Brasil,

Três meses após a tragédia climática, gaúchos ainda enfrentam desafios para recomeçar

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Seguro Gaúcho l Andréia Pires
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A tragédia climática que assolou o Rio Grande do Sul há três meses ainda deixa marcas profundas na vida dos gaúchos. Apesar dos programas de auxílio financeiro disponibilizados pelo Governo Federal para ajudar pessoas físicas e jurídicas a se reerguerem, muitos ainda enfrentam dificuldades significativas. Entre eles, Thiago Nunes Felisbino, empresário canoense, é um exemplo de resiliência e luta. Ele sofreu prejuízos incalculáveis, tanto em sua loja quanto em sua residência, ambas localizadas no bairro Harmonia, em Canoas. Sem nenhum tipo de seguro, o empreendedor compartilha sua jornada de reconstrução.

Impacto direto e prejuízos

"A tragédia teve um impacto direto no nosso trabalho," relata Thiago. "Ficamos mais de 20 dias com a loja embaixo d’água e levamos mais um mês para limpar tudo e recomeçar as vendas online”. As perdas foram enormes: "Perdemos 70% das mercadorias da loja, que estava cheia pela troca de estação, e os móveis não sobraram nada. Além disso, foram praticamente dois meses sem vender".

Retomada das atividades

Para o empresário, a prioridade foi retomar as vendas o mais rápido possível, mesmo que online. "Em primeiro momento, retomamos com as vendas online, pois ficamos mais de dois meses sem vender. Utilizamos de crédito para montar a loja do zero e comprar as mercadorias," explica.

Recomeçar não tem sido fácil, mas a determinação de Felisbino é inabalável. "Está sendo difícil esse recomeço, pois muita gente foi afetada, o que impacta o comércio. Porém, é muito bom poder ter a nossa loja montada novamente, em um espaço amplo e confortável," diz. A tragédia trouxe mudanças na rotina e no atendimento, com a loja agora localizada em um shopping, através de um programa de aluguel solidário, o que exige novos horários e dias de funcionamento.

Sobre o futuro, o canoense se mostra otimista. "Estamos muito empolgados com essa oportunidade e, com certeza, a ideia é ficar. Porém, estamos reformando nossa antiga loja para decidir o que realmente iremos fazer," afirma.

Impacto na residência

A enchente não afetou apenas o negócio de Thiago, mas também sua casa. "A loja fica no mesmo endereço da nossa residência, e fomos atingidos na loja e no andar de baixo da casa. Perdemos tudo que estava nestes espaços. É muito triste ver teus sonhos e conquistas sendo levados por uma enchente," desabafa. Apesar disso, o apoio de amigos e familiares tem sido crucial: "Temos amigos e nossa família que nos motivam todos os dias para lutar e conquistar tudo novamente".

A história deste trabalhador é um reflexo da realidade enfrentada por muitos gaúchos após a tragédia climática. Sem seguros para amparar suas perdas, ele e muitos outros dependem de sua própria resiliência e do apoio comunitário para reconstruir suas vidas. A recuperação ainda está em curso, mas o espírito de luta e a determinação continuam fortes, mostrando que, apesar das adversidades, é possível sim, recomeçar.


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