Brasil,

CNseg defende melhoria na gestão de riscos climáticos na 8ª Reunião da Rede Zarc Embrapa

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Notícias do Seguro
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Os prejuízos bilionários com desastres naturais, a necessidade de uma melhor gestão dos riscos climáticos e a ampliação dos recursos para o Seguro Rural foram os temas dominantes da palestra do presidente da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), Dyogo Oliveira, durante a 8ª Reunião da Rede Zarc Embrapa de Pesquisa e Desenvolvimento, realizada em 18 de junho, em Brasília (DF)

De acordo com a CNseg entre 2013 e 2023, desastres naturais causaram R$ 639,4 bilhões de prejuízos em todo o Brasil, sendo 56% dos prejuízos no setor agropecuário. Na última safra, apenas 7% das lavouras cultivadas no Brasil estavam seguradas

Segundo o presidente da Confederação, é importante que sejam ampliados os recursos do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR), além de outros mecanismos, junto à União, para que se possa mitigar os riscos das operações do Seguro Rural em um contexto de mudanças climáticas.

“Não dá para ter mais esse modelo com restrição orçamentária tão severa do PSR, não é mais sustentável. Podemos ter sérios problemas na agricultura brasileira nos próximos anos, se não tivermos uma expansão dos mecanismos de cobertura de risco”, destacou Dyogo Oliveira

Ampliação de recursos

O encontro reúne pesquisadores, autoridades, especialistas em políticas agrícolas, crédito e Seguro Rural e representantes do setor produtivo para discutir a gestão de riscos climáticos na agricultura brasileira. Entre os temas de destaque do evento estão os que tratam sobre política agrícola e gestão de riscos, com foco no Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) e Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR).

Segundo o chefe do departamento de regulação, supervisão e controle de crédito rural do Banco Central, Cláudio Filgueiras, as melhorias na gestão de riscos devem ser adotadas no Proagro visando melhorar o perfil de risco e reduzir incoerências, como exemplo adequando valores da renda mínima conforme a área contratada. Ele ressalta ainda que normas do Banco Central vai possibilitar subsídios diferentes para produtores rurais que tem mais ou menos riscos, por conta de renda e localização geográfica.

A 8ª Reunião da Rede Zarc Embrapa de Pesquisa e Desenvolvimento acontece entre os dias 18 e 20 de junho, e é direcionada a setores de governo, organizações e empresas diretamente ligadas ao tema. Os interessados a acompanhar o conteúdo poderão assistir a transmissão ao vivo pelo canal da Embrapa no Youtube.

Confira a programação completa do 8ª Reunião da Rede Zarc Embrapa de Pesquisa e Desenvolvimento

Rede Zarc

A Rede de Pesquisa do Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc) é um instrumento de política pública que demonstra a importância da pesquisa para milhares de produtores rurais. Utilizando ferramentas de gestão baseadas na antecipação de eventos climáticos, a Zarc ajuda a mitigar impactos negativos nos sistemas agroalimentares, protegendo economicamente os mercados de matérias-primas, alimentos e outros insumos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar