Marketing do futuro: o uso da Inteligência Artificial no trabalho do Social Media
Especialista em marketing digital, Hector Muniz, aponta cinco benefícios do uso da tecnologia para o dia a dia de profissionais
A Inteligência Artificial (IA) está se tornando cada vez mais presente em nosso cotidiano, e o mundo empresarial não é exceção. No campo do marketing digital, a tecnologia se destaca como uma ferramenta poderosa para otimizar campanhas, aumentar o engajamento e gerar resultados. Não à toa, um estudo recente da Kantar, empresa líder mundial em dados, insights e consultoria, revela que a IA está se consolidando como uma ferramenta indispensável para o setor. O estudo "Marketing Trends 2024" indica que 67% dos profissionais de marketing demonstram otimismo em relação às possibilidades com a tecnologia. A pesquisa também destaca o crescente uso da IA generativa pelas agências, que a aplicam na criação de conceitos visuais e na concepção de narrativas.
Para o especialista em marketing digital Hector Muniz, CMO da Agência Koko, a tecnologia não deve ser uma obrigatoriedade, mas pode ser uma facilitadora em processos operacionais. “Precisamos nos desfazer de um mito que circula sobre o assunto de IA no universo de marketing digital. Você não está atrasado se não tiver integrado totalmente a IA generativa em sua estratégia de marketing ou conteúdo. Apesar de todo o alarde que está acontecendo, pouquíssimas empresas integraram qualquer um deles, muito menos descobriram. De toda forma, conhecer suas ferramentas é importante para você avaliar se cabe incluir a tecnologia em processos operacionais para otimizar o seu trabalho e acelerar sua produtividade”, afirma.
Para entender as possibilidades da aplicação da IA em uma estratégia de marketing de conteúdo, o especialista Hector Muniz aponta cinco vantagens do uso da tecnologia no dia a dia dos profissionais de social media, confira abaixo.
Dados
Você provavelmente sabe como coletar dados de desempenho do Google Analytics e de outras ferramentas. No entanto, acessar insights espalhados por plataformas ou bloqueados em sistemas específicos de função pode ser complicado e demorado. Além disso, classificar um alto volume de informações geralmente leva a apenas algumas pepitas de significado acionável.
“A capacidade da IA de agregar dados de várias fontes e extrair insights vitais muda o jogo. Ela sintetiza as informações em uma única fonte de verdade analítica e identifica rapidamente tendências de público e padrões de comportamento que até mesmo os profissionais de marketing mais experientes em análise podem ignorar. Minha recomendação é que as ferramentas de IA sejam usadas com consultas para obter insights críticos de desempenho que são difíceis de discernir sem análise de especialistas. Digite perguntas como: "Por que minhas taxas de abertura nesses e-mails específicos são mais altas?" ou "Onde devo concentrar meus esforços de otimização com base no insight que você acabou de fornecer?", analisa Muniz.
Assistente de pesquisa
Confiar na busca do Google para pesquisas sobre tópicos altamente complexos ou técnicos nem sempre pode ser um bom caminho. Adicionar uma IA ao seu processo de - sinônimo de pesquisa - nos ajuda a compor perguntas mais granulares e direcionadas, promovendo mais confiança e autoridade por trás de pedidos de entrevista. Como bônus, as ferramentas de pesquisa de IA forneceram fontes para as informações, acelerando seus esforços de verificação.
“Um outro benefício ao incorporar a IA em suas práticas de pesquisa: ela aprimora sua capacidade de compreender terminologia médica altamente técnica e facilita a comunicação de informações críticas para o público consumidor”, completa Hector.
Especialista em SEO
“O que as ferramentas de IA podem não ter em originalidade, emocionalidade ou precisão irrepreensível, elas compensam com sua capacidade de ajustar, resumir e avaliar o potencial de pesquisa do conteúdo existente. Essas habilidades tornam a tecnologia o especialista de SEO ideal para criadores de conteúdo, ajudando a identificar tendências de pesquisa e capitalizar oportunidades de ranqueamento. Isso não apenas pode economizar tempo precioso de sua equipe, mas também pode reduzir os gastos com ferramentas de SEO de terceiros.
Mas para não se tornar muito dependente de ferramentas de IA para otimização de buscas, vale ressaltar que tanto o Google quanto as redes sociais adaptam seus algoritmos para frustrar aqueles que tentam burlar o sistema. Está ficando mais inteligente na captura de palavras comumente geradas por IA e desclassificação de conteúdo ou perfis”,
Brainstorming
A capacidade da IA de gerar instantaneamente tópicos relevantes relacionados às suas palavras-chave a torna uma ótima ferramenta de geração de ideias. Solicite com seus conceitos e pontos-chave, e ele pode trazer à tona ângulos e abordagens negligenciados.
Não se esqueça: as ferramentas de IA são grandes modelos de aprendizagem com uma interface amigável. Quanto mais você os usa, melhor eles conseguem entender sua voz e pontos de vista únicos. Pense em falar algo como: "Aqui está meu produto final. Por favor, aprenda com isso e use na próxima vez que eu pedir ajuda para escrever algo no meu tom."
Assistentes de IA para equipe
“Como os membros da sua equipe de conteúdo, as ferramentas de IA terão um desempenho melhor quando você configurá-las para o sucesso.Os profissionais de marketing devem se responsabilizar pela qualidade e valor do conteúdo que a tecnologia os ajuda a produzir. Por exemplo, se você usa o ChatGPT, basta alimentá-lo com alguns artigos de um autor ou do seu site e pedir que ele aprenda a voz”, explica o especialista.
Muniz ainda revela dois prompts que podem ajudar, são eles: 1. "Você pode aprender a voz de [nome] usando esses artigos [inserir URLs de artigos]?; 2. "Você pode usar a voz [do nome] para criar [ativo de marketing detalhado]?"
“Só porque a IA pode criar seu conteúdo não significa que essa seja a maneira mais impactante de usá-lo. Uma abordagem mais inteligente permite que a tecnologia lide com as tarefas técnicas nas quais se destaca e deixa a criatividade nas mãos dos humanos’, finaliza Muniz.
Sobre a Agência Koko
Fundada em 2015 por Hector Muniz e Murilo Souza, a Agência Koko teve origem como uma iniciativa dentro da empresa júnior, no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ). Inicialmente voltada para o mapeamento de negócios e projetos, a Koko cresceu exponencialmente com a entrada de Gabriel Dias como sócio em 2016, trazendo consigo sua especialização em consultoria estratégica. Hoje, a empresa é reconhecida como uma das principais agências de marketing digital do país, destacando-se por sua abordagem inovadora, cultura acolhedora e compromisso com a transparência e o bem-estar dos profissionais criativos. Seu propósito é desafiar as noções convencionais do mercado, demonstrando que é possível alcançar sucesso financeiro de forma honesta e saudável.
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