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Dia dos namorados: 3 dicas para impulsionar vendas durante o período

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Maria Teresa Mazetto
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Especialistas listam boas práticas para o e-commerce, além dos setores de vestuário e bares e restaurantes

Dados de uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em parceria com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) apontam que o Dia dos Namorados deve movimentar R$23 bilhões no comércio em 2024. Ao todo, 96 milhões de consumidores devem ir às compras, com alta procura por roupas, cosméticos, além de gastos com bares e restaurantes.

Tradicionalmente, a data é essencial para turbinar os resultados do comércio. No setor de restaurantes, por exemplo, 74% dos donos estimam aumento no faturamento, após queda no volume de vendas de janeiro a maio.

Para ajudar varejistas que querem melhorar suas vendas no Dia dos Namorados, três especialistas compartilham dicas de como performar bem durante o período.

Prazos curtos: atendendo compras de última hora

Momento de sair para comemorar em conjunto, o Dia dos Namorados é uma data especial para o varejo da moda e vestuário. Por isso, os varejistas do setor precisam estar preparados para atender pedidos sem atrasos – tanto para presentes, quanto para oferecer o look novo para o encontro.

"É comum que os clientes deixem as compras para a última hora, envolvidos com as tarefas do dia a dia mas, mesmo assim, os varejistas precisam se preocupar em atender seus pedidos. Por isso, é importante contar com a opção de retirada em loja", afirma Stefan Furtado, Gerente Regional da Manhattan Associates, líder em omnicanalidade e cadeia de suprimentos, que conta com marcas como C&A, Adidas e Riachuelo na carteira de clientes.

Segundo o Unified Commerce Benchmark, lançado pela Manhattan este ano sobre o comportamento de consumidores da América Latina, 61% das pessoas preferem retirada na loja a entrega em casa. Mas a excelência em omnicanalidade também é medida pela opção de, a partir de uma compra online, escolher um item para retirada na loja e outro para entrega em casa como parte do mesmo pedido. "A retirada em loja pode ser uma grande vantagem para atender a pedidos urgentes para datas comemorativas, principalmente quando os clientes não têm tempo de escolher os itens na loja, mas ainda precisam contar com o produto em uma data específica", explica Stefan.

Experiência do cliente é diferencial

Além de aquecer o comércio, o dia dos namorados é importante para os restaurantes. Para quem atua no setor, é um período em que a atenção com o atendimento deve estar redobrada, já que o período pode ser uma boa oportunidade para conquistar e fidelizar novos clientes.

"A experiência no restaurante é o principal aspecto avaliado, afinal o jantar faz parte do presente. Por isso, o serviço é o grande diferencial. Aqui, me refiro a uma série de etapas, que vão desde a qualidade da refeição até o atendimento", explica o gerente comercial da multinacional italiana Zucchetti, Tarciano Antonio Duranti.

De acordo com Tarciano, a tecnologia é um diferencial importante para que o restaurante consiga atender a todas essas etapas de forma satisfatória.

"É preciso ter controle de toda a cadeia de trabalho, desde o momento em que o pedido é feito, até ele chegar à mesa. O uso de softwares pode fazer a comunicação entre todas essas etapas, garantindo maior controle de estoque, agilizando os pedidos e facilitando o atendimento. Isso também permite que a gerência pense em ações diferenciadas para agradar os consumidores, indo além do básico", complementa.

Como o e-commerce pode ser preparar para a data

As projeções de mercado indicam que o dia dos namorados vai movimentar cerca de R$ 7,08 bilhões, segundo dados de uma pesquisa da Neotrust com a E-Commerce Brasil, sendo uma data que representa significativo aumento de vendas. Para Rafael Hertel, country manager da Hostinger - empresa global de hospedagem de sites - no Brasil essas sazonalidades representam um grande aumento de demanda de consumidores que vem acompanhado também de um aumento nos custos de anúncios, pois as principais plataformas funcionam em modelo de leilão, ou seja, o custo de obter um lead fica mais caro. Portanto, os e-commerces precisam estar cientes e se preparar suas estratégias para esse cenário.

“É preciso estar consciente que o custo do marketing do e-commerce vai subir. Já prevendo esse aumento do gasto na aquisição do lead, é interessante preparar campanhas de fidelização futuras, visando a aumentar o LTV do cliente com a marca. Boas opções são cupons de desconto futuros, frete grátis, brindes para quem se cadastrar, etc”, argumenta Rafael.

Ele pontua que convém buscar o aumento do ticket médio, através de campanhas de order bump, ou seja, a oferta de algo complementar ao produto principal que o cliente está comprando, com um preço especial ou com algum benefício adicional durante o processo de checkout. “Também é possível pensar em uma estratégia de cross sell, oferecendo ao cliente itens adicionais que possam melhorar ou complementar sua compra inicial, ou ainda criando pacotes que combinam produtos relacionados, com descontos ao comprá-los juntos. Isso não só aumenta o valor da venda, mas também pode melhorar a experiência do cliente”, completa.


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