Brasil,

Ex-Porto é o novo CEO da BMG Seguridade

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  /Cqcs/Bárbara Maria
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros

Marcelo Picanço, ex-CEO da vertical de seguros e ex-vice-presidente financeiro da holding, assume o cargo de executivo-chefe da BMG Seguridade, quase dois anos após deixar o grupo Porto. Criada em 2022, a seguradora do conglomerado financeiro mineiro reúne os negócios de coberturas ligadas a pessoas e ramos elementares, como vida, prestamista e acidentes pessoais, além da corretora do grupo. De acordo com uma matéria divulgada pelo Valor Econômico, a controladora tem ainda uma segunda companhia no setor, a BMG Seguros. A empresa, com principal foco em seguro garantia, continua sob liderança de Jorge Sant’Anna.

A matéria do Valor Econômico também mostrou que com pouco menos de dois anos de existência, a BMG Seguridade alcançou R$814 milhões em prêmios no ano passado. A operação gerou um lucro líquido de R$98 milhões em 2023. O novo CEO assumiu nesta semana e substituiu Renato Terzi.

“Nós estamos muito entusiasmados em anunciar o Marcelo Picanço como líder em seguros, por toda sua história de visão estratégica e entregas consistentes”, diz o diretor-presidente do BMG, Felix Cardamone. “Há enorme campo para avançarmos, pois apenas 22% dos nossos 10 milhões de clientes dispõem de instrumentos de proteção conosco”, complementa ele.

Picanço afirma ver o projeto do banco para a área de seguros como “bem arrojado e inovador”. O novo CEO explica que a BMG Seguridade tem uma estratégia centrada, principalmente, no público das classes C e D. “O nosso grande desafio é a inclusão. Criar produtos simples, mas não simplistas, acessíveis, de fácil entendimento e com benefícios tangíveis para nosso público.”

O executivo relata que ele próprio tem feito visitas de campo para entender as necessidades dos clientes em diferentes partes do país. “Temos feito alguns laboratórios junto a consumidores para ajudar, por exemplo, na forma como comunicamos os benefícios do produto. Se um consultor não conseguir explicar o que o seguro faz, o que cobre, as assistências, então significa que ainda estamos apresentando de maneira complicada e precisamos simplificar mais.”

Os dados sobre interesses de clientes têm sido levantados ainda junto às 800 lojas da rede de crédito Help, que faz parte do grupo, e dos milhares de correspondentes bancários. “Essas lojas e correspondentes já falam a língua do cliente. A amplitude e alcance da rede vai nos ajudar no nosso segundo desafio, que é a distribuição, que tem de ser extremamente eficiente”, ressalta.

De acordo com Picanço, em um primeiro momento, a companhia vai se concentrar em “arredondar os processos e produtos que já temos”. Mas ao longo do segundo semestre, a BMG Seguridade deve começar a lançar novos produtos para ampliar o portfólio. Estão previstas assistências odontológicas e “pet” e serviços para veículos.

“Nosso cronograma de lançamentos estará mais forte ao longo do segundo semestre e início do próximo ano”, afirma. “A meta é inclusão securitária, ou seja, estamos buscando clientes novos, aumentar o mercado de seguros. Não pensamos em disputar clientes já incluídos, mas trazer a primeira proteção para quem não tem.”

O novo CEO da área de seguros de varejo explica que, mesmo com foco em classes C e D, a companhia vai olhar também para o público de renda maior. “A penetração de seguros é muito mais baixa do que a bancária, então temos muito espaço para crescer, mesmo entre clientes de maior renda.”

Picanço reforça haver muito espaço para crescer dentro da base do banco BMG. “Temos cerca de 2 milhões da base com seguro, mas o banco tem mais de 10 milhões de clientes, então podemos ter um crescimento relevante.”

Em termos de canais, o executivo reforça a intenção da seguradora de investir nos corretores, além do digital, da rede bancária e correspondentes. “Estão nos planos expandir o trabalho com os corretores, que podemos chamar de consultores. Mas nem todos os produtos vão estar em todos os canais, porque há seguros com maior sinergia em determinado canal. Por exemplo, o prestamista é muito associado ao crédito. Tem de fazer sentido ao canal e ao cliente.”

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar