Brasil,

6,7 milhões de empresas iniciam o ano no vermelho

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mariana Martins
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

/ Imagem: Divulgação / Imagem: Divulgação

De acordo com dados do Serasa, 6,7 milhões de empresas iniciaram o ano com dívidas, representando um aumento de 300 mil em comparação com o ano anterior

No início de 2024, o cenário empresarial brasileiro foi marcado por um número alarmante de empresas inadimplentes, conforme divulgado pelos dados da Inadimplência das Empresas da Serasa Experian. O relatório apontou que 6,7 milhões de empresas iniciaram o ano com dívidas, representando um aumento de 300 mil em comparação com o ano anterior. Esse montante de dívidas acumuladas atingiu a marca de R$ 127,8 bilhões, evidenciando a gravidade da situação financeira enfrentada por muitos negócios.

Dentre os segmentos afetados, o setor de serviços despontou como o mais impactado, representando 54,9% das empresas inadimplentes. Em seguida, o comércio registrou 36,4%, enquanto a indústria contribuiu com 7,5%. O setor primário e outros segmentos responderam por uma parcela menor, mas igualmente significativa, do total de empresas em situação de inadimplência.

Diante desta dificuldade, alguns empresários têm buscado orientações e estratégias para melhorar a situação e retomar a estabilidade financeira de seus empreendimentos.

Como reverter a situação?

Nesse contexto, o mentor de empresários, André Minucci, dá dicas sobre como enfrentar a inadimplência e reverter esse quadro preocupante dos brasileiros.

Uma das primeiras recomendações de Minucci é a realização de um diagnóstico preciso da situação financeira da empresa. “Isso envolve verificar com atenção todas as dívidas, identificar suas origens e priorizar aquelas de maior urgência e impacto, uma mentoria empresarial poderá ajudar”, orienta o especialista. Com base nessa análise, é possível começar um plano de ação estratégico para negociar as dívidas e estabelecer acordos viáveis com credores.

Além disso, Minucci ressalta a importância de gerenciar medidas de controle e redução de custos dentro da empresa. “O empreendedor pode incluir desde a renegociação de contratos e fornecedores até a revisão de processos internos para identificar oportunidades de otimização e economia”, comenta.

Outro ponto enfatizado é a necessidade de buscar alternativas de financiamento e capitalização para reverter a inadimplência. Isso pode envolver com cuidado a obtenção de linhas de crédito especiais, investimentos externos ou até mesmo a reestruturação do modelo de negócio para atrair novos recursos e investidores.

Manter o bom atendimento!

Além disso, para o especialista é preciso ter um bom atendimento ao cliente, permanecendo a qualidade dos produtos e outros serviços oferecidos pela empresa, é primordial. “Outra estratégia de recuperação financeira passa por manter a credibilidade dos clientes, mesmo em alguns momentos de crise”, diz.

Em suma, diante do aumento alarmante da inadimplência empresarial no Brasil em junho deste ano, as dicas do mentor de empresários, André Minucci, oferecem orientações valiosas para enfrentar esse desafio e reverter a situação. “Por meio de um diagnóstico preciso, busca por alternativas de financiamento, controle de custos, e a atenção no atendimento ao cliente, as empresas podem traçar um caminho rumo à recuperação financeira e à sustentabilidade no mercado”, finaliza.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar