Brasil,

A influência da estrutura organizacional na Experiência do Cliente

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Jéssica Oliveira
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

*Thiago Serrano, CEO da SoluCX

A experiência do cliente tornou-se um dos principais impulsionadores do sucesso empresarial nos dias de hoje e a maneira como uma empresa organiza seu trabalho desempenha um papel fundamental na formação dessa experiência. É aqui que surgem as estruturas organizacionais. Elas variam e cada uma delas tem um impacto diferente, inclusive, na capacidade de satisfazer as necessidades e expectativas dos clientes.

Neste artigo, exploro as três principais abordagens de estrutura organizacional: descentralizada, centralizada e híbrida – e como o CX pode atuar em cada uma delas.

Modelo descentralizado

No modelo de estrutura descentralizada, várias equipes dentro da organização trabalham de forma independente para aprimorar a experiência do cliente em suas áreas específicas. Cada uma delas é encarregada de tomar medidas para melhorar a CX em seu domínio.

Por exemplo: o departamento de atendimento ao cliente se concentra em aprimorar o suporte ao consumidor, enquanto o setor de marketing se concentra em melhorar a comunicação com os clientes. No entanto, essas equipes podem colaborar em projetos específicos. Essa abordagem permite uma especialização mais profunda e agilidade na adaptação às necessidades do cliente em diferentes áreas.

Modelo centralizado

Em contraste, a estrutura organizacional centralizada envolve a criação de um departamento de Experiência do Cliente dedicado, responsável por liderar todos os esforços relacionados à CX. Essa área coordena a coleta de requisitos de todos os setores e é responsável por implementar soluções de CX.

Na prática: se uma empresa de telecomunicações estabelece um departamento centralizado de CX, esse time lidera iniciativas para melhorar a satisfação do consumidor em todos os aspectos, desde a qualidade do serviço até o atendimento ao cliente. A principal vantagem dessa abordagem é a garantia de consistência na entrega da experiência em toda a organização.

Modelo híbrido

O modelo adota uma abordagem intermediária, onde um time de especialistas em CX é estabelecido para aconselhar e coordenar os esforços em todas as equipes. No entanto, esse time não tem autoridade decisória predominante sobre como as soluções de CX são implementadas. Sua função principal é fornecer orientações e insights para diferentes departamentos, que têm a flexibilidade de adaptar essas orientações às necessidades específicas de suas áreas.

Por exemplo: um banco pode ter uma equipe de CX que oferece orientações gerais sobre como melhorar a experiência, mas cada filial do banco pode personalizar essas orientações para atender às necessidades de seus clientes locais.

Escolhendo a melhor estrutura

Cada uma dessas abordagens tem suas vantagens e desvantagens, e a escolha depende das necessidades específicas da empresa. Uma estrutura descentralizada pode ser mais eficaz em organizações que exigem agilidade e especialização em diferentes áreas de CX. Por outro lado, uma estrutura centralizada é ideal para empresas que buscam garantir a uniformidade na experiência do cliente em toda a organização. O modelo híbrido oferece um equilíbrio entre orientação centralizada e personalização, sendo adequado para aquelas que desejam manter um certo grau de flexibilidade.

A estrutura organizacional desempenha um papel crítico na forma como as empresas gerenciam e melhoram a experiência do cliente. A escolha da abordagem certa é fundamental para garantir que as necessidades e expectativas dos consumidores sejam atendidas de maneira eficaz, resultando em uma CX positiva e duradoura.

Portanto, ao considerar a estrutura organizacional, as empresas devem avaliar cuidadosamente suas metas, cultura corporativa e, acima de tudo, as necessidades de seus clientes.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar