Brasil,

Enquanto a desinformação prolifera no Brasil após a tragédia no Rio Grande do Sul, quase metade dos brasileiros admitem acreditar em notícias falsas, aponta YouGov

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Pollyana Rocha
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Pessoas com mais de 55 anos e mulheres são os que mais dizem acatar fake news

Além de todos os desafios que o Rio Grande do Sul tem enfrentado em decorrência da tragédia com as chuvas, um grave problema precisa ser combatido: as fake news. Ainda mais pelo fato de que uma porcentagem significativa da população (45%) admite que acredita em notícias falsas, de acordo com a YouGov.

O dado é da plataforma YouGov Profiles, de 05 de maio deste ano, que busca entender se os brasileiros concordam ou discordam da afirmação: "Eu admito, às vezes acho que as notícias falsas são reais e depois descubro que estavam incorretas". Apenas 25,4% das pessoas discorda da frase, e 29,6% não concorda nem discorda.

Por idade, a faixa etária que mais diz acreditar em fake news, e só depois descobre que estavam incorretas, são as pessoas com mais de 55 anos (47,7%), embora entre os mais jovens, de 18 a 24 anos, um percentual importante (41,9%) também diz acreditar nas falsas notícias. Ainda, as mulheres são as que mais admitem ser vítimas de fake news, com 46,2% concordando com a afirmação, contra 43,7% dos homens.

Credibilidade dos jornais

Em relação à credibilidade que as pessoas dão aos jornais, 39,3% dos entrevistados pela YouGov dizem confiar que os jornais imprimam notícias verdadeiras, contra 24% que discordam. Ao mesmo tempo, 48,8% concorda que as organizações de notícias tendem a fornecer apenas um lado da história, dependendo de quem os possui ou financia. Novamente, a população mais velha está mais sujeita a concordar com este ponto, sendo 50,9% das pessoas na faixa etária entre 45 e 54 anos, e 57,9% na faixa de 55+.

Causa da tragédia no RS preocupa o país: 61,7% das pessoas concordam que a mudança climática é a maior ameaça à civilização

Mais de 160 mortes, dezenas de desaparecidos, prejuízos ainda incalculáveis. A tragédia das chuvas no Rio Grande do Sul, ao que tudo indica, ainda está longe de ser solucionada. Situações como esta são uma preocupação compartilhada por muitos brasileiros, como apontam dados da YouGov Profiles, também do dia 05 de maio: 61,7% dos brasileiros concordam com a frase: "a mudança climática é a maior ameaça à civilização", contra apenas 16,1% que discordam.

As mulheres e as pessoas com 55 anos ou mais são os mais receosos em relação ao assunto, ficando acima da média geral, sendo 64% e 68,5%, respectivamente. Ainda, por região do país, os moradores das regiões Sudeste (64%) e Sul (63,2%) também são os que mais concordam que a mudança climática é a maior ameaça à civilização.

Metodologia

YouGov Profiles é baseado em dados coletados continuamente e pesquisas contínuas, em vez de um único questionário limitado. Os dados de perfis para o Brasil são nacionalmente representativos e ponderados por idade, gênero e região.

Sobre a YouGov

A YouGov é uma multinacional de origem britânica, pioneira em pesquisa de mercado on-line e ferramentas que integram o planejamento e o monitoramento de dados, garantindo informações mais precisas e ágeis de serem acionadas por seus clientes. Presente em cerca de 70 países nas Américas, Europa, Oriente Médio, Ásia, Ásia-Pacífico e África, a empresa possui uma das maiores redes de pesquisa do mundo. São mais de 24 milhões de membros registrados em seu painel, 800 mil dos quais estão no Brasil. Com dados acumulados ao longo de 20 anos de operação, a YouGov utiliza os chamados "dados vivos" - informações do consumidor continuamente atualizadas, precisas e acionáveis. A missão da empresa é oferecer uma visão incomparável sobre o que o mundo pensa, com soluções inovadoras que ajudam as marcas, proprietários de mídia e agências mais reconhecidas internacionalmente a planejar, ativar e acompanhar melhor suas atividades de marketing. Os dados da YouGov são regularmente referenciados pela imprensa global, sendo a segunda fonte de pesquisa de mercado mais citada no mundo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar