Brasil,

Indústrias de bens de consumo e varejo são as que mais investem em Marketing Conversacional

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Gefferson Eusébio
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros

pixabay pixabay

Marcas como Magalu, Elma Chips (PepsiCo), Lacta, OMO, Heinz, Bepantol e Sadia apostam no WhatsApp para campanhas de marketing

A popularidade dos aplicativos de mensagens despertou o interesse de grandes anunciantes, que agora aproveitam canais como o WhatsApp também em suas campanhas de marketing. Isso se deve ao amplo alcance do app de conversas, presente no dia a dia de 99% dos brasileiros. Empresas dos setores de bens de consumo e varejo têm adotado o aplicativo em suas estratégias de mídia de diversas maneiras, que vão desde a criação de experiências inovadoras para promoções e eventos, até a qualificação de leads com o uso de inteligência artificial.

Inclusive, atualmente já existem negócios focados em serviços nessa área, como o smarters, empresa de inteligência em marketing conversacional especializada em criar agentes conversacionais (chatbots) para WhatsApp, Messenger e Instagram. “A demanda está crescendo: 80% dos nossos projetos ativos atualmente são de alguma empresa de bens de consumo ou de varejo, e, se formos pensar desde a fundação da nossa empresa, cerca de 45% dos clientes que fizeram ações conosco eram desses mercados”, explica o Co-CEO do smarters, Samir Ramos.

O executivo também ressalta a diversidade de ações possíveis ao colocar o WhatsApp como protagonista nas estratégias das marcas em todas as etapas da jornada do consumidor. “Já fizemos praticamente todo o tipo de projeto, incluindo campanhas de vídeos personalizados, promoções de vendas, parcerias de marketing Out-Of-Home (OOH), eventos e shows. O WhatsApp estreita relações entre a marca e o cliente. Por exemplo, um dos chatbots que criamos recentemente ajuda o usuário a buscar receitas com base em ingredientes, tipo de refeição, ocasião ou tempo de preparo”, comenta Ramos, ressaltando que, por essa expertise, a empresa ganhou em março o prêmio “CPG: Best-in-class Use Case Maker” no Partners Kickoff 2024 da Meta e o prêmio Bots Brasil Awards, nas categorias Comércio e Inovação.

Essa última premiação foi conquistada justamente através de um case pioneiro e inovador: o Magazine Luiza, um dos maiores varejistas do país, integrou o Direct Connect, catálogo de produtos nativo do WhatsApp, ao seu agente conversacional. O projeto, desenvolvido pelo smarters, consistiu em colocar todo o marketplace do Magalu à disposição dos clientes, via um catálogo sincronizado com o e-commerce da marca.

“A solução permitiu que todo o portfólio da empresa seja atualizado em tempo real, incluindo preços, estoque e informações sobre produtos. Também é possível incluir itens no carrinho direto no WhatsApp e, na sequência, ser direcionado para a finalização da compra”, explica o executivo, destacando que, com esse projeto, a empresa foi a primeira a usar o sistema de integração para o WhatsApp no Brasil.

De acordo com Ramos, o terreno para explorar ações envolvendo aplicativos de conversa é amplo e tende a crescer ainda mais: "O WhatsApp está se transformando em uma espécie de Sistema Operacional para aplicativos leves e altamente personalizados, tornando-se uma ferramenta poderosa não apenas pela flexibilidade de criação, mas também pela capacidade de customização e inteligência para atender demandas específicas em estratégias de marketing."

A empresa, atualmente uma das principais fornecedoras desse tipo de serviço no Brasil, é, desde 2019, provedora oficial homologada pela Meta, chamada de Business Solution Provider (BSP), e foi a criadora da primeira plataforma de processamento de linguagem natural (NLP) em português do mundo, além da tecnologia exclusiva para mensuração e atribuição para WhatsApp, a plataforma Trail.

Sobre o smarters

O smarters é uma empresa de inteligência em marketing conversacional que apoia e auxilia grandes marcas a integrar o WhatsApp em sua estratégia por meio da criação de agentes conversacionais (chatbots). Com uma tecnologia própria de Inteligência Artificial para processamento de linguagem natural e, em conjunto com plataformas de construção de jornadas conversacionais e de inteligência de dados, a empresa não só cria os agentes conversacionais, como faz a mensuração e atribuição de campanhas de Instagram, Facebook e Google, gerando resultados de engajamento, performance e conversão em campanhas no WhatsApp de grandes anunciantes.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar