Novo episódio do Conversa Segura discute o Seguro como estímulo ao Crédito

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Flávia Freitas

Da esq. para a dir.: Julia Normande Lins, Felipe Montenegro Mattos, Leila Sterenberg e Denis Morais Da esq. para a dir.: Julia Normande Lins, Felipe Montenegro Mattos, Leila Sterenberg e Denis Morais

O quarto episódio vai ao ar nesta quinta-feira, 25 de julho

Com apresentação da jornalista Leila Sterenberg, o quarto episódio da segunda temporada do Conversa Segura, videocast do SeguroPod, que vai ao ar nesta quinta-feira, 25/7, abordou o papel e a importância do mercado de seguros para estimular o crédito no Brasil, tanto para pessoas físicas quanto para empresas. Com publicação semanal, sempre às quintas-feiras, às 18 horas, no canal do Spotify e do Youtube da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), o programa reúne grandes executivos das maiores empresas do setor, além de representantes do Executivo e Legislativo brasileiro.

O episódio contou com a participação de Julia Normande Lins, diretora de Infraestrutura de Mercado e Supervisão de Conduta da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), Denis Morais, presidente da Federação Nacional de Capitalização (FenaCap), e Felipe Montenegro Mattos, diretor-presidente da Caixa Seguridade. Durante a entrevista, os convidados destacaram como as seguradoras podem facilitar o acesso ao crédito para mitigar riscos, promovendo a estabilidade financeira e incentivando o desenvolvimento econômico.

Para Julia Normande, a publicação da Lei 14.652/23, que permite o uso das reservas técnicas de previdência e capitalização, é um bom exemplo da relação do setor com o fomento ao crédito. “É um movimento muito importante, pois pode gerar um efeito multiplicador de renda e investimento a partir do momento em que o seguro está servindo como instrumento para o barateamento e a disponibilidade de crédito”. A diretora ainda ressalta que “as políticas securitárias e creditícias devem andar lado a lado, de forma complementar, sem que uma se sobreponha a outra”.

Segundo Denis Morais, o desafio é fazer com que as reservas das modalidades de capitalização e previdência, que hoje somam algo como R$ 1,5 trilhão, não permaneçam apenas como poupança de longo prazo, mas também possam injetar no mercado de crédito uma garantia que possa baixar os juros, trazendo benefícios aos consumidores. “Isso traz um lado positivo, já que o consumidor terá acesso a uma taxa de juros menor”, avalia.

Felipe Montenegro Mattos destaca que a Caixa Seguridade tem tido um olhar especial para os produtos ofertados como propulsores do crédito. “Como podemos ajudar o crédito para a sociedade? O crédito bom é o crédito barato, mas ele é difícil de conseguir. E o seguro tem um papel importante nesse processo”, sinaliza.

Para acessar o quarto episódio da segunda temporada do Conversa Segura, clique aqui.

Agenda de divulgação do Conversa Segura

A programação continua em 1º de agosto com o “Seguro na Agenda Econômica do Governo”, seguido de: “Seguro, projetos de Infraestrutura em Grandes Obras” (8/8), “Longevidade” (15/8), “Como Ampliar o Acesso da População a Produtos de Seguros” (22/8) e “Seguros de Vida e Previdência Privada” (29/8).

Os dois programas que serão veiculados nas duas primeiras quintas de setembro abordarão a “Capitalização”, dia 05, e “Subscrição de Risco no Contexto da Agenda Climática”, dia 12.

O “SeguroPod” faz parte da estratégia da área de Comunicação e Marketing da CNseg de desmistificar a imagem do seguro e ampliar o conhecimento da população brasileira sobre a importância de adquirir produtos do setor para garantir proteção no dia a dia das pessoas.

Sobre a CNseg

A Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg) congrega as empresas que compõem o setor, reunidas em suas quatro Federações (FenSeg, FenaPrevi, FenaSaúde e FenaCap). A missão central da CNseg é prover serviços que melhoram a vida das pessoas e a realização dos negócios, permitindo o crescimento da economia brasileira. Acompanhe as novidades sobre o trabalho da CNseg no site cnseg.org.br ou no portal noticiasdoseguro.org.br, maior hub de notícias sobre o setor. Siga ainda os canais da CNseg no Facebook, LinkedIn, Instagram e Youtube.