Nova pesquisa apresenta cinco perfis exclusivos de alunos que as organizações podem usar para criar programas de aprendizado personalizados para equipes

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Julia Ferreira

pixabay pixabay

A Udemy, marketplace líder em habilidades e plataforma de aprendizado, acaba de lançar o relatório "Making learning work for everyone: The 5 learner profiles". A escassez global de habilidades e a contínua lacuna de talentos fizeram com que as organizações repensassem a abordagem em relação aos programas de aprendizado. Para muitos, a mudança para uma abordagem baseada em habilidades tornou-se a resposta para preencher essa lacuna, criar agilidade organizacional, melhorar o engajamento dos funcionários e engajar os talentos de uma forma mais significativa nas suas organizações. A pesquisa fornece recomendações sobre como os líderes podem desenvolver programas de aprendizado eficazes, que sejam personalizados e acessíveis e consigam engajamento de cada aluno.

O “Making learning work for everyone” analisou dados de quase 12.000 alunos no mundo todo para chegar a cinco perfis exclusivos de alunos, com motivações, mindsets e medidas de sucesso específicas. Esses perfis são distribuídos quase uniformemente da seguinte forma:

Aluno devotado (18%): Alunos com motivação e com interesse em diversos tópicos

Aluno social (23%): Alunos motivados pelo ambiente externo e orientados para o sucesso

Aluno confiante (24%): Alunos proativos que gostam de desafios

Aluno emergente (19%): Alunos que preferem orientação e estão construindo a própria autoconfiança

Aluno prático (16%): Alunos que preferem conforto e estrutura a desafios

“As empresas no Brasil, na América Latina e no mundo têm como desafio preencher as suas lacunas de habilidades, que atrasam a sua transformação digital e o acompanhamento de tendências como a IA generativa”, diz Bruno Barreto, vice-presidente da Udemy para a América Latina. “Para solucionar essas questões e fazer uma transição bem-sucedida para se tornarem empresas baseadas em habilidades, as empresas precisam de programas de aprendizado eficazes, com experiências de aprendizado escaláveis e personalizadas para as equipes.”

O “Making learning work for everyone” fornece descobertas importantes e práticas recomendadas para líderes de aprendizado e desenvolvimento, como:

A importância de projetar programas de aprendizado focados na motivação e no valor intrínseco. Baseados em décadas de aprendizado científico, os princípios de design de aprendizado da Udemy sugerem que, se um aluno valoriza intrinsecamente uma experiência de aprendizado, é mais provável que ele se engaje nela e vá até o final. No entanto, diferentes perfis de alunos são motivados por diferentes fatores. Alunos confiantes, por exemplo, são motivados pela forma como o aprendizado os ajuda a alcançar resultados específicos. Alunos devotados estão no outro extremo do espectro, motivados pela alegria de aprender e pelo desejo de construir conhecimento.

No Brasil, os alunos são motivados pelo desejo de alcançar um resultado específico, melhorar a própria situação financeira e adquirir as habilidades necessárias para a sua vida e o seu trabalho. Entre os principais objetivos que os alunos no Brasil têm ao fazer cursos online, estão o crescimento na carreira, o alcance de objetivos de vida, o aprimoramento das habilidades das suas equipes e o aumento da estabilidade financeira. Se os líderes de aprendizado compreendem o que cria valor intrínseco para diferentes perfis de alunos, eles podem aumentar o engajamento e ajudar os alunos a investirem mais na construção de novas habilidades.

A geração Z é a mais motivada a aprender por incentivo externo. A divergência geracional nas perspectivas de aprendizado está aumentando. Gerações diferentes da força de trabalho têm perspectivas diferentes sobre aprendizado, motivações e prioridades. Entre os alunos da geração Z, há mais alunos motivados por incentivo externo, especialmente alunos sociais (18%) e alunos emergentes (19%). Os baby boomers, a geração mais velha da força de trabalho, têm um índice alto de alunos confiantes (16%). À medida que a demografia geracional da força de trabalho continua a mudar, as equipes de aprendizado devem levar em consideração essas mentalidades e expectativas divergentes para otimizar o engajamento futuro.

Programas de aprendizado multimodais e combinados são o padrão ouro. Alunos dedicados, confiantes e práticos preferem aprender sozinhos. Além disso, os alunos sociais e os alunos confiantes medem o próprio sucesso comparando o seu desempenho com o dos seus pares, indicando uma abordagem mais competitiva em relação ao aprendizado. Alguns perfis, como os alunos emergentes, se sentem intimidados pelo aprendizado social com alunos proativos ou competitivos.

Os alunos no Brasil aprendem melhor com orientação especializada e estando rodeados de pessoas com quem podem aprender. Aulas online ao vivo e aprendizado por assinatura são mais atraentes para os alunos brasileiros. No entanto, a maior barreira para eles é a falta de tempo para se dedicar ao aprendizado online. As equipes de aprendizado podem resolver isso estruturando oportunidades para unir diferentes grupos e as abordagens preferidas de aprendizado deles.

“Os princípios básicos da ciência do aprendizado mostram que todos os alunos têm um conjunto universal de necessidades para aprenderem de forma eficaz”, diz Justin Mass, diretor sênior de aprendizado empresarial da Udemy. “Mas nem todos os alunos têm as mesmas necessidades ao mesmo tempo ou no mesmo nível, o que pode tornar a criação de programas um desafio para os líderes de aprendizado. Ao compreender os perfis de aprendizado exclusivos e a presença deles em todos os níveis e áreas, os líderes de aprendizado podem criar experiências de aprendizado que tenham mais engajamento e que atendam a diversas necessidades, criando um impacto duradouro tanto para os colaboradores como para as organizações.”

Para saber mais sobre os perfis exclusivos de alunos e como engajar alunos com sucesso, baixe "Making learning work for everyone: The 5 learner profiles". Para saber como a Udemy pode apoiar organizações no desenvolvimento de programas de aprendizado para equipes de todos os tamanhos, visite business.udemy.com.

Sobre a Udemy

A Udemy (Nasdaq: UDMY) transforma vidas por meio do aprendizado, garantindo que todos tenham acesso às habilidades mais recentes e relevantes. Por meio da plataforma Udemy Intelligent Skills e de uma comunidade global de instrutores diversificados e experientes, milhões de alunos adquirem experiência numa ampla gama de habilidades técnicas e profissionais, desde IA generativa até liderança. O marketplace da Udemy oferece aos alunos milhares de cursos atualizados em dezenas de idiomas e uma variedade de soluções para atingir os objetivos desses alunos. A Udemy Business capacita as empresas a oferecer aprendizado sob demanda para todos os seus funcionários, aprendizado imersiva para equipes de tecnologia por meio da Udemy Business Pro e aprendizado em grupo para líderes por meio da Udemy Business Leadership Academy. Entre os clientes da Udemy Business, estão a FenderⓇ, o Glassdoor, a On24, o Banco Mundial e a Volkswagen. A Udemy tem sede em São Francisco, com escritórios em Austin e Denver (nos Estados Unidos), Ancara e Istambul (na Turquia), Dublin (na Irlanda), Melbourne (na Austrália) e Chennai, Gurugram e Mumbai (na Índia).

Metodologia

Os insights do relatório são derivados de uma investigação realizada com métodos mistos em 2023, com aproximadamente 12.000 clientes online globais e alunos empresariais no Brasil, na Índia, nos Estados Unidos, no Reino Unido, no México, na Alemanha, na Indonésia e no Japão. Os perfis foram desenvolvidos aproveitando uma análise de agrupamento dos dados da pesquisa, considerando atitudes de aprendizado, motivações de aprendizado, percepções de sucesso e perfil psicográfico.