Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

7 dicas para escolher uma instituição de longa permanência

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Gabrielle Vasconcelos
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

7 dicas para escolher uma instituição de longa permanência

De acordo com os dados do último Censo/IBGE (2022), o total de pessoas com 65 anos ou mais no país chegou a 10,9% da população, enquanto em 2010 era de 7,4%, o que aponta o envelhecimento dos brasileiros. E é importante alertar sobre a nova configuração familiar, isto é, as mulheres estão mais presentes no mercado de trabalho e menos disponíveis para assumir os cuidados com entes queridos. E institucionalizar, ou seja, optar por levar esse idoso para morar em uma instituição de longa permanência pode trazer muitas dúvidas.

Mas o primeiro passo é que as famílias analisem quais cuidados ele precisa e se em casa ele está recebendo todo esse suporte.

O paciente consegue tomar banho, se alimentar e até ingerir a medicação sozinho?

Como está a deglutição?

Precisa de uma alimentação especial?

Anda sozinho, tem dificuldade ou já caiu?

Precisa de um cuidador à noite?

Tem companhia dia e noite?

Quais são os cuidados médicos?

“São perguntas essenciais, uma vez que, em casa, raramente a pessoa sabe como cuidar desse paciente. E, mesmo se tiver alguma noção, não é garantia que um cuidador só seja suficiente, pois dependendo das necessidades é preciso ter alguém 24 horas perto”, explica Roberta M. Bombonatto, psicóloga.

Se a decisão foi a escolha de uma instituição de longa permanência. Fique de olho nos seguintes pontos:

- Faça uma lista com as necessidades do idoso para verificar se a casa oferece o suporte necessário.

- Visite várias instituições de longa permanência. Hoje, muitas oferecem um espaço criado por arquitetos para garantirem a segurança necessária para o estabelecimento e todo conforto que o morador merece. “Existem locais com espaço de convivência, bosque, horta, hall de leitura...”, enumera Roberta M. Bombonatto, que é pós-graduanda em gerontologia pelo Instituto Einstein SP.

- Cheque se a casa é específica para mulheres, homens ou ambos sexos. Dessa forma, você escolhe melhor o quarto, os serviços oferecidos, valor mensal e custos extras.

- Observe a limpeza. Importante o espaço ser dedetizado.

- Converse com os funcionários e moradores. Você pode ter uma boa ideia de como é o tratamento com as pessoas.

- Localização é importante. Uma casa de repouso com acesso às ruas e avenidas principais, facilita as visitas periódicas.

- Busque por recomendações no google, no instagram da clínica e até mesmo com conhecidos e médicos. “É uma forma da pessoa se assegurar que está fazendo uma boa escolha”, pontua a especialista.

Roberta Bombonatto ainda explica que existem instituições de longa permanência, que garantem até mesmo festas em datas comemorativas. “Não é só a responsabilidade de se estar com um ente querido de outra pessoa, mas é fazer com que esse morador viva com saúde, segurança, qualidade e se divirta muito. Esses são os objetivos”, finaliza.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar