História do PASI é capa da 53ª edição da Revista Insurance Corp

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  /Cqcs/Adriane Sacramento

A história do PASI é capa da 53ª edição da Revista Insurance Corp. Com mais de 30 anos no mercado, o plano, considerado o primeiro seguro social do país, oferece proteção e atende as necessidades não apenas do cliente, mas também as de sua família, com produtos inovadores para as classes menos favorecidas.

A matéria da revista conta como um pedido feito pelo presidente da Associação dos Servidores da Universidade Federal de Minas Gerais em 1988 se tornou um desafio para Alaor Silva Junior, fundador do PASI. Na época, o dirigente da entidade pediu um seguro para cobrir os gastos com auxílio funeral fornecido às famílias dos associados. A intenção era que a indenização fosse paga em um prazo máximo de uma semana. No entanto, o primeiro protótipo não cumpriu o prazo estipulado.

Alaor decidiu então desenvolver um novo produto que efetuasse o pagamento em 24 horas após a entrega da documentação. Ele expandiu o projeto para incluir empresas e conseguiu a adesão de 15 delas antes mesmo da concepção final do produto. O PASI, como foi chamado, teve sua primeira vigência com 9.250 vidas seguradas, incluindo 3.250 trabalhadores de diversos setores da indústria.

“Em poucos meses, de outubro de 1988 a maio de 1989, tudo aconteceu. Saímos do ensaio para a realidade, e lideramos o seguro com perfil social”, destacou o fundador da companhia em entrevista à Revista Insurance Corp.

À revista, Alaor contou que a primeira indenização em 24 horas foi feita pelo PASI após uma semana de operação. Em 1989, inspirado pelo impacto dessa primeira indenização, a companhia foi apresentada ao sindicato da construção civil e, no mês seguinte, o modelo foi instituído como o primeiro seguro de vida e acidentes pessoais do país a constar em uma cláusula de convenção coletiva do trabalho, criando um novo mercado.

“Fomos pioneiros não somente no produto como também na modalidade, por oferecer acessibilidade ao seguro como instrumento de inclusão social”, contou o idealizador do PASI, que atuou como corretora de seguros até 1991, quando entrou em uma nova fase, expandindo sua atuação nacionalmente.

Nessa nova fase, a empresa estabeleceu uma parceria com uma seguradora para gerenciar a operação, cuidando da dinâmica, dos corretores e da concessão da cesta de produtos. À revista, Fabiana Resende, Vice-Presidente Executiva e filha de Alaor, destacou que muitas companhias hoje em dia copiam as coberturas do PASI sem saber quem as lançou inicialmente.

Fabiana pontuou como a companhia foi a precursora dos MGAs (Management General Agent), que, segundo ela, o mercado hoje tanto comenta. “Atualmente várias seguradoras indenizam com agilidade e entregamos isto há 35 anos”, destacou.

Em entrevista ao veículo, Alaor contou que, a partir da confiança de entidades e empresas, o PASI passou a atuar em diversos setores, focando especialmente em segmentos com maior necessidade de proteção e altos riscos, como construção e indústrias, onde os profissionais muitas vezes não têm acesso ao seguro.

Números do PASI, segundo a Revista Insurance Corp

49 mil empresas clientes
222 mil contratos já efetivados
93 mil famílias indenizadas
2,5 milhões de vidas seguradas
35 mil Cestas Natalidades entregues
3,5 mil corretores cadastrados
430 milhões em valores indenizados
Investimentos em IA, Cotação Express e ‘Super App’

Ainda segundo a reportagem da Revista Insurance Corp, o PASI visando o futuro, iniciou estudos de inteligência artificial para aprimorar a análise de sinistros, contando com vários robôs em atividade que dinamizaram as operações e minimizaram erros. A companhia lançou a Cotação Express, oferecendo aos corretores adesão e implantação imediatas, e se prepara para, até o final do ano, o lançamento de um “Super App” que promete revolucionar o mercado com recursos ainda inéditos nas atuais plataformas disponíveis aos consumidores.

Atualmente, o PASI oferece Seguro PME, Seguro Funeral Individual, Seguro Funeral Familiar, Seguro Estagiários, AP Temporário, Amparo Funeral Individual, Amparo Funeral Familiar, Amparo Funeral Sênior, Agrovida Básico, Agrovida Plus, Agrovida Familiar e Seguro Convenção Coletiva.