Rivaldo Leite, CEO da Porto, comenta o balanço do trimestre e acompanha de perto a situação no Sul do país

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Sonho Seguro | Denise Bueno

A Porto Seguro é a maior seguradora de auto e residência no Brasil. No Sul é a vice-líder, com vendas inferiores a R$ 800 milhões em 2023, uma vez sua expansão para fora do eixo São Paulo Rio começou na última década. Antes mesmo de comentar os resultados do primeiro trimestre deste ano, Rivaldo Leite, presidente da Porto Seguro, a mais representativa entre as quatro verticais do grupo Porto, afirmou que a prioridade da seguradora de auto, vida e riscos patrimoniais é cuidar das pessoas.

“Este é o lema do grupo Porto. Cuidar de pessoas. Temos um comitê de crise que acompanha dia e noite a situação do Rio Grande do Sul. Uma equipe de mais de 150 pessoas está dedicada a ajudar clientes, não clientes, funcionários e corretores que passam por dificuldades. Uma equipe monitora a situação para que possamos enviar mais gente para apoiar os afetados”, contou.

Segundo Leite, este é o quinto trimestre seguido que o grupo apresenta bons resultados. “É um momento especial, de colheita de frutos da criação das verticais e uma sequência de resultados positivos, como a maior contribuição das outras verticais na participação total do resultado de receita e lucro da holding”, comentou.

A vertical de seguros registrou alta de 38% no lucro do primeiro trimestre, comparado ao mesmo período de 2023, para R$ 398 milhões, uma parcela significativa do lucro total do grupo de R$ 651 milhões, que avançou 90%. A melhora dos resultados da vertical no trimestre é explicada, principalmente, pela diminuição da sinistralidade através do aperfeiçoamento nos modelos de subscrição; aprimoramento no controle de sinistros; ajustes realizados nas tarifas e menor impacto de enchentes no período.

O executivo destaca o ganho de 320 mil veículos na frota, que ultrapassou 6 milhões de veículos até março. A frota segurada exposta em regiões com riscos de alagamento situa-se numa faixa de 0,5% e 1%, o que significa algo entre 30 mil a 60 mil carros, segundo informou o CEO da Porto, Paulo Kakinoff, em reunião com analistas, sem precisar o total de veículos segurados no Sul.

O segmento Patrimonial apresentou a maior taxa de crescimento de seguros, com alta de 12,5%, seguido pelo Vida, com 12%. Em vida, a Porto ganhou 817 mil cientes, para 5,9 milhões de segurados. Saúde é outra vertical, mas o desempenho merece destaque. “Conquistamos 135 mil novos clientes, um avanço de 31,7%, para 562 mil”, acrescentou.

O seguro auto segue crescendo e é o principal produto da holding, mas vem perdendo participação diante do avanço das outras verticais, como saúde, serviços financeiros e assistências. “Este foi o primeiro resultado publicado pela vertical Serviços e como imaginávamos, nos surpreendeu. Foram 695 mil atendimentos para carros e 530 mil atendimentos para residências e empresas no primeiro trimestre”, disse Leite. Um ponto importante é que o seguro auto, origem da seguradora fundada há 78 anos, tem sinergia com os outros produtos do grupo.

“Os 36 mil corretores de seguros independentes, nossos principais parceiros de negócios, já entenderam há tempos que somos um grupo que presta serviços para 17 milhões de clientes, que tem o automóvel puxando a fila para outros produtos. Agora o mercado financeiro começa a perceber que a sinergia dos produtos e a reconhecer o potencial de crescimento. Temos 1,6 produto por cliente. Há três anos, era 1,3. Imagina o potencial em três anos com os investimentos que temos realizado em produtos, serviços, experiência do cliente, onde o corretor está incluído, e marca”, comentou.

Rivaldo Leite afirma que o grupo está focado em trazer novidades para clientes e corretores ainda neste ano, tendo sempre o foco em cuidar de pessoas. “Temos a vocação de cuidar de pessoas. Estamos empenhados em atender as pessoas, de uma forma cada dia menos burocrática, inclusive em situações de calamidade que acompanhamos no Sul. Essa dedicação que nos traz os resultados que apresentamos neste trimestre”.