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As empresas correm o risco de falhas de conformidade ao procurar nos lugares errados

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Roberto Mattus
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Nova pesquisa de conformidade de dados revela deficiências no monitoramento de comunicações de vídeo

Uma nova pesquisa divulgada pela Veritas Technologies mostra que as práticas de monitoramento de conformidade não estão conseguindo acompanhar a forma como as empresas se comunicam atualmente. O Relatório de Inteligência Regulatória e de Risco de 2024 descobriu que, embora a empresa média já esteja usando 2,75 ferramentas diferentes de colaboração e comunicação por vídeo – como Microsoft Teams, Google Meet e Webex – apenas 6% dos entrevistados disseram que estenderam sua análise de sentimento para que inclua vídeos regularmente. Além disso, a pesquisa mostrou que 67% das organizações não monitoram a comunicação fora do cana, aquela que ocorre em qualquer plataforma não aprovada pela empresa. Não é de admirar, portanto, que mais de metade dos inquiridos tenham relatado que estão pagando multas mais elevadas por irregularidades e que são atingidos por elas com mais frequência.

Gustavo Leite, vice-presidente para América Latina da Veritas Technologies, afirma que: “embora as corporações tenham avançado com a adoção de ferramentas de comunicação e colaboração por vídeo, apenas um pequeno número delas está expandindo suas ferramentas de análise de sentimento para monitorá-las. Com quase 80% das empresas planejando aumentar a utilização de aplicações de comunicação empresarial, os riscos de conformidade só se tornarão mais extremos, a menos que as organizações consigam controlar a monitorização.”

A análise de sentimento pode fornecer um sinal de alerta precoce de atividades potencialmente fraudulentas, tanto acidentais quanto intencionais. Além disso, pode fornecer inteligência de negócios crítica, como insights aprimorados sobre os clientes.

Apenas 6% das organizações relataram que realizam regularmente análises de sentimento de vídeo. Por outro lado, 62% das organizações estão atualmente usando ou planejando implantar análise de sentimento de voz.

“O grande desafio aqui é que, hoje, quanto maior o valor de uma interação, maior a probabilidade de ela ser realizada como uma videochamada. Portanto, a menos que a análise seja estendida às videochamadas, a consultoria de conformidade, como orientação médica, jurídica, financeira ou de marketing, será perdida, embora seja onde surge o maior risco. Vincular a análise à voz em vez do vídeo significa que as organizações estão procurando no lugar errado atividades que possam realmente causar-lhes danos”, continua Leite.

A comunicação fora do canal é outra lacuna comum no monitoramento da conformidade de dados.

A comunicação fora do canal é a comunicação empresarial que ocorre em qualquer plataforma não aprovada. Pode ser o telefone pessoal, a conta de texto ou e-mail de um funcionário e até mesmo uma plataforma de mídia social. A natureza da comunicação fora do canal implica que uma organização não pode monitorá-la, capturá-la e classificá-la completamente. Mas é possível detectar possíveis comunicações fora do canal para que os líderes possam abordá-la antes que se torne um problema.

Mesmo assim, apenas 33% afirmaram que as suas organizações monitoram atualmente a comunicação fora do canal, restando 67% que não o fazem. No entanto, 68% daqueles que não monitorizam, planejam fazê-lo no futuro.

As multas por descumprimento tendem na direção errada.

Considerando as principais conclusões anteriores, pode não ser surpreendente que as multas por descumprimento estejam aumentando. Na verdade, 52% afirmaram que tanto o montante como a frequência dessas multas que as suas organizações enfrentaram aumentaram nos últimos três anos. Outros cerca de 27% afirmaram que o montante e a frequência das multas por descmprimento que as suas organizações enfrentaram estavam no mesmo nível do período anterior. Restando menos de um quarto dos que afirmaram que as suas organizações enfrentaram multas menores e menos frequentes por incumprimento.

Nenhuma das principais indústrias regulamentadas que fizeram parte da pesquisa ficou imune a esses aumentos, mas as do setor de energia/serviços públicos foram mais propensas a reportar aumentos, enquanto as do segmento de saúde/médico foram menos propensas.

Metodologia da Pesquisa

A pesquisa foi conduzida pela agência de pesquisa de mercado Hanover Research por meio de um questionário online no final de 2023. A amostra foi de 499 tomadores de decisão de conformidade de dados que trabalham para empresas com pelo menos 500 funcionários na Austrália, Brasil, Canadá, França, Alemanha, México, Reino Unido e os EUA.

Sobre Veritas

A Veritas Technologies é líder em gerenciamento seguro de dados miltinuvem. Mais de 80.000 clientes, incluindo 91% das empresas Fortune 100, confiam na Veritas para ajudar a garantir a proteção, a capacidade de recuperação e a conformidade de seus dados. A Veritas tem uma reputação de confiabilidade em escala, o que proporciona a resiliência que seus clientes precisam contra as interrupções ameaçadas por ataques cibernéticos, como ransomware. Nenhum outro fornecedor é capaz de igualar a capacidade de execução da Veritas, com suporte para mais de 800 fontes de dados, mais de 100 sistemas operacionais e mais de 1.400 destinos de armazenamento por meio de uma abordagem única e unificada. Impulsionada pela tecnologia Cloud Scale, a Veritas está entregando hoje sua estratégia de gerenciamento autônomo de dados que reduz a sobrecarga operacional e, ao mesmo tempo, agrega maior valor. Saiba mais no site da Veritas. Siga-nos no X.

Veritas e o logotipo da Veritas são marcas comerciais ou marcas registradas da Veritas Technologies LLC ou de suas afiliadas nos EUA e em outros países. Outros nomes podem ser marcas comerciais de seus respectivos proprietários.


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