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E-mails são grandes causadores de fraudes nas empresas, diz mymento

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Tatiany Banagouro   
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Empresas devem reforçar segurança cibernética para proteger os negócios na era digital

Em um mundo cada vez mais digitalizado, a segurança cibernética tornou-se uma prioridade essencial para as empresas. De acordo com a IBM (2023), 61% das empresas sofreram um ataque cibernético nos últimos 12 meses. Segundo a plataforma de tecnologia no setor de turismo, mymento, os e-mails são um dos principais canais de entrada de fraudes nas empresas. A mymento também destaca que o comportamento fraudulento é um fenômeno global e não exclusivo do Brasil.

Dados da Verizon, de 2023, mostram que o custo médio de um ataque de phishing é de R$14.000 por funcionário e para piorar, 75% das empresas ainda não possuem um plano de resposta a violações de dados (Ponemon Institute, 2023). Para proteger seus negócios contra essas ameaças, Johannes Noebels, engenheiro de mecatrônica e CEO da mymento, destaca a importância de implementar uma estratégia abrangente de segurança cibernética. "As empresas precisam olhar com atenção que a proteção dos dados hoje é fator imprescindível em qualquer negócio, independente do tamanho ou segmento de atuação” afirma Noebels.

Noebels acrescenta que é fundamental conduzir avaliações regulares de risco como testes internos preparando as equipes para lidar com situações de vulnerabilidade, onde as portas da fraude são abertas e muitas vezes são o canal de entrada para os sistemas internos. Além disso, treinar funcionários conscientizando-os das melhores práticas é fundamental, já que os colaboradores são a primeira linha de defesa contra-ataques cibernéticos.

Outro ponto crítico é manter software e sistemas atualizados com os últimos patches. "Atualizações regulares são essenciais para proteger contra ameaças conhecidas, como um plano de resposta a incidentes de tecnologia, garantindo que a empresa esteja preparada para uma resposta rápida e eficaz caso surjam incidentes. E sempre utilizar soluções de segurança confiáveis de fornecedores respeitados para aumentar as bases de proteção da empresa”, explica ele.

Setor de turismo

No setor de turismo, a segurança cibernética ganha ainda mais relevância devido à grande quantidade de dados sensíveis envolvidos. Noebels destaca que os chargebacks, uma espécie de contestação de compras na internet, podem causar prejuízos significativos aos negócios. Portanto, é essencial ter um parceiro de pagamentos confiável, além de adotar práticas como cobrar um sinal online, verificar o cartão no dia do passeio e conferir os pagamentos com Pix no extrato, pois há fraudes associadas a comprovantes falsos. "Para quem lida com internet e compras digitais, é fundamental ter soluções antifraude e cuidados na gestão do negócio para evitar chargebacks”, avalia o especialista.

A ativação da autenticação de dois fatores também é destacada por Noebels como uma prática fundamental, apesar de ser considerada desnecessária por diversas pessoas. “Embora muitos considerem essa medida incômoda, a autenticação de dois fatores faz toda a diferença na segurança no acesso a sistemas", avalia o empresário.

Importante para qualquer negócio estar em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) para evitar multas e proteger a privacidade dos clientes. Gerar relatórios regulares é outra prática recomendada, fundamental para provar a existência da empresa em caso de bloqueios em redes sociais, como Instagram.

Fraudes nas redes sociais

Fabrizia Musso, da Búzios Dicas e parceira da mymento, no último ano enfrentou um ataque hacker em seu perfil no Instagram, com isso teve a sua conta hackeada e não conseguia recuperá-la, o que impactou significativamente sua presença online e no desempenho das vendas do seu negócio - muito dependente das divulgações via redes sociais. Ela só conseguiu reaver seu perfil na rede social graças aos relatórios de vendas detalhados fornecidos pela mymento, que serviram como prova de propriedade e atividade da conta.

A empreendedora precisou iniciar um processo jurídico contra a rede social para retomar o controle de sua conta no Instagram. Os relatórios fornecidos pela mymento, contendo informações detalhadas sobre vendas, valores e reservas, foram fundamentais para este processo jurídico e também para a recuperação junto a Meta, proprietária do Facebook, Instagram e WhatsApp, ajudando Fabrizia a restabelecer a divulgação com segurança e confiança em seu negócio. "Na atividade de turismo, é fundamental contar com parceiros que tenham infraestrutura digital adequada. Assim, sabemos que temos respaldo no caso de panes sistêmicas," acrescenta Fabrizia, reforçando a importância de alianças estratégicas para a resiliência operacional.

"A segurança cibernética é vital para a continuidade dos negócios no turismo. Medidas como autenticação de dois fatores é uma prática que todos deveríamos adotar," afirma Fabrizia. Ela menciona que a implementação dessas práticas reduziu significativamente os riscos de fraude e ataques de hacker, o que melhorou a confiança dos clientes no seu negócio.

Sobre a mymento:

A mymento é uma empresa de tecnologia dedicada ao setor de turismo no Brasil. Fundada em 2019, a mymento tem como missão promover a transformação digital no turismo, melhorando a experiência tanto dos viajantes quanto dos empresários do segmento. Desde o seu lançamento, o sistema processou mais de 400.000 reservas de passeios turísticos. A empresa possui parcerias estratégicas com Google, Focus NFe, e RocaSeguros – Seguro de Aventuras. A plataforma B2B oferece soluções inovadoras de vendas e reservas, simplificando processos e aumentando a eficiência operacional no turismo receptivo.


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