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Segundo pesquisa, a maioria das agências de marketing não sobrevive cinco anos

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Consuelo Magalhães
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Para o especialista em vendas B2B no nicho de publicidade, Giovanne Saraiva, a construção de uma Máquina de Vendas é o caminho para a sustentabilidade dos negócios de marketing

Ampliar o número de clientes em uma agência de marketing é um objetivo comum à maioria dos negócios e as razões são óbvias. Com mais contas, essas empresas faturam mais, lucram mais e aumentam sua participação no mercado. Mas uma realidade chama atenção: antes de pensar em crescer, grande parte delas precisa sobreviver. Isso porque, apesar do Brasil contar com 180 mil CNPJs ativos entre agências de marketing e de comunicação, apenas 956 das operações iniciadas em 2018 continuam ativas.

O estudo, feito pela Cortex, explica que esse fenômeno pode ser justificado pela rigidez dos anos iniciais do negócio. Para o especialista em vendas B2B no nicho de publicidade, Giovanne Saraiva (@giovannesaraiva), a solução para a quebra desse ciclo de vida baixo das agências está na profissionalização das vendas. Contudo, esse caminho também é uma das principais dores das empresas de marketing.

“O comercial é o coração de qualquer negócio, mas no mercado de marketing digital ter um time de vendas B2B ativo é algo raro. A maioria das agências brasileiras sofre por dependerem da indicação de outros clientes. Costumo dizer que o segredo para a sobrevivência e sustentabilidade de um negócio de marketing está na construção de um time de vendas afiado e ativo para conseguir escalar o negócio e ter previsibilidade de receita”, explica Saraiva, que está à frente da empresa de educação Destruindo Metas, por onde já ensinou seu método de prospecção ativa no mercado de marketing para mais de 3 mil agências de marketing em mais de 20 países.

Para auxiliar na construção de uma estratégia sólida de vendas no mercado de comunicação, o especialista sugere cinco passos. Veja abaixo:

1) Analise o funil de vendas da sua agência: “Verifique cada etapa do seu funil de vendas para identificar qualquer é o gargalo que você ou o seu time comercial está deixando passar oportunidades você ou o seu time comercial está deixando passar”, orienta Saraiva.

2) Oferta ganha-ganha: “A sua oferta precisa transmitir que você e o seu cliente estão do mesmo lado, o seu cliente deve sentir que é um ganha-ganha. Quando eu era diretor de vendas e batemos 2M de vendas, usamos a metodologia 3PV1, que consiste em um jogo de ancoragem de preços onde induzimos o cliente a optar pelo projeto mais caro, sem parecer ser o mais caro. Nela, também entregamos o projeto que mais vai impactar positivamente na parceria.”

3) Ofereça valor e não preço: “As pessoas não compram o preço que você vende. O preço é apenas o meio pelo qual elas adquirem a sua oferta e é por essa razão que precisa ser estratégico, sugiro ancoragem. O mais importante é mostrar o valor agregado da compra, demonstrando que o retorno é maior que o investimento.”

4) Todos os contatos são válidos: E por último e, não menos importante: processo de recuperação de clientes, não aceite lead parado no seu funil, você já pagou pelo CAC, independente se é lead frio ou quente, quanto mais tempo parado no seu funil, mais caro ele fica. “Às vezes o seu próximo cliente está dentro da sua lista de contatos.”

5) Análise 360º: “Analise de forma frequente os seus concorrentes, o mercado, os diferenciais que os clientes procuram e, acima de tudo, a fraqueza do seu concorrente, que pode ser a oportunidade de desenvolvimento do seu maior diferencial e vice-versa, então tenha atenção em suas fraquezas também,” avisa o especialista.

Sobre Giovanne Saraiva

Especializado em vendas B2B, Giovanne Saraiva é formado em Marketing pela FMU-SP, com MBA em Gestão Comercial pela FGV. Com 10 anos de experiência no setor comercial, o publicitário paulista já atuou em diversas agências de marketing de médio e grande porte, liderando, estruturando e treinando time de vendas. Giovanne, inclusive, chegou a ocupar o cargo de diretor comercial mais novo de uma agência multinacional, em São Paulo. Com apenas 30 anos, hoje ele é reconhecido como o expert pioneiro na educação de prospecção ativa, À frente da empresa Destruindo Metas, que oferece infoprodutos e mentorias para empresários e donos de agências de comunicação, Saraiva ja educou e ajudou pessoalmente mais de 3 mil agencias de marketing em mais de 20 países.


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