Brasil,

Guerra na Ucrânia faz 40 seguradoras paralisarem operações

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Notícias do Seguro
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

A prolongada guerra entre a Ucrânia e a Rússia, que começou em 24 de fevereiro de 2022, causou não apenas mortes e feridos, mas também afetou significativamente o setor de seguros

Apesar da destruição de inúmeros ativos como casas, empresas e carros, além de um ambiente de negócios hostil, 40 seguradoras fecharam as portas nos quatro primeiros meses de 2024

Guerra na Ucrânia: impacto no mercado segurador

No final de 2021, a Ucrânia contava com 145 grupos seguradores, sendo 132 de Danos e Responsabilidades e 13 de Vida. Até abril de 2022, poucos meses após a invasão russa, 140 seguradoras ainda estavam ativas. Atualmente, são 89 seguradoras de danos e 12 de Vida, totalizando 102, segundo a NAIU (Associação de Seguradores da Ucrânia)

Recuperação do setor segurador na Ucrânia

Curiosamente, esse grupo de empresas tem mostrado resiliência e expansão dos prêmios. Em 2023, houve um aumento de 25%, alcançando 8,5 bilhões de euros, compensando a queda de 5% em 2022. As modalidades que mais contribuíram para essa recuperação foram Automóveis (23% da arrecadação), Residência (18%), Saúde (13%), Vida (11%) e Green Card (10,6% - combinação de coberturas de Auto e viagem ao exterior).

Coberturas ativas na Ucrânia

As seguradoras ainda oferecem coberturas para lesões causadas pela guerra, casas e unidades de saúde danificadas, carros destruídos e empresas arruinadas. “Isso machuca a todos. Mas estamos felizes que o seguro possa ser uma força positiva e benéfica em meio a esse horror”, destaca Denis Yastreb, presidente da NAIU.

Adaptações necessárias à guerra na Ucrânia

A recuperação ocorre em meio à saída de algumas das principais resseguradoras globais. Um estudo do Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais (CSIS), dos Estados Unidos, destaca que as resseguradoras, como a Munich Re, saíram do mercado ucraniano no começo de 2023, ou reduziram a oferta de cobertura. A Swiss Re, por exemplo, sofreu perdas de US$ 283 milhões no primeiro trimestre de 2022. Essa retração fez o mercado segurador da Ucrânia limitar os valores dos capitais segurados, considerados insuficientes pelo CSIS.

“O mercado de seguros não só se adaptou ao trabalho durante a guerra, mas também adaptou os seus produtos. Os membros das associações de seguros sentem a necessidade desse seguro por parte de seus clientes”, explica Denis Yastreb, presidente da NAIU (Associação de Seguradores da Ucrânia)

Ucrânia: cobertura de riscos de guerra

Para ele, as seguradoras do país cobrem parte dos riscos de guerra de cidadãos e empresas. Dependendo do produto, algumas seguradoras desenvolveram contratos específicos para a guerra, enquanto outras expandiram os limites das condições existentes ou incluíram seguros contra riscos de guerra em pacotes básicos e padrão.

Compensação total para bens danificados na Ucrânia

A questão da compensação total para bens danificados ou destruídos devido à guerra ainda é complexa. “Os termos do seguro e os valores segurados são determinados por cada seguradora separadamente. Atualmente, a maioria das companhias de seguros oferece proteção patrimonial contra danos de guerra dentro de certos limites, e não pelo valor total da propriedade. A possibilidade de seguro com cobertura total de sinistros também existe, mas afetará significativamente o custo do seguro”, conclui Yastreb.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar