Fidelização 4.0: como empresas de diversos setores usam aplicativos para reter clientes

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Thamyris Barbosa

Que a fidelização de clientes é uma das principais estratégias para o sucesso de um negócio, isso não se discute mais. A novidade que tem sido explorada pelas empresas recentemente é o uso da tecnologia para potencializar a experiência dos clientes, já que o uso de aplicativos de fidelização tem crescido significativamente no Brasil nos últimos anos.

De acordo com a pesquisa da Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF), em 2023, 80,9% dos consumidores participaram de programas de fidelidade, com 53,6% deles inscritos em até três programas. Além disso, o percentual de pessoas que preferem comprar em marcas que oferecem programas de fidelidade aumentou de 72% em 2022 para 85,2% em 2023 – dados também da​ ABEMF.​​ De olho nesses consumidores, empresas de diversos setores têm investido cada vez mais em plataformas e recursos que sejam capazes de manter seus clientes próximos e leais. Algumas dessas iniciativas podem ser conferidas na lista abaixo:

Rede Frango Assado: troca de pontos por coxinhas e outros produtos

A rede Frango Assado, complexo de restaurantes e serviços há mais de 70 anos nas principais rodovias de São Paulo, conta com o programa de fidelidade Fran-GO!, que pode ser acessado por meio do App Frango Assado ou via Web. Após fazer o cadastro no programa, os clientes são presenteados com 50 pontos, que podem ser trocados por produtos dentro das lojas da rede, como a tradicional coxinha de frango ou um café. A partir daí, a cada real em compras, os usuários acumulam pontos para serem resgatados em produtos ou descontos nas lojas.

Veloe: tag com descontos e cashback

A Veloe, solução completa de mobilidade e gestão de frota, lançou no início do ano o primeiro programa de benefícios exclusivo para clientes pessoa física do segmento de mobilidade. Localizado no próprio aplicativo da marca, o Clube Veloe disponibiliza missões que devem ser concluídas pelos usuários. A cada desafio completo, os clientes ganham uma medalha que dá direito a prêmios e benefícios exclusivos. No total, são quatro medalhas: Bronze, Prata, Ouro e Diamante, que oferecem vantagens como cashback para resgate em gift cards em diversas plataformas como Spotify, Amazon, no próprio app da Veloe, entre outros. Além disso, por meio da plataforma, os clientes podem garantir descontos em combustível, manutenção veicular, dentre outras vantagens. Clientes de nível Diamante podem até garantir a isenção de mensalidade da tag.

Nacional Gás: praticidade e agilidade aos revendedores

A Nacional Gás, empresa distribuidora de GLP que pertence ao Grupo Edson Queiroz (GEQ), desenvolveu o aplicativo Minha Revenda. Por meio dele, revendedores vinculados à empresa podem programar pedidos de maneira rápida e descomplicada, além de acompanhar seus pedidos ativos, consultar o histórico e supervisionar suas revendas, melhorando a experiência do revendedor no processo. Além disso, o cliente pode visualizar o crédito cadastrado, levando mais praticidade em suas decisões de compra. O aplicativo foi desenvolvido pela Coordenadoria de Inovação da Nacional Gás em parceria com o GEQ, que ouviu revendedores de todo o país em uma pesquisa sobre como tornar a experiência de compra mais ágil.

Espaçolaser: “Indique e Ganhe” descontos e benefícios

No aplicativo da Espaçolaser, os usuários podem participar do programa de fidelidade "Indique e Ganhe" onde, ao indicarem amigos, acumulam pontos que podem ser trocados por descontos e benefícios exclusivos tanto na Espaçolaser quanto de parceiros. O app também oferece uma série de funcionalidades que tornam a experiência de depilação a laser mais conveniente e eficiente. Entre os principais recursos estão: a capacidade de agendar, visualizar, alterar e cancelar horários de sessões a qualquer momento e em qualquer lugar, além de receber lembretes automáticos sobre sessões futuras, promoções e novidades da marca. Com um histórico detalhado das sessões, os clientes podem monitorar o progresso dos tratamentos, garantindo que todas as áreas desejadas sejam tratadas conforme o planejado. Para colaborar nas escolhas dos procedimentos, o aplicativo oferece conteúdo informativo sobre os diferentes tipos de tratamentos disponíveis e recomendações personalizadas com base nas necessidades de cada cliente. O pagamento dos serviços também é simplificado, com diversas opções seguras, incluindo a possibilidade de realizar transações online. Além disso, o app oferece todo o suporte ao cliente, permite a localização das unidades da Espaçolaser mais próximas e disponibiliza cupons de desconto. Na Apple Store, o aplicativo é avaliado com uma nota de 4,9.