situação de urgência.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar