Da era analógica à Revolução Digital com a IA no setor de Corretoras de Seguro
Por Raphael Luna | Diretor de TI da MDS Brasil
Em um cenário em que a tecnologia molda o futuro dos serviços de corretagem de Seguros, Resseguros, Gestão de Benefícios e Consultoria de Riscos, a incorporação da Inteligência Artificial (IA) tem sido uma jornada desafiadora, porém repleta de oportunidades.
Assim como Marty McFly enfrentou desafios temporais em suas viagens ao passado e ao futuro em “De Volta para o Futuro”, nós, no segmento de corretoras de seguros, também lidamos com uma discrepância temporal em comparação com outros mercados. Enquanto conseguimos oferecer opções mais personalizadas e segmentadas para seguros, como celulares e viagens, a aplicação da IA em seguros mais específicos e do tipo “tailor-made” ainda nos desafia. A interação humana, nessas situações, continua a ser tão crucial quanto os dilemas enfrentados por Marty durante suas viagens no tempo.
Na MDS Brasil, estamos transformando a experiência do cliente através da IA de diferentes formas. Nosso chat de autoatendimento é um excelente exemplo disso, oferecendo aos clientes uma maneira rápida e precisa de obter respostas para suas dúvidas, otimizando significativamente a eficiência do serviço. Além disso, adotamos a IA para aprimorar nossa presença nas redes sociais, uma estratégia que vem ganhando força no mercado, conforme aponta um estudo recente da McKinsey &Company.
Nos processos de cobrança e pagamentos de filiações bancárias, a IA provou ser uma ferramenta indispensável para a melhoria da eficiência, segundo análises da Harvard Business Review. Estes estudos sublinham a importância crescente da IA na simplificação e aceleração dos serviços providos aos nossos clientes no âmbito dos seguros, evidenciando o papel vital dessa tecnologia na reinvenção da experiência do cliente.
No contexto do mercado de seguros, a IA está sendo um catalisador para a democratização do acesso a serviços personalizados e adaptados às necessidades individuais dos clientes. Ao adotar abordagens diferenciadas para jornadas de consumo mais amplas e segmentadas, essa tecnologia está redefinindo a maneira como as pessoas interagem com os seguros. Na jornada de varejo, especificamente, tem o poder de simplificar e tornar mais acessível a compra de seguros, eliminando obstáculos tradicionais que muitas vezes afastam os consumidores.
Essa transformação digital não apenas beneficia os consumidores, mas também impulsiona a inovação no setor de corretoras de seguros, promovendo um ambiente mais competitivo e dinâmico. Acreditamos firmemente que a IA está sendo uma força positiva para quebrar barreiras e criar uma experiência mais próxima e eficiente para os clientes, ao mesmo tempo em que impulsiona o crescimento e a evolução do mercado de seguros como um todo.
Nós, da MDS, estamos caminhando nessa jornada da IA no setor de corretoras de seguros. Com desafios e oportunidades à frente, estamos comprometidos em aproveitar ao máximo a tecnologia para proporcionar uma experiência excepcional aos nossos clientes e impulsionar o crescimento do setor como um todo.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário