Quer internacionalizar seu negócio? Conheça cinco estratégias

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ketheleen Oliveira

A flexibilização das fronteiras comerciais entre os países tem possibilitado que, cada vez mais, empresas invistam na internacionalização de seus negócios. É claro que, para seguir com essa estratégia, existem uma série de pré-requisitos e processos a serem definidos.

A internacionalização também traz desafios e requer uma abordagem estratégica. De acordo com Cristina Mieko, Analista da Unidade de Inovação do Sebrae, o entendimento das nuances culturais, adaptação às condições locais e uma cuidadosa consideração dos riscos são fundamentais para o sucesso dessa estratégia. “Cada startup deve avaliar suas próprias condições e recursos antes de embarcar no processo de internacionalização”, pontua.

À frente de iniciativas de reconhecimento nacional, como Sebrae Startups, Startup OutReach Brasil e diversos outros programas que contribuem para o desenvolvimento de novos modelos de negócios e de todo o ecossistema de inovação no país, a executiva reforça que “a internacionalização pode, de fato, oferecer benefícios significativos para startups e empresas, incluindo validação e expansão do negócio”.

Pensando nisso, a Cristina Mieko listou cinco das principais estratégias e pontos de atenção durante o processo de internacionalização de um negócio܂Confira:

Processos bem definidos: antes de iniciar qualquer etapa de internacionalização, é preciso que a empresa tenha definido pontos como mercado-alvo, que envolve a identificação de segmentos internacionais estratégicos e a avaliação da demanda e potenciais concorrentes. Além disso, estar atento ao desenvolvimento do produto/serviço ofertado, considerando as regulamentações e padrões locais do país destino, e também estratégias de entrada, ajustando com base em feedback do mercado.

Pré-requisitos para internacionalização: avaliar as condições estruturais, administrativas e financeiras são fundamentais. Para tanto, é importante analisar se a empresa tem um modelo sólido de negócio no cenário internacional e garantir que o modelo seja escalável e adaptável a diferentes mercados. Contar com um time multicultural que seja capaz de lidar com a diversidade cultural também é imprescindível. No mais, é importante ter disponibilidade de recursos para investir na expansão internacional e estruturar orçamentos realistas para enfrentar desafios inesperados.

Joint Ventures e parcerias locais: obter apoio e conexões com investidores e potenciais parceiros, além de contar com a colaboração de empresas locais para aproveitar todo conhecimento de mercado, é essencial. Com isso, é possível compartilhar riscos e recursos na entrada da empresa em um novo território. É importante destacar que a internacionalização pode tornar a startup mais atraente para investidores, pois demonstra ambição, potencial de crescimento e a capacidade de se adaptar a diferentes ambientes de negócios.

Importância da flexibilidade e adaptação: a adaptação rápida às mudanças no mercado internacional e a flexibilidade para ajustar estratégias com base em feedback e aprendizado contínuo são outros pontos de destaque. É fundamental, ainda, estar atento às diferenças culturais e regulamentações em mercados estrangeiros, e sempre respeitar as nuances locais a fim de construir relacionamentos sólidos.

Aprendizado e inovação: por fim, operar internacionalmente expõe as empresas a diferentes culturas, práticas de negócios e desafios. Deste modo, esse ambiente diversificado ajuda a ampliar a capacidade de aprendizado constante e ágil, trazendo melhorias contínuas às operações internacionais e à evolução do negócio. Assim, expandir para novos mercados é uma maneira de crescer além das limitações de um mercado local.