Conheça o ouvidor: herói desconhecido dos direitos do consumidor

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  CNseg

Você já se encontrou em uma situação delicada, em que a opção seria conversar com alguém que realmente pudesse fazer diferença na empresa com a qual você estava tendo um problema?

Esse alguém é o ouvidor, cujo dia é comemorado anualmente em 27 de março.

Em tempo: a CNseg realiza neste 27 de março, a partir das 11 horas, o webinar em celebração ao Dia do Ouvidor e Dia Internacional do Consumidor. O evento será transmitido pela Plataforma Zoom e pelo canal da CNseg no YouTube. Você pode se inscrever clicando aqui.

Mas quem é o profissional de Ouvidoria, e como pode realmente ajudar você, consumidor, a resolver conflitos com empresas, sejam elas públicas ou privadas?

O ouvidor atua como um canal direto e bastante eficaz com as empresas, permitindo que você expresse suas preocupações, expectativas, ou até mesmo elogios em relação aos produtos ou serviços que consome. É como ter um contato direto com alguém que não só vai te ouvir, mas também agir para resolver o seu problema.

Imagine estar no meio de um conflito de consumo e não saber para quem apelar – é quando em cena o ouvidor como mediador. Ele vai buscar, acima de tudo, soluções justas e equilibradas, pensando tanto em você, quanto na organização. É como um diplomata do mundo dos negócios, trabalhando para que todos saiam satisfeitos da situação

Além de resolver conflitos, o ouvidor desempenha um papel importante na promoção da transparência dentro de uma empresa. Problemas e questões não são, então, apenas resolvidos, mas tratados de forma aberta, construindo uma ponte de confiança entre você e a empresa

O trabalho do ouvidor não para por aí: as interações com os consumidores são uma mina de ouro de informações que podem ajudar a empresa a identificar padrões de problemas, áreas que precisam de melhoria e até oportunidades de inovação. É um ciclo de melhoria contínua que beneficia a todos

Defender os seus direitos enquanto consumidor também está na lista de responsabilidades do ouvidor. Garantir que a organização cumpra com as leis e regulamentações de proteção ao consumidor é parte essencial do trabalho, oferecendo a você um nível adicional de segurança e confiança

Por último, mas não menos importante, os ouvidores oferecem um ambiente de confidencialidade e operam com uma independência que tem como objetivo encorajar você a se abrir e compartilhar preocupações, sabendo que será tratado de forma justa e imparcial

Ou seja, da próxima vez que se encontrar em um impasse com uma empresa, lembre-se que o ouvidor pode ser seu grande aliado

A relação entre ouvidor e consumidor é construída sobre a confiança, o diálogo aberto, e uma busca conjunta por soluções, garantindo que seus direitos sejam sempre respeitados e suas preocupações, ouvidas.