Brasil,

Um olhar sobre os 136 anos da lei áurea

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Noticias do Seguro | Por CNseg
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

A Lei Áurea, sancionada em 13 de maio de 1888, marcou o fim oficial da escravidão no Brasil. Seu projeto foi apresentado ao Senado Imperial Brasileiro em 11 de maio de 1888. Dois dias depois, a princesa Isabel, então regente em função da ausência de seu pai, o imperador Dom Pedro II, que estava no exterior por motivos de saúde, promulgou a lei.

A aprovação da Lei Áurea representou um marco histórico conquistado pela mobilização popular e pelo crescimento do movimento abolicionista durante a segunda metade do século XIX. Os debates travados nas esferas política e judiciária são apenas algumas das frentes de uma longa batalha, que tem no chão dos quilombos e das senzalas a origem de sua força e resistência.

Apesar da enorme euforia com que foi recebida pela população brasileira, a Lei Áurea não foi acompanhada por medidas para assegurar a completa integração dos ex-escravizados à sociedade brasileira. Mesmo com as celebrações que tomaram conta de cidades como Rio de Janeiro e Salvador, perdurando por vários dias, a realidade que se seguiu foi desalentadora. Esta realidade questiona a narrativa predominante por muito tempo nos livros de história, que sugeriam que os males da escravidão teriam sido imediatamente erradicados após a assinatura do documento pela Princesa Isabel.

A criação da Lei Afonso Arinos

A falta de condições dignas de vida e de oportunidades de trabalho levou a população negra a migrar para as áreas periféricas das cidades. Essa situação resultou na disseminação do estereótipo social do negro como uma figura perigosa, o que perpetuou a desigualdade, exclusão, pobreza e, consequentemente, o racismo.

Somente em 3 de julho de 1951, através da Lei nº 1.390 (Lei Afonso Arinos), o preconceito por motivos de raça ou cor foi oficialmente definido como uma contravenção penal. Tal medida foi complementada pela sanção da Lei nº 7.716, em 5 de janeiro de 1989, que estabeleceu legislação específica para combater a discriminação racial.

A CNseg tem demonstrado o seu compromisso em combater o racismo e promover a diversidade dentro do mercado segurador. A iniciativa de criar a cartilha de “Boas Práticas para Diversidade no Mercado Segurador” reflete esse comprometimento. Ao abordar questões de inclusão e igualdade, a CNseg não apenas reconhece a importância da diversidade, como também assume a responsabilidade de criar um ambiente mais justo e acolhedor para todos os profissionais, independentemente de sua origem ou identidade.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar