Licitação inédita permite que seguradoras assumam obras paradas
Ao lado dos técnicos da secretaria estadual, as seguradoras poderão acompanhar as etapas dos projetos para garantir a qualidade e o cumprimento de prazos
O Governo do Mato Grosso lançou a primeira licitação pública que prevê que uma seguradora poderá assumir uma obra não concluída pela empresa vencedora, garantindo, assim, a sua execução. O edital traz a previsão de cláusula de retomada no seguro garantia, prevista na Lei de Licitações. As informações são do Valor Econômico.
Para o presidente da FenSeg, Antonio Trindade, o estado está promovendo uma inovação de eficiência da administração pública, inspirando outras unidades federativas a fazer o mesmo.
Trindade, segundo informações do jornal, explicou que a cláusula de retomada possibilita a redução de obras cujo valor estimado supera R$ 200 milhões e, consequentemente, aumenta a possibilidade de investimentos pelo setor público.
A importância da parceria com o setor de seguros também foi destacada pelo diretor de relações institucionais da CNseg, Esteves Colnago. Conforme o Valor, o dirigente informou que “a previsão da cláusula de retomada no seguro garantia em contratos de licitação viabiliza a sustentabilidade e sucesso de obras que o Estado compreende necessárias para seu desenvolvimento socioeconômico, tal como o asfaltamento da rodovia MT-530”.
Além da participação do governo, profissionais da CNseg e FenSeg participaram do diálogo para elaboração do instrumento. Ao lado dos técnicos da secretaria estadual, as seguradoras poderão acompanhar as etapas dos projetos para garantir a qualidade e o cumprimento de prazos.
Mais de 370 contratos de serviços de engenharia; grande parte conta com seguro garantia
Ainda conforme informações do Valor, o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, exaltou a nova modalidade de garantia, um instrumento que, segundo ele, “será praticado em todos os outros no Estado”.
A primeira licitação trata do asfaltamento de 50 quilômetros da MT-430, nos municípios de Confresa e Vila Rica, um investimento previsto de R$ 110 milhões, informou o secretário de infraestrutura e logística do Mato Grosso, Marcelo de Oliveira. Em todo o estado, o número de contratos de serviços de engenharia chega a 374. Desse total, o seguro garantia está presente em 369 acordos.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário