Seguro de vida é garantia de sucessão patrimonial
A perda de um ente querido pode ser o ponto de ruptura de muitas famílias financeiramente despreparadas para o que pode vir ocorrer após a morte. Segundo Jaime Neto, AVP de Produtos da MetLife Brasil, estatisticamente, muitos lares não estão totalmente prontos para enfrentar despesas inesperadas. O seguro de vida – produto conhecido, mas que ainda exige conscientização por parte de corretores e empresas – é crucial na garantia de sucessão patrimonial, oferecendo proteção financeira estratégica e planejada para todos os dependentes.
A contratação do seguro de vida, conforme destacado por Neto, protege contra perdas financeiras significativas no caso de morte prematura do segurado. Isso resguarda o capital acumulado ao longo da vida e facilita a transferência eficiente e eficaz desse patrimônio para as gerações futuras. Inclusive, o valor da indenização fica fora de processos burocráticos como o inventário, como prevê o art. 794 do Código Civil.
“Muitas famílias não estão totalmente preparadas para enfrentar despesas inesperadas após a perda de um ente querido. Além de garantir a continuidade financeira, o seguro de vida também desempenha um papel crucial na sucessão de empresas familiares e ativos empresariais”, explica o AVP da MetLife Brasil. Segundo ele, esses ativos podem ser significativos e a falta de um seguro adequado pode resultar em complicações legais e financeiras.
Na MetLife Brasil, a gama de soluções de seguro de vida é ampla, alinhada ao compromisso da companhia. “Construir e preservar um patrimônio sólido são partes essenciais do planejamento financeiro de muitas famílias. Nesse sentido, o seguro de vida se destaca como uma ferramenta estratégica, pois além de oferecer proteção em caso de morte, preserva o patrimônio familiar”, destaca Neto. Entre as opções disponíveis estão o Vida Total, que permite que o segurado selecione, na contratação, por quanto tempo deseja pagar o seguro, ficando coberto pela vida toda. Complementando o portfólio do Vida Total e atendendo uma demanda de seus cliente e parceiros, recentemente a MetLife lançou o Vida Total 5, com possibilidade de quitação do prêmio em cinco anos e acesso à cobertura vitalícia.
Conscientizar e viabilizar o acesso do seguro de vida permanecem entre os desafios e compromissos de empresas, especialistas e, principalmente, dos corretores, o canal de distribuição de produtos securitários. Todo empenho depositado parece surtir efeito: segundo pesquisa realizada pelo Datafolha, a pedido da FenaPrevi, o interesse da população em contratar seguros pessoais e previdência privada foi de 53% para 57% de 2021 para 2023.
“Os corretores e parceiros de seguros da MetLife têm um papel essencial de conscientização nesse cenário”, comenta Neto. As iniciativas da companhia incluem programas educativos destinados a informar e capacitar clientes, corretores e parceiros sobre os benefícios do seguro de vida em diferentes estágios da vida. A estratégica inclui workshops, seminários e campanhas midiáticas, adaptação de produtos e uso de tecnologias para simplificar a contratação e gestão dos seguros.
“Em termos de responsabilidade social corporativa, participamos ativamente em iniciativas que promovem a segurança financeira e o bem-estar das comunidades, incluindo parcerias com escolas para programas de educação financeira, apoio a ONGs e engajamento em projetos comunitários”, finaliza o AVP da MetLife Brasil.
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