Azos aposta na inteligência artificial para combater fraudes em seguros
O setor de seguros tem experimentado um crescimento expressivo, refletindo uma maior consciência sobre a importância da proteção financeira. Tal aumento também trouxe um crescimento nas fraudes de seguros, que afeta a todos: tanto seguradoras quanto segurados. No entanto, atualmente, companhias têm investido em iniciativas inovadoras e tecnológicas para combater as ações fraudulentas.
A Azos é uma dessas. Para Bernardo Ribeiro, cofundador da insurtech que oferece soluções para Seguro de Vida, a tecnologia é uma aliada e deve ser utilizada na prevenção de fraudes. “No caso da Azos, temos a nossa própria Inteligência Artificial, o Fred, que em um tempo médio de 3 segundos consegue aceitar ou não a proposta de um cliente, além de identificar possíveis fraudes. Garantindo assim um serviço mais seguro e mais vantajoso”, explicou.
Fred, a inteligência artificial da Azos, usa algoritmos para analisar dados externos e internos, incluindo informações da Receita Federal para determinar se o perfil do cliente é adequado para contratar um seguro, identificando perfis potencialmente fraudulentos ou de omissão de alguns dados para a análise de risco.
Existem diversos cenários: omissão de uma condição de saúde preexistente para conseguir preços melhores, contratação de um seguro para uma outra pessoa e, também, uma vez contratada uma apólice, o segurado envia documentações falsas para receber uma indenização. Para evitar esses e outros tipos de fraude, os investimentos no setor de tecnologia são essenciais.
A pesquisa realizada pela Reuters Events aponta que os gastos globais com tecnologia em seguros podem alcançar a marca dos US$362 bilhões até o ano de 2025. Isso demonstra que, apesar dos desafios econômicos, as insurtechs seguem apostando em ferramentas e modelos de negócios que contribuam para garantir a segurança dos patrimônios.
“O uso da inteligência artificial dentro das empresas de seguro já está transformando a forma de se fazer análise de risco e de sinistros. Os clientes serão os maiores beneficiados nesse processo: podemos esperar uma redução de preços e produtos mais personalizados uma vez que as fraudes e omissões serão detectadas com muito mais precisão”, finalizou Bernardo.
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