Brasil,

Consumidores preferem avaliações de usuários comuns, mas influenciadores seguem relevantes, aponta estudo

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Marcela Gava
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Consumidores preferem avaliações de usuários comuns, mas influenciadores seguem relevantes, aponta estudo

A Pesquisa sobre o Consumidor Online 2024 do Capterra reuniu a opinião de 497 consumidores brasileiros sobre quais elementos os influenciam a realizar uma compra de produtos ou serviços online

Os influenciadores se tornaram embaixadores de marcas, produtos ou serviços nos últimos anos, o que levou algumas companhias a investir fortemente em campanhas com essas personalidades.

No entanto, novo estudo da plataforma de comparação de softwares Capterra mostra que, na realidade, as avaliações de usuários comuns (53%) tiveram mais importância para os consumidores do que as resenhas de influenciadores digitais (18%) na compra de novos produtos ou serviços online nos últimos 12 meses.

E a preferência não para aí: mais de 9 de cada 10 (92%) usuários tendem a confiar nas avaliações de produtos feitas por usuários de redes sociais que não são influenciadores.

"As avaliações de pessoas comuns podem ser consideradas mais genuína do que aquelas realizadas por influenciadores por não fazerem parte de campanhas patrocinadas. Esse fato pode dar uma visão mais realista aos consumidores sobre o que esperar da experiência com aquele produto ou serviço", explica Marcela Gava, analista sênior do Capterra responsável pelo estudo.

Mas isso significa que o marketing de influenciadores está em decadência? A resposta é não.

O levantamento do Capterra mostra que, no final, 74% dos consumidores entrevistados possuem algum grau de confiança nas resenhas de produtos feitas por influenciadores digitais, provando que também há relevância neste tipo de estratégia.

"Mais do que uma simples recomendação de produtos, para passar confiança, as marcas podem pensar em outros formatos de conteúdo, como demonstrações de uso, sessões de perguntas e respostas e criação de narrativas pessoais relacionadas ao produto promocionado", conclui Gava sobre campanhas com influenciadores.

Sites de avaliação se consolida como a fonte mais confiável para review de produtos

As plataformas de avaliação, que incluem sites como Capterra, foram elencadas como a fonte mais confiável para acessar avaliações de produtos (53%). Os sites de avaliações costumam contar com sistemas de checagem de veracidade, o que pode transmitir mais confiança aos consumidores.

Avaliações de mecanismos de busca (38%) e marketplace de e-commerce (31%) também são consideradas confiáveis.

No entanto, um dos elementos que os usuários consideram menos importantes nas avaliações são a data de publicação (66%). Trata-se de um item fundamental para detectar se o conteúdo é real, já que várias resenhas escritas em um curto espaço de tempo são indicativos de que podem ter sido forjadas.

METODOLOGIA

A Pesquisa do Capterra sobre Consumidor Online 2024 foi realizada online em abril de 2024 e contou com a participação de 497 respondentes de todas as regiões do Brasil. O objetivo do estudo foi entender como o consumidor online atualmente realiza suas compras. Para participar, os respondentes deveriam fazer compras on-line várias vezes por mês ou com mais frequência.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar