Você sabia que existe assistência para limpeza de placas solares?

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Viviane Ponte

Você sabia que existe assistência para limpeza de placas solares? - Divulgação Você sabia que existe assistência para limpeza de placas solares? - Divulgação

Higienização é fundamental para garantir o desempenho máximo e a eficiência do sistema de energia solar

Em constante crescimento, a energia solar fotovoltaica já é uma realidade em todo o mundo, conquistando espaço expressivo também no Brasil. Dados da Absolar mostram que em janeiro do ano passado, a energia fotovoltaica alcançou um incrível marco, ocupando a segunda posição na matriz elétrica brasileira, ultrapassando a eólica e ficando atrás apenas da fonte hídrica, totalizando 11,2% de representação, com aproximadamente 24 GW de potência instalada. Ainda segundo dados da associação, o setor já movimentou cerca de R$ 125 bilhões de investimentos e mais de R$ 39 bilhões em arrecadação de tributos.

Para garantir o desempenho máximo e a eficiência do sistema de energia solar é necessária uma limpeza regular das placas. O acúmulo de sujeira, poeira, detritos e até mesmo excrementos de pássaros pode reduzir a quantidade de luz solar que atinge as células solares, diminuindo assim a eficiência do sistema. Ao manter as placas limpas, você garante que mais luz solar seja absorvida e convertida em eletricidade, maximizando a produção de energia. Além disso, o excesso de sujeita pode causar danos aos componentes do sistema ao longo do tempo.

Com foco nesse mercado em expansão, a Europ Assistance oferece serviços de assistência para limpeza de placas solares através de seus programas de assistência residencial ou empresarial.

Geralmente, esses serviços estão disponíveis para clientes que possuem cobertura específica para sistemas de energia solar em suas apólices de seguro.

Os serviços de assistência para limpeza de placas solares podem incluir:

- Agendamento de limpeza: A Europ Assistance pode coordenar a limpeza das placas solares através de agendamento prévio com empresas especializadas nesse tipo de serviço.
- Profissionais especializados: A empresa pode fornecer acesso a profissionais qualificados e equipamentos adequados para realizar a limpeza de forma eficiente e segura.
- Avaliação e inspeção: Antes da limpeza, pode ser realizada uma avaliação do estado das placas solares para identificar a necessidade de limpeza e possíveis danos.
- Monitoramento: Alguns programas de assistência oferecem serviços de monitoramento contínuo do desempenho das placas solares, incluindo a recomendação de limpeza quando necessário.
- Atendimento 24 horas: A Europ Assistance geralmente disponibiliza atendimento 24 horas para emergências relacionadas à energia solar, garantindo uma resposta rápida em caso de necessidade de limpeza urgente.

“Reconhecemos a importância da energia solar para um futuro sustentável e estamos comprometidos em oferecer soluções abrangentes que não apenas atendam às necessidades de nossos clientes, mas também contribuam para o avanço da tecnologia limpa”, afirma Marcos Fugise, diretor Insurance Officer da Europ Assistance Brasil.

A solução vai ao encontro do compromisso da empresa com práticas de ESG, como:

- Assegurar o valor justo e a relevância de serviços de assistência;
- Desenvolver produtos com impactos ambientais e sociais positivos;
- Manter uma relação de confiança e duradoura baseada em qualidade, profissionalismo e transparência, respeitando os direitos humanos, a legislação trabalhista e as normas ambientais;
- Acionar os mecanismos mais eficazes para reduzir emissões de carbono, em consonância com o compromisso de atingir emissões líquidas zero até 2050.

“A inclusão de serviços de limpeza de painéis solares em nossa gama de assistência não apenas demonstra nosso compromisso com a sustentabilidade ambiental, mas também reflete uma estratégia de diversificação inteligente para o nosso negócio, posicionando a Europ Assistance como líder na prestação de serviços de assistência inovadores e adaptados às necessidades emergentes de um mundo em constante mudança”, completa.

Sobre a Europ Assistance Brasil

A Europ Assistance Brasil (EABR) está no país desde 1996 e posicionada entre as maiores empresas de assistências do mercado brasileiro e global. A companhia oferece mais de 80 serviços diferentes, atendendo as linhas de negócios: Auto, Lar & Família, Saúde, Residencial e Proteção Viagem. A EABR faz parte da Europ Assistance Group, presente em mais de 200 países e territórios, e que tem como principal missão “levar as pessoas do estresse ao alívio, a qualquer hora e lugar”, desde sua fundação em 1963.